30 dicas para atrair clientes

Toda empresa quer atrair clientes para vender mais. Fique atento a essas 30 dias e seja feliz!

Atrair clientes é o sonho de toda empresa, seja de varejo, serviços, B2B ou B2C. E, obviamente isso não é nenhuma tarefa fácil. Atrair clientes requer foco no mercado, profissionalismo e, além de tudo algum investimento.

Abaixo seguem 30 super dicas dada por empreendedores, diretores de marketing e consultores, para a sua empresa atrair clientes, aumentar o faturamento, vender mais e fechar o mês com o dever cumprido.

30 dicas quentes para atrair clientes.

30 dicas quentes para atrair clientes.

#1. Chamariz.

Promova ações de relacionamento, de entretenimento, faça eventos temáticos, chame o cliente para dentro da loja, recomenda Marcelo Heidrich Neto, da Ponto de Criação, agência de comunicação de marca.

Foi com a implantação do Espaço do Chef, uma área voltada aos chefs de cozinha e futuros profissionais, que a Doural, loja de utilidades domésticas, de São Paulo, virou referência entre os apreciadores da gastronomia.

O espaço, inaugurado em dezembro, ampliou nossas vendas em 25%, afirma o sócio Fernando Abdalla.

#2. Abaixo à ostentação.

O uso de materiais sustentáveis e de custo relativamente baixo é muito bem-vindo neste momento.

Para Chan Wook Min, presidente do instituto de pesquisas Popai Brasil, é essencial deixar de lado o supérfluo e, principalmente, o excesso de luxo.

Saem de cena o exagero de iluminação, metais e acrílico dos displays, e entram materiais recicláveis e menos exuberantes, afirma.

O ideal é que a mudança de conceito seja pensada para fortalecer o posicionamento da marca – e que venha com toques de inovação e tecnologia.

#3. O humor sempre vence.

Uma proposta de marketing bem-humorada, no mínimo, chama a atenção. Ainda mais quando o mundo vive um momento de grande instabilidade.

Nada mais atual do que levantar o astral do consumidor, diz Brian Dyches, diretor internacional do Retail Design Institute, com sede nos Estados Unidos. O caminho é apostar nas cores e em um eficiente projeto gráfico que pode ser traduzido, por exemplo, em cartazes ou adesivos aplicados nas paredes e no piso da loja.

Além de refrescar o espaço, a estratégia custa um décimo do preço de uma reforma completa e pode ser realizada em pouco tempo, afirma Dyches.

Ele observa que os tons de amarelo, laranja e vermelho estão em alta, porque são alegres e ligados à prosperidade.

#4. Pode pegar.

Se o cliente está reticente, que tal eliminar as barreiras de acesso à loja? Diga não aos vendedores com ar de superioridade, aos balcões e, se for o caso, até à porta de entrada.

Quanto mais o produto puder ser tocado, maior será a chance de venda, afirma Eugênio Foganholo, da Mixxer, consultoria de varejo e bens de consumo. Um exemplo clássico, e inspirador nos dias de hoje, é a mesa de experimentação instalada nas lojas da rede O Boticário, que permite ao cliente usar qualquer produto sem ser incomodado.

Mais do que nunca, é hora de colocarmos o aviso: pode pegar, no lugar do tradicional não toque, aconselha Foganholo.

#5. Manequins dinâmicos.

Sem movimento e atitude, uma vitrine perde toda a graça. Para fazer diferente, porém, não basta trocar a roupa do manequim. Este precisa transmitir um estilo, afirma Manuel Alves Lima, sócio da Falzoni & Alves Lima.

Vale usar adesivos que simulem expressões e adotar peças articuladas, que possam ganhar novas poses. Sem criatividade não há como chamar a atenção do consumidor, avalia Lima.

#6. Comunicação direta.

A loja deve usar a linguagem e os ícones de identificação dos produtos e setores de acordo com o perfil dos clientes que atende.

É preciso adotar signos que eles reconheçam como reais. Não basta ser apenas bonito, deve ser eficiente, diz Beth Furtado, sócia da Alia Consultoria de Marketing. Uma boa saída é optar pelos mesmos ícones adotados no computador, reconhecidos por todos os consumidores.

#7. Lugar incomum.

Uma forma de realçar o caráter de novidade de uma loja é mudar a posição dos produtos mais de uma vez na semana.

Dá para surpreender com atitudes triviais, como inverter a mesa de apresentação da linha masculina com a feminina e substituir a tradicional oferta por grade de tamanho pela proposta de agrupamento por cores.

Reposicionar as araras e até mesmo os manequins, caso eles marquem presença além da vitrine, também é uma conduta interessante, diz Manuel Alves Lima, da Falzoni & Alves Lima.

#8. Visual limpo.

Lojas lotadas de cartazes não funcionam mais, afirma Katia Bello, da consultoria Opus Design. O segredo é destacar apenas a informação relevante, a fim de chamar a atenção do consumidor.

