50 Dicas Para Vender Mais, Parte 2.

Superar o desafio de vender mais. Essa é a missão de todo empreendedor pela manhã. Por isso, só uma equipe de vendas profissional consegue fazer uma empresa vender mais.

Na semana passada eu iniciei uma série aqui sobre vender mais. Com o primeiro post, de dez sobre 50 dicas para vender mais, eu espero dar a empreendedores, gerentes de vendas, supervisores, representantes comerciais e vendedores provocações sobre a maneira de pensar as vendas e, com isso, vender mais.

As dicas para vender mais da semana passada foram baseadas em relacionamento. As dicas para vender mais dessa semana serão baseadas em equipes de vendas.

Todo mundo coloca a culpa – e a responsabilidade – de vender mais em vendedores. Mas é a cultura da empresa que vai fazer com que vendedores se sintam provocados a agir. E assim, vender mais.

É verdade.

O empreendedor acorda de manhã com a ideia de que precisa vender mais pra fechar o mês. Ou que precisa vender mais pra expandir. Ou simplesmente que precisa vender mais porque quer.

E chega na empresa e cobra os vendedores para vender mais. Ou chega na empresa e cobra o gerente para “se virar” e fazer com a equipe de vendas trabalhem para vender mais.

Sim. As dicas para vender mais de hoje são sobre administração da força de vendas.

#1. Para vender mais, mantenha seus vendedores constantemente reciclados.

Dicas Para Vender Mais - Reciclagem de Vendedores - ThinkOutside | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação

É preciso reciclar vendedores SEMPRE! Isso ajuda na hora de vender mais.

Sim. Constantemente atualizados sobre vendas, sobre produtos, sobre concorrentes, sobre a empresa, sobre a marca, sobre os investimentos.

Os vendedores, para vender mais, precisam se transformar em homens de negócios, focados no sucesso dos seus clientes.

E para se transformar nesses homens de negócios e vender mais é preciso estudar e se atualizar sempre.

Muita gente diz que vendedor é preguiçoso. Que não gosta de ler. Que não gosta de estudar.

MENTIRA!

Todo vendedor adora vender mais. Porque vai ganhar mais.

Portanto, promova capacitação e reciclagem de vendedores na sua empresa constantemente. Esse é o primeiro passo para uma equipe vender mais.

Além disso, promova competição de estudos. Para vender mais, o vendedor precisa devorar livros, artigos, palestras, etc.

Portanto, promova entre os vendedores uma competição que estimule os estudos individuais. No final do mês, o vendedor que mais leu, mais foi a eventos de vendas precisa fazer uma palestra com o que aprendeu. Depois de ser avaliado por toda a empresa, inclusive colegas de vendas, caso ele realmente tenha aprendido alguma coisa, premie aumentando o percentual da sua comissão.

A empresa estará investindo em um pequeno gesto que, se tornará em uma obsessão para os vendedores e, consequentemente a sua empresa terá mais gente capacitada e preparada para vender mais.

#2. Para vender mais, premie os melhores.

A igualdade no trabalho está em tratar os diferentes com suas diferenças. Um bom vendedor será estimulado a vender mais se for tratado como tal.

Dicas Para Vender Mais - Premiação de Vendedores - ThinkOutside | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação

Premiar os melhores estimula o desempenho para vender mais.

Portanto, para vender mais, trate os melhores como tal. Com isso os outros vendedores vão se empenhar para vender mais e ter as mordomias dos melhores.

Algumas dicas de tratamento para os melhores vendedores:

  1. Dê flexibilidade de horário para eles. A opção de entrar mais tarde e sair mais cedo pode ser um belo atrativo. Em contrapartida quando estiverem trabalhando estarão totalmente focados em vender mais.
  2. Dê as melhores posições para eles. As primeiras posições nas mesas; as primeiras posições no atendimento online, as primeiras agendas.
  3. Ofereça cursos extras, como inglês, espanhol, academia e/ou atividades físicas.

Essas são apenas algumas atividades que a sua empresa pode proporcionais aos melhores vendedores e fazer com que toda a equipe trabalhe para vender mais.

#3. Uma equipe é tão forte quanto seu elo mais fraco. Para vender mais, capriche na seleção de vendedores.

Dicas Para Vender Mais - Seleção de Vendedores - ThinkOutside | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação

Para vender mais é preciso aprender a selecionar vendedores.

Sim. Não adianta ter um super-vendedor na sua equipe se o restante não presta. Para vender mais, é melhor ter um processo demorado de contratação que meça toda a capacidade e talento dos candidatos.

É aconselhável fazer entrevistas individuais, dinâmicas em grupo, simulações, testes práticos e teóricos para saber qual o verdadeiro potencial de vendas de cada candidato.

Apenas uma equipe composta por vendedores profissionais conseguirá sobreviver ao desafio de vender mais todos os dias.

Algumas coisas que você precisa fazer, durante a seleção, para encontrar uma equipe comprometida a vender mais:

  1. Faça com que os candidatos se entrevistem. Coloque um candidato para fazer a entrevista com o outro. Isso vai mostrar a capacidade do vendedor de fazer perguntas.
  2. Faça experiência de uma semana com eles. Dê métricas e metas para que eles cumpram.
  3. Faça dinâmica de grupos sobre trabalho em equipe;
  4. Faça testes psicotécnicos e vocacionais com os candidatos. Muitos candidatos não são vendedores. Apenas estão vendedores por falta de opção.

Além disso, a equipe precisa ser renovada constantemente. O gás de alguns vendedores vai diminuindo, eles vão desanimando. Isso é normal em vendas e, pode até causar uma queda nas vendas.

Portanto, para vender mais, renove a equipe, tire as frutas podres e deixe apenas os melhores.

#4. Para vender mais, treine os roteiros. Vendas não é improvisação. Vendas é um processo que precisa ser estudado e cumprido.

Para vender mais, todo vendedor precisa saber o que tem que fazer na empresa. Responder e-mails, falar com os clientes que já compram, relacionar-se com a comunidade na internet, escrever para evangelizar clientes, fazer contatos telefônicos.

Dicas Para Vender Mais - Roteiros de Vendas - ThinkOutside | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação

Para vender mais é preciso ter roteiros do processo de vendas.

Só é possível vender mais se existir métricas de vendas.

A sua empresa só vai conseguir vender mais quando os vendedores souberem o roteiro do processo de vendas e o tiver bem ensaiado e praticado. Aí sim