Existem Três Formas de Aprendizado…

Eu vejo pessoas aprendendo o tempo todo. Mais do que aprendendo, eu vejo pessoar ensinando e outras querendo ensinar. O que faz com que uma pessoa aprenda mais do que a outra, e o que faz com que uma pessoa tenha capacidade de ensinar mais do que a outra? Além disso, o que faz uma pessoa aprender mais sozinha do que todas as outras?

Existem três formas de aprendizado e, somente uma delas é pode ser aplicada a transferência do conhecimento. Três formas que em apenas UMA delas é possível aprender com os OUTROS. Ou seja, temos uma grande possibilidade de aprender sozinho se soubermos interpretar as coisas que estão ao nosso redor.

A primeira é o exemplo. Professores que ensinam mais contam mais histórias. Isso é fato. Um professor de matemática que apenas ensina como calcular a hipotenusa e bla, bla, bla, ensina muito menos do que aqele que conta a sua horigem, sua história, sua aplicabilidade e, se tiver bom humor então, melhor ainda. E o líder que lidera pelo exemplo, FAZ o que FALA e FALA o que FAZ mostra a seus funcionários que, realmente pratica aquilo que exige de todos eles, ou seja DÁ O EXEMPLO. O exemplo é a ÚNICA FORMA eficaz de se aprender de uma outra pessoa e jamais esquecer, sem decorar, sem se forçar a fingir que sabe algo que você não gosta. Quem ensina pelo exemplo, por maneiras diferenciadas do comum faz a diferença. Quem foge disso, nem de longe ensina alguma coisa. 

O EXEMPLO é a única maneira de se aprender de verdade com os outros. As outras são sozinhos. O susto é a segunda maneira. Isso mesmo SUSTO, por que não? Tomar um susto é sempre bom de vez em quando. Uma quase batida de carro ao avançar o sinal, um quase acidente depois de dirigir embreagado, um quse atropelamento por atravessar fora da caixa, uma quase demissão, todos esses acontecimentos tem uma OPORTUNIDADE enorme de aprendizado. E as coisas não ficam só nos exemplos acima. Tomar um susto verdadeiro faz com que reflitamos sobre conduta, sobre princípios e PRINCIPALMENTE sobre ATITUDE. É uma ótima maneira de aprendizado e uma ótima forma de EVOLUIR.

O último jeito de aprender alguma coisa é o ERRO. Errar é humano, persistir no erro, burrice, mas aprender é PRECISO. Aprender com o erro é reconhecer falhas e EVOLUIR. O grande problema do erro é que ele é irreversível, e muitas vezes ensina com crueldade, mas somente quando erramos aprendemos a ouvir os outros e repensar atitudes.

Salve as três formas de aprendizado. Aprenda em todos os momentos. Você aprende com as suas atitudes, ou ainda prefre fingir que ouve os outros?

About these ads

Um pensamento sobre “Existem Três Formas de Aprendizado…

  1. Pingback: Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa | avemarketing - Um blog de marketing, gestão e comunicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s