Vale a pena comunicar tudo o que servir para incentivar o aumento do tíquete médio e não apenas o preço, diz Katia. Pode-se destacar, por exemplo, a oferta de kits promocionais (como “leve três e pague dois”) e descontos especiais para portadores de cartão fidelidade.

#9. Exposição eficaz.

As gôndolas e prateleiras não podem mais parecer simples expositores de produtos, devem se transformar em um espaço de experiência visual, afirma Marcelo Heidrich Neto, da agência Ponto de Criação.

A ideia é criar ondas de movimento, por meio da combinação de embalagens maiores e menores, da aposta no degradê de cores e do jogo das formas, por exemplo.

#10. Promoção inteligente.

Na ponta de estoque da grife de calçados infantis Oza Boza, as ofertas mudam de perfil a cada semana.

Praticamos preço único, ora para uma linha de modelos, ora para uma determinada cor, ou ainda damos descontos para calçados fora da estação, diz Alaine Barbosa, sócia da empresa.

Se o cliente frequentar a loja semanalmente, encontrará uma oferta diferente em cada visita. Movimentar a ponta de estoque foi uma das formas que Alaine encontrou para atrair o consumidor em tempos bicudos.

Para garantir o resultado esperado, a promoção deve ter hora para começar e acabar, recomenda Eugênio Foganholo, da Mixxer Consultoria. Caso contrário, compromete a rentabilidade e não causa impacto.

#11. Áreas quentes.

O metro quadrado da loja tem que render muito, diz Katia Bello, da Opus Design. Para usar o fluxo de pessoas a seu favor, você precisa, primordialmente, gerenciar os pontos mais quentes da loja.

São essas áreas que receberão os produtos mais rentáveis e os kits promocionais ou itens de descontos mais agressivos.

#12. Mais por menos.

Entregue ao consumidor mais pelo mesmo preço que ele costumava pagar e crie opções mais econômicas.

Disposta a manter o movimento de seus restaurantes e atrair o público feminino, a rede Parmê somou ao seu bufê de massas e ao rodízio de pizza uma farta mesa de saladas, sem alterar o preço.

Enquanto o setor sentiu uma queda no movimento de 10%, nós conseguimos manter o número de clientes, conta Luiz Antonio Jaeger, diretor de operações.

 A rede instituiu, ainda, um menu megaeconômico, com quatro pratos a R$ 6,90. A aceitação superou as expectativas. Das 4 mil refeições servidas em uma das lojas, 700 são do novo cardápio.

#13. Embalagens na medida.

A ordem, para se adaptar ao momento, é evitar excesso de caixas e cartuchos e apostar em embalagens menores.

Quanto menos desperdício, melhor, diz Beth Furtado, da Alia Consultoria de Marketing. Foi o que fez Cristiana Beltrão, dos restaurantes Bazzar, do Rio de Janeiro, que reduziu a quantidade dos molhos e coberturas da marca, de 450g para 270g.

Estudamos o tempo de uso de cada produto e sua validade e, depois de muita pesquisa, constatamos que o giro seria maior e o desperdício menor, afirma Cristiana. Em tempo: os produtos passaram a custar 26% menos.

#14. Plano B.

Crie uma nova linha de produtos mais em conta para atender o seu próprio consumidor, disposto a gastar menos, e para conquistar outras fatias de mercado.

No final de 2008, a Mahogany Cosméticos colocou nas prateleiras quatro fragrâncias de sabonete líquido em embalagens de um litro, a R$ 25,00. A versão tradicional, de 420 ml, custa R$ 17,00. O sabonete tamanho família já responde por 10% das vendas.

#15. Novos canais.

Firmar parcerias com outros varejistas pode ser um canal para multiplicar os pontos-de-venda sem nenhum investimento adicional, de acordo com o consultor Brian Dyches.

Os vales-presentes, por exemplo, podem ser comercializados fora da loja de origem e ganhar espaço na gôndola próxima ao caixa do supermercado, na floricultura, na livraria ou em qualquer outro ponto de circulação de seu público-alvo.

A prática foi adotada no varejo americano e resultou em um aumento considerável das vendas, diz Dyches.

#16. Solução completa.

Hoje o cliente não busca um produto, ele espera resolver um problema, seja o jantar do fim de semana ou o traje completo da próxima balada.

Os varejistas podem aproveitar o conceito para fazer a chamada venda cruzada: no mesmo lugar em que está o macarrão também podem ser oferecidos o molho de tomate e o queijo ralado.

A receita vale para todas as categorias, mas principalmente para moda, beleza e decoração, afirma Katia Bello, da Opus Design.

#17. Ação social.

A prática do varejo consciente é cada vez mais valorizada, diz Fernando Lucena, presidente do Grupo Friedman, consultoria especializada em varejo.

Cristiana Beltrão, sócia dos restaurantes Bazzar, criou há 3 meses o Prato Solidário, uma receita que indica a procedência das matérias-primas e divulga uma obra social à qual a receita está associada.

