Existem Três Formas de Aprendizado…

Eu vejo pessoas aprendendo o tempo todo. Mais do que aprendendo, eu vejo pessoar ensinando e outras querendo ensinar. O que faz com que uma pessoa aprenda mais do que a outra, e o que faz com que uma pessoa tenha capacidade de ensinar mais do que a outra? Além disso, o que faz uma pessoa aprender mais sozinha do que todas as outras?

Existem três formas de aprendizado e, somente uma delas é pode ser aplicada a transferência do conhecimento. Três formas que em apenas UMA delas é possível aprender com os OUTROS. Ou seja, temos uma grande possibilidade de aprender sozinho se soubermos interpretar as coisas que estão ao nosso redor.

A primeira é o exemplo. Professores que ensinam mais contam mais histórias. Isso é fato. Um professor de matemática que apenas ensina como calcular a hipotenusa e bla, bla, bla, ensina muito menos do que aqele que conta a sua horigem, sua história, sua aplicabilidade e, se tiver bom humor então, melhor ainda. E o líder que lidera pelo exemplo, FAZ o que FALA e FALA o que FAZ mostra a seus funcionários que, realmente pratica aquilo que exige de todos eles, ou seja DÁ O EXEMPLO. O exemplo é a ÚNICA FORMA eficaz de se aprender de uma outra pessoa e jamais esquecer, sem decorar, sem se forçar a fingir que sabe algo que você não gosta. Quem ensina pelo exemplo, por maneiras diferenciadas do comum faz a diferença. Quem foge disso, nem de longe ensina alguma coisa. 

O EXEMPLO é a única maneira de se aprender de verdade com os outros. As outras são sozinhos. O susto é a segunda maneira. Isso mesmo SUSTO, por que não? Tomar um susto é sempre bom de vez em quando. Uma quase batida de carro ao avançar o sinal, um quase acidente depois de dirigir embreagado, um quse atropelamento por atravessar fora da caixa, uma quase demissão, todos esses acontecimentos tem uma OPORTUNIDADE enorme de aprendizado. E as coisas não ficam só nos exemplos acima. Tomar um susto verdadeiro faz com que reflitamos sobre conduta, sobre princípios e PRINCIPALMENTE sobre ATITUDE. É uma ótima maneira de aprendizado e uma ótima forma de EVOLUIR.

O último jeito de aprender alguma coisa é o ERRO. Errar é humano, persistir no erro, burrice, mas aprender é PRECISO. Aprender com o erro é reconhecer falhas e EVOLUIR. O grande problema do erro é que ele é irreversível, e muitas vezes ensina com crueldade, mas somente quando erramos aprendemos a ouvir os outros e repensar atitudes.

Salve as três formas de aprendizado. Aprenda em todos os momentos. Você aprende com as suas atitudes, ou ainda prefre fingir que ouve os outros?

2 pensamentos sobre “Existem Três Formas de Aprendizado…

  1. Pingback: Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa | avemarketing - Um blog de marketing, gestão e comunicação.

Deixe um comentário