Metade do lucro líquido do prato é revertido à comunidade, o que tem levado boa parte dos clientes a migrarem para o menu social, afirma Cristiana.

#18. Atendimento flexível.

Demonstre o quanto você está disposto a servir ao cliente e a atender às suas expectativas e necessidades.

Levar o produto à casa do consumidor e trabalhar fora do horário comercial são ações que costumam aumentar significativamente as vendas, afirma a consultora Beth Furtado, da Alia Consultoria de Marketing. Rogéria Aguiar, dona do De Ro Cabeleireiro, de São Paulo, calcula que 30% dos 700 clientes atendidos por mês frequentam o salão fora do horário comercial, principalmente aos domingos.

#19. No mesmo barco.

Faça parcerias com seus fornecedores. A iniciativa permitirá oferecer ao consumidor produtos e serviços mais em conta.

Para driblar a baixa das vendas na área de turismo, a operadora de viagens Lux Travell, de São Paulo, intensificou suas parcerias com companhias aéreas e hotéis.

De janeiro para cá, oferecemos pacotes com o segundo passageiro grátis, cortesia da passagem de volta e custo zero para as crianças, conta o sócio Cláudio Jardim. O resultado foi um aumento nas vendas de 33% em relação ao mesmo período de 2008.

#20. Sentido de urgência.

O consumidor precisa ter a certeza de que o momento de compra é aquele e que, se deixar para amanhã, perderá uma boa oportunidade.

Na dúvida, a pessoa fica paralisada e não compra. Por isso, há necessidade de se criar uma ação atraente aos olhos do público, diz Dyches, do Retail Design Institute.

Para gerar fluxo pontual de clientes, a rede de farmácias Pague Menos lançou o Caminhão de Ofertas, uma carreta abarrotada de produtos, instalada uma vez por mês em frente a uma unidade da rede.

Vendemos em um fim de semana 30 mil pacotes de fraldas, o equivalente a um mês de movimento de uma loja, conta Patriciana Rodrigues, diretora comercial da Pague Menos. Mas, para dar resultado, os preços devem ser agressivos.

#21. Ganha-ganha.

Disposta a manter o movimento de seus restaurantes, a rede Parmê, do Rio de Janeiro, lançou em março o seu Cartão Fidelidade.

A cada nove pratos consumidos, o cliente ganha uma pizza tamanho família ou um prato a escolher, diz Luiz Antonio Jaeger, diretor de operações. Dos 280 mil cartões distribuídos nas 14 unidades, 15% já se transformaram em benefício.

Iniciativas que oferecem ganho real ao consumidor têm grande aceitação neste momento. As pessoas passaram a valorizar o prazer de fazer um bom negócio, porque economizar faz bem para a saúde, diz Gabriela Baumgart, gerente de marketing do Grupo Center Norte.

#22. Efeito surpresa.

Ofereça mais do que o cliente espera. É preciso ser criativo e surpreender o consumidor, diz Manuel Alves Lima, da Falzoni & Alves Lima.

Para isso, não é preciso investir muito. Alguns pet shops de São Paulo estão aproveitando. a onda da novela Caminho das Índias para produzir as cadelas com acessórios indianos, como o terceiro olho de pedra.

Os donos ficam encantados e não lhes custa um centavo a mais no bolso. As pessoas querem ser mimadas, afirma o consultor.

#23. Convite especial.

O cliente só gasta seu dinheiro por impulso se ele for pego pela emoção. Assim, a ordem é fazer um convite de compra e não um anúncio de venda, garante Marcelo Heidrich Neto, da Ponto de Criação.

A tarefa implica em criar uma atmosfera de loja que envolva os sentidos, com o uso de aromas e músicas personalizados; que aposte em conceitos valorizados no momento, como sustentabilidade, qualidade de vida e respeito ao planeta; e que invista em um atendimento que demonstre mais a vontade de servir ao cliente, em vez de entregar-lhe um produto de forma automática.

#24. Pós-venda.

Mais do que em qualquer outro momento, hoje um pós-venda feito com eficiência e inteligência ajuda a fidelizar o cliente e a construir o seu histórico de consumo, afirma a consultora Ana Vecchi, da Consultoria Vecchi & Ancona.

Mas é preciso ter cuidado para não invadir a privacidade das pessoas e nem importuná-las com um tratamento mais íntimo. Quanto mais profissional, melhor.

#25. E-mail marketing.

Uma ferramenta barata e eficiente. É assim que o consultor Marcelo Cossalter, da RCS Brasil, define o e-mail marketing.

Serve não só para informar o cliente sobre promoções e novidades, mas principalmente para conhecer melhor os hábitos e as preferências do público-alvo, algo essencial nos dias de hoje, observa.

É preciso tomar cuidado para que as ações não sejam evasivas ou, pior, afugentem a clientela. Antes de compor a sua lista de e-mail marketing, pergunte aos clientes se eles gostariam de fazer parte dela.

#26. E-commerce eficiente.

Crie sites menos complexos e fáceis de navegar. O consumidor costuma desistir da compra online quando tem que preencher várias fichas cadastrais, responder a uma infinidade de questões e passar por várias telas até concluir a operação.

É necessário diminuir o número de etapas a serem percorridas entre a escolha do produto e a finalização da compra, além de solicitar apenas as informações cadastrais realmente necessárias.

#27. Redes sociais.

Use as redes sociais a seu favor, recomenda o consultor Brian Dyches, do Retail Design Institute.

Além de multiplicar o poder de reconhecimento da sua marca, blogs, YouTube e Orkut, Facebook e Twitter, entre outros, ajudam a saber o que o cliente pensa sobre seus produtos e serviços.

A loja de utilidades domésticas Doural, de São Paulo, criou um blog há seis meses voltado à troca de informações sobre gastronomia, receitas e produtos.

Não é um espaço de venda, mas remete à loja virtual se o cliente desejar, diz o sócio Fernando Abdalla. Dos 5 mil acessos recebidos por mês, 20% convertem-se em negócio.

#28. Interatividade.

Quanto mais o cliente puder interagir com a marca, melhor. Na Chilli Beans, por exemplo, as pessoas tiram fotos com os óculos escolhidos na própria loja e encaminham por e-mail ou pelo Orkut para um amigo.

Aguardam a resposta e concluem a compra. O Espelho Digital, como batizamos a ferramenta, nos permite não só ampliar o e-mail marketing como conhecer melhor nosso público praticamente sem nenhum custo, diz Gabriela Neves, gerente de marketing. A rede já tem cerca de 500 mil fotos cadastradas.

#29. Mobile marketing.

Desde que o consumidor autorize o envio de informações via SMS, a ferramenta pode se tornar um excelente canal de comunicação e de coleta de informações para um banco de dados eficiente, afirmam os consultores.

Mande mensagens inteligentes, curtas e diretas. A rede de lojas de moda Handbook tem mais de 50 mil clientes cadastrados e, de acordo com Ari Piestun, diretor de marketing, envia torpedos alinhados com o perfil de consumo de cada grupo.

Quanto mais personalizado for o conteúdo, maiores serão as chances de retorno.

#30. Na ponta do lápis.

A hora é para ter na prateleira produtos de bom giro, controlar o estoque, trabalhar a logística e trazer os custos na ponta do lápis, afirma a consultora Cláudia Bittencourt, da Bittencourt Consultoria.

É importante concluir boas negociações com os fornecedores e fazer compras programadas alinhadas com o monitoramento do estoque.

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96 thoughts on “30 dicas para atrair clientes

  1. Sou vendedora de uma loja de roupas feminina mais voltada para festa. Todas as marcas são bem conceituadas e diversificada pelo gosto e tamanho das clientes. Estamos com dois meses de loja, gostei muito das dicas de seu site, gostaria de receber mais dicas sobre tudo voltado a uma boa e agradável vendedora.
    Desde já agradeço se puder me atender

    Tânia

  2. gostei muitos das suas ideias vao ajudar muito mas gostaria q vcs mim ajudasse por q a loja q trabalho tem lindas roupas infantins so q nao passam muitos clientes o q devo fazer obrigada

  3. Irene e Guilherme,

    Independente de um ponto ser de grande circulação, ou não, você precisa investir nele e divulgá-lo. Às vezes, achamos que, por estarmos em um local central ou de ótima passagem de pessoas, não precisamos trabalhar no ponto. Ledo engano. As pessoas, até aquelas que passam diariamente na porta da sua loja, precisam conhecer você. Saber o que fazem, o que vendem, como trabalham para, futuramente lembrarem de você na hora de comprar.

    Trabalhe na divulgação do ponto e, faça com que ele sempre interaja com as sazonalidades do ano. No caso das roupas: primavera, verão, dia das mães (grávidas), dia das crianças, natal, etc.

    Um ponto comercial nunca pode ser esquecido no que diz respeito à divulgação. A divulgação ajuda a consolidar um ponto de venda, mesmo estando ele em uma região pouco movimentada.

    Lembre-se do mix de marketing dos princípios da administração: começaram com quatro e hoje temos (até) doze variantes.

    Abraço,
    Enrico.

  4. Tania,

    Navegue pelas tags: Atendimento, Atitude, Clientes, Consumidor, Criatividade, Inovação, Inspiração, Lições, Pessoas, Vendas e Vendedor 2.0. Não deixe também de ler livros sobre o assunto (principalmente sobre atendimento, quando se trata de vendas passivas) e, é claro, cursos de vendas. Mas, fuja da mesmice, porque alguns cursos das CDLs e Sistemas de S, simplesmente são horríveis.

    Venda é método. Faça o seu método, foque no atendimento, no pós venda, no relacionamento e nunca pare no tempo. Vendedor tem que estar mais do que antenado no seu ramo. No seu caso, você precisa ser uma consultora de moda. Portanto, fique atenta às tendências.

    Vamos que vamos!!

    Abraço,
    Enrico.

  5. Opa!

    Estive lendo alguns artigos sobre marketing mix e, achei um muito legal sobre o assunto, que defende um mix muito maior do que as faculdades de administração defendem.

    O artigo tá em inglês, mas quem quiser, o link tá aí:

    http://businesscoaching.typepad.com/the_business_coaching_blo/2009/02/marketing-mix-how-many-ps-in-marketing.html

    Bem…

    Esse assunto será tema de um post mais pra frente. O marketing mix que conhecemos, ou os 4 P’s do marketing são um tema muito antigo. Será que ele permanece imutável até hoje?

    Vamos que vamos!!
    Enrico.

  6. Ola, estamos precisando de orientaçao em relaçao a nossa loja.
    Trabalhamos a 12anos no ramo de Tapetes Persas e aproximadamete a 1,5ano começamos com tapetes modernos pois a demanda pedia, mas tem aproximandamente 6 meses nossas vendas cairam drasticamente, nao é preço pois temos preços competitivos, mas tem um porem nossa loja quando começou era o auge, pois eramos especializados em tapetes persas é uma loja imponente e começamos a perceber que ela acabou ficando marcada como loja careira, e que na verdade nao é.
    Como poderiamo os reverter esse pensamento erroneo. Outra, expomos todos os dias tapetes na calçada com preços. Será que devo mudar o nome da empresa. O que vcs acham podem nos orientar.
    Pensamos em ir ao Sebrae procurar uma consutoria. Aguardo

    Jussara

  7. Achei muito interessante esta matéria, estou precisando de umas estratégias de marketing agressivo para atrair clientes para uma loja de atacado em bijoux, fica na 25 de março, porém é no 8º andar. Tenho várias idéias, se puderem me ajudar com mais, ficarei muito agradecida.
    Atenciosamente.Élide.

  8. Trabalho numa Editora de Livro infantil e Juvenil. Vamos ter um estande de vendas em uma feira de Livros, como posso otimizar minhas vendas em um espaço pequeno?
    Obrigada pela atenção,
    Joana.

  9. Trabalho em Um Barzinho e restaurante super conseituado em campo grande MS. mas ultimamente ele vem caindo o nivel de publico e o movimento tem caido muito. poderia me ajudar em algumas dicas para que volte a ter o movimento de antes??? oq fazr para chamar a atenção do publico. este estabelecimento tem musica ao vivo de Terça a Domingo.

  10. NOSSA ….
    MINHA LOIJA TA COM UM MOVIMENTO MUITO FRACO.
    TENHO MERCADORIA DE QUALIDADE , MODA JOVEM BEM ATUAL, MAIS NÃO SEI MAIS O QUE EU FASSO
    ME AJUDAAAAAAAAAAAAAAAAA

  11. Pingback: Independência (Marketing) ou Morte. « ::: thinK)Outside ::: Boas Ideias não Sobrevivem no Tempo sem AÇÃO!

  12. tenho uma loja de calçados femininos…gostaria de saber como vender o estoque e sair produtos que ja estão parados de uma outra coleção e tambem quando estiver faltando capital de giro!!!
    obrigada!!!

  13. Olá! me chamo Aridiane!! gostaria de algumas dicas á respeito de PROMOÇAO DE INAUGURAÇAO. Inauguro meu FUTURO salao de beleza, agora em NOVEMBRO.
    Vcs podem me dah algumas dicas em relaçao á isso? Nao sei o que dah tbm de lembracinhas no dia da inauguraçao. Vcs podem me ajudar nisso tbm???

    Agradeço desde jah!!!

    Aridiane!

  14. acabo de inaugurar minha loja e preciso saber como atrair clientes para loja quero bombar nas vendas mas nao sei como começar preciso de boas ideias e estrategias que atraia o publico minhas roupas sao de marcas conhecidas mas nao sei se o publico do mini shopping se interessa pelo preço sendo que a concorrencia vende modinhas populares o que faço me respondem por favor com urgencia…grato!

  15. acabo de inaugurar minha loja e quero bombar nas vendas mas nao sei como começar atrair os clientes para a a loja me ajudem mandando dicas de estrategias de como chamar a atençao do publico… me respondem por favor preciso da ajuda de vcs…grato!

  16. Tenho uma loja a dois anos, em um espaço inde temos cafeteria tambem, estava indo bem,mas há uns dois meses que está bastante fraco o movimento, estou co0m muito medo, nao temos funcionários e trabalhamos sóm familia, o atendimento é bom, trabalhamos com estilos modernos, não sei onde estamos errando.Como fazer para conquietar novos clientes e fazer com que os que temos ,sejam mais parceiros, no que estamos errando.A loja é pequena mas aconchegante,será que é porque temos mais concorrentes agora?

  17. ola ,meu nome é grazi e eu tenho uma loja de roupas , trabalho com moda feminina , masculina , infantil e acessorios , adorei as dicas . abri minha loja a 5 meses e esta indo bem , mas tem dias q passa o dia todo sem entrar nenhum cliente na loja , vou usar algumas dessas dicas pra chamar mais a atencao dos meus clientes . obrigada .

  18. gostei muito das dicas e gostaria de receber mais sugestões,pois vou reinaugurar minha padaria dia 14/12/11 ainda não decidi o que fazer principalmente na area de marketing. fiz um investimento alto em materias de construção e agora não disponho de muitos recursos

  19. Amei as dicas ,mas tenho uma pequena loja de decoração de interiores e não sei como aproveitar essas dicas para esse ramo.As vendas estão fracas e não temos capital de giro.Por favor me ajude, estou muito preocupada.

  20. Ola me chamo Mayana eu e minha família temos 2 gráficas acabamos de inaugurar uma delas, queria muito sua ajudar para chama os clientes pois o movimento esta baixo

  21. Galera,

    Achei uma ferramenta muito legal para alavancar as vendas. É um site de compra coletiva com uma nova pegada. http://www.nextcupom.com Você acessa o site faz sua própria promoção, o cliente baixa o cupom de desconto e vai até a sua loja e paga direto pra vc. Não tem divisão do valor com o site e o cliente paga direto na loja. Muito legal. Vale a pena dar uma olhada. Abraços.

  22. PENA QUE TUDO ISSO DEPENDA DO TRABALHO EM EQUIPE QUE, CADA DIA QUE PASSA AS PESSOAS NAO VEEM QUE ESSA E A FORMULA = PREPARO+mkt=SUCESSO

  23. Estou pretendendo abrir um salão de beleza ainda este ano, e gostaria muito de receber todas as suas dicas para espandir meu negocio,. Estou esperando respostas obrigada.

  24. Olá Boa noite!Ha um mes atras na vespera de ganhar bebe meu marido me presenteou com uma loja de calcados femininos, pequena mais confortavel, climatizada,tv,toda no vidrex mais pequenina,mesmo assim ja vi que tem tudo pra dar certo , ja que sou muito conhecida na cidade o problema é que na minha frente ha tb um loja maior de calcados femininos e por conhecidencia descobri que ela compra no mesmo fornecedor faco uma sandalia , ela faz igual em cores variadas como minha loja e pequena nao posso comprar mta coisa ja que n tenho onde colocar, adorei as dicas mais preciso de uma direcao ainda to meio perdida.Agradeço desde já.

  25. Boa tarde,tenho uma boutique no bairro ,a loja é linda tenho artigos de marca e qualidade um bom atendimento e preços justo. Porém o fluxo tem sido pequeno,devo dizer que estou no ponto a apenas 2 meses (inaugurei em 15 de dezembro) e o movimento foi bom,agora acho que por conta da baixa sazonalidade o movimento parou.
    Todo o comércio de vestuário está em promoção,eu mesma já fiz mas por não ter capital de giro não pude manter a promoção por muito tempo,o fato é que estou preocupada com os custos fixos etc…
    Gostaria de umas dicas para implementar as vendas e fixação da marca “Usufruto”.
    Desde já agradeço,
    Sandra

  26. achei o máximo todas essas dicas, que concerteza irá nos ajudar aqui em nossa loja. Somos uma loja teen que atende o publico jovem de 10 a 18 anos. Estou querendo propor uma parceria com uma balada matinê Teen que abrirá em breve , o que eu posso propor???? me ajudem!!

  27. Olá, bom dia!
    Adorei as dicas, tenho uma loja de acessórios femininos com 2 meses, e é sempre bom ter dicas para melhorar as vendas…
    Gostaria de fazer uma promoção mas não tenho idéia do que fazer, será que você poderia me ajudar, trabalho com bolsas, cintos, carteiras, relógios, óculos de sol, alianças, etc…
    Desde já agradeço a atenção!

  28. Caros amigos, boa noite..
    Li varios exemplos para conquistar clientes, gostaria que me ajudassem, tenho um Centro de beleza e Estetica, pequeno, porem aconchegante, temos proffionais bons , que sempre estão se reciclando.
    Usamos produtos bons e boas marcas, mas de uma hora para outra as clientes desapareceram, faço mtas propagandas, nosso atendimento é nota 10. Confesso que ja tentei de tudo, promoções, cortesias, enfim tudo que possam imaginar para chamar a clientela.
    O que devo fazer, por favor me ajudem.
    Desde já agradeço a todos.

  29. ola pessoal…sou responsavel por um barzinho noturno, , mas tenho 2 problemas, o primeiro e q nao temois clientes suficientes durante a semana, ja na sexta e sabado falta lugar para acomodar todos..sera q promocao durante a semanna seria uma saida? abrigado pelo carinho..

  30. ola tenho uma pequena loja no interior e ja faz mais ou menos que não vendo nada o que tenho que fazer para atrair cliente meus preços são bons mercadorias boas ,porem nao sei que atitute tomar

  31. Olá!

    Sou massoterapeuta, e a procura por massagens está muito fraca,acho que posso iutilizar algumas dicas,mas gostaria de orientações mais especificas para minha área.
    Como levar o cliente até a estética, e, argumentos fortes para convencê-lo a fechar pacotes?

    Grata

  32. bom dia!meu nome é jacyr adorei as dicas; inalgurei meu próprio negocio a sete meses tenho um restaurante bar, envisto mt na comida caseira e nas tipicas regionais tipo: feijoada. dobradinha, fava, rabada, sarapatel,mão de vaca,no inicio foi bom mais agora as vendas derão uma caida, preciso de ideias de inovações para area das refeições e do bar tambem pra chamar a atenção da clientela, vc poderia me ajudar? te agradeço mt irei te add no msn.

  33. oi, gostaria de dicas para melhorar as vendas, tenho uma loja de roupas ,no verão consigo bastante mercadorias para vender a preço de 10 reais e 12 reais mas no inverno não estou conseguindo forneçedores e minhas vendas estão diminuindo bastante o que fazer?

  34. ola, tenho uma loja a 18 anos, porém ultimamente está muito fraco o movimento, estou tentando volta-la para o publico mais popular, porém näo sei exatamente o que fazer. Gostaria de algumas dicas, pois também estou sem capital de giro.
    obrigada.

  35. Oi, gostei muito de suas dicas mas gostaria que você me ajudasse um pouco mais pois tenho uma loja de bolsas,calçados e acessorios e uma de lingerie em uma galeria, tenho um movimento de clientes ate regular mas gostaria de aumentar minhas vendas,mas não sei o que fazer, se possivel gostaria de conversar um pouco mas com vocês e contar melhor a situação das lojas a localidade e tudo que já faço em relação a esse aumento. Desde já agradeço a atenção.

  36. SOU VENDEDORA, E A LOJA QUE EU TRABALHO NÃO TEM MUITO CIRCULAÇÃO DE PESSOAS POIS A LOJA É MAIS AFASTADA DO CENTRO DA CIDADE ,O QUE EU POSSO FAZER PARA CHAMAR MAIS A ATÊNÇÃO DE CLIENTES.

  37. TENHO UMA LOJA BEM CENTRALIZADA NO CENTRO COM UMA OTIMA CIRCULAÇAO DE PESSOAS MAIS ESSAS NAO ENTRAO NA LOJA OQUE FAZER PARA QUE ENTREM?

  38. olá estou precisando imensamente de ajuda tenho um salao de beleza estou a seis anos no local e nao consigo alavancar as vendas. o ambiente é tranquilo arejado limpo e confortável o que devo fazer para melhorar desde ja agradeço e fico no aguardo

  39. tem um bar não consigo tem uma venda boa o local é bom mais tem outro problema quando ão é alguem de minha familia o proprio clintes que explusa o cliente tem jeito isso o é melhor fechar

  40. Bom dia pessoal!
    Estou prestes a abrir uma loja infatil de pequeno porte em cidade turística e gostaria muito de obter dicar de produtos básicos que devo ter, idéias para o interior da loja e vitrine e entertenimentos para chamar a atenção dos clientes. Pois, quero alcançar não só os turistas como também os moradores da cidade. Quero ter produtos para todos os bolsos e trabalhar com marcas de qualidade como BIBI e Pampilli para calçados. Dicas de fornecedores. Adorei as dicas de vocês. No aguardo. Sandra

  41. ESTOU PENSANDO EM ABRIR UMA LOJA DE LINGERIE E ROUPAS FEMININA PRA ACADEMIA, O QUE VOCES ME SUGEREM, PRA MONTAR MEU PONTO, DIGO COM RELAÇÃO A MÓVEIS, BANCADA, TO MEIO QUE PERDIDA, OU VOCES ACHAM QUE SOMENTE ARARAS RESOLVEM, ME DA UM ASUGESTÃO,POR FAVOR
    AGUARDO RETORNO,NO EMAIL CITADO JOSILEIDE_BEZERRA@YAHOO.COM.BR
    POIS O MEU EMAIL DO HOTMAIL FOI BLOQUEADO, POIS TINHA UMA SEGUNDA PESSOA USANDO-O

  42. Que tipo de vitrine, propaganda para interior da loja,pois a cidade é interior e gostaria de umas dicas como montar a loja pra que nao fique muito papagaiada, muito cheia de coisas sem necessidade

  43. Adorei as dicas,tenho um mercadinho há 23 anos no bairro Aerolândia na cidade de Fortaleza-ce,e quase chegamos a fechar ,mais resolvemos lutar para reverte o quadro,pois era nossa única fonte de renda,ficamos várias noites sem dormir,as contas só acumulavam,mais conseguimos com um amigo um empréstimo, que na época não deu para pagar nem o dinheiro que devíamos a juros,mais enfim foi com essa ajuda que conseguimos sair do buraco.O trabalho é constante,dia-a-dia, para manter e conseguir novos clientes.A equipe de funcionários tem que está motivada,aqui o lema é:só fica o funcionário que o cliente quer,ou seja se o cliente começar a reclamar do atendimento,falamos nas reuniões que é feita uma vez por mês,e pedimos para se empenhar mais,caso contrário teríamos que dispensa-lo.Não deixamos problemas para resolver depois,diariamente,se necessário, também chamamos para uma conversa.Devemos continuamente fazer um trabalho de encantamento com o cliente,a loja tem que está sempre limpa e organizada,a fachada tem que ser atrativa,mercadorias de acordo com o perfil do seu cliente,pois o que adianta colocar para venda algo que o cliente procura de vez em quando,as promoções tem que está visíveis principalmente para aqueles que passam enfrente a sua loja,fazemos parte de uma associação,onde passamos a comprar em conjunto para obtermos melhores preços e podermos competir com lojas de grande porte.São 5.000 encartes,com uns 50 a 60 itens em promoções que entregamos de porta em porta no nosso bairro,onde fazemos entregas a partir de 10,00 ,sem cobrança de taxa de entrega.Fazemos propaganda no nosso próprio veículo,reduzindo os custos.Trabalhamos com as datas sazonais,enfeitamos a loja,como também conseguimos junto com os fornecedores,patrocínio para oferecer café da manhã,com lembrancinhas no dia das mães,no dias das crianças,sorteio de brinquedos,enfim em todas as datas importante temos alguma ação que chame o cliente para a nossa loja.Tivemos apoio do Sebrae,que foi de fundamental importância.

  44. Pingback: 50 Dicas Para Vender Mais, Parte 5. | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação – Think|Outside

  45. Bom Dia!!!
    Acabei de abrir uma Farmácia de manipulação e gostaria de saber algumas dicas de marketing para atrair cliente, pois a farmacia nao fica na rua principal unico ponto que consegui foi de rua lateral.
    Aguardo respostas
    Abraço

  46. olá , meu nome é Daniele . Amei esse site , estou inaugurando um salão de beleza em outubro em um lugar de pessoas simples . Gostaria de receber orientações e ideias para melhor atende-los levando um diferencial de grandes salãoes . obg beijos espero a resposta .

  47. gostei muito das suas dicas, sou gerente de uma loja auto center vincolpneus e gostaria de aquecer minha vendas. me oriente em promoções e marketing, a loja fica numa rua pouco movimento para pedestre.obrigada aguardo resposta..

  48. tenho uma loja de peças de automoveis há 7 anos ,gostaria de idéias para colocá-la bem bonita na organização das peças,prateleiras,balcão,vitrine,iluminação…..

  49. Olá!!sou gerente de uma loja de roupas e acessórios femininos,as vendas cairam muito,oq faço para chamar clientes???preciso de ideias que chamem clientes…grata

  50. Adoreiiiiiiiiiiiiiiii, suas dicas são uma ferramenta que muito ajudarão.

    Gostaria de receber mas dicas de gestão e marketing para uma pequena empresa de construção civil.

    Obgdo

    Carla Ventura (Angola)

  51. 0la! tenho uma loja de confecção e calçado o que devo fazer para melhorar o movimento esta muito faco não sei o que fazer..

  52. tenho uma loja de pneus em uma av. bem movimentada tem tambem muitas outras lojas na av o movimento esta muito fraco e estou com pouca mercadoria ;na frente da loja coloquei algumas bandeiras para chamar atençao a loja tem 18 mt de frente e nao tenho movimento ;tenho 6 funcionarios e 2 atendentes mas nao tenho resultado.

  53. gostei muito dos artigos, gostaria de saber algumas informações como alavancar vendas, pois pretendo abrir uma loja de roupas de grife em minha região. quais os tipos de marketing ideais para a classe A e B tbm. ficarei muito agradecido. Obrigado.

  54. ola abir minha loja a dois meses a rua passa muito carro mais gente andande de pe nada e uma loja feminina,fica mais de uma semana sem entra ninguem o que devo fazer estou desesperada…..

  55. ola tenho um supermercado a tres anos perdi clientes pra outros e com isso minhas vendas tbem cairao ,gostaria de umas ideias pra saber o que fazer minha cidade tem oito mil habitantes e mais supermercado maiores que eu e que estao em atividade a mais tempo,preciso de uma ideia brilhante para atrair clientes.Por favor me de algumas dicas.gostaria de fazer promoçoes mais nao sei como fazer com medo de perder dinheiro.

  56. tenho um salão em um ponto de pouco movimento….queria dicas para aumentar a clientela é possivel sendo que o lugar é pouco movimentado….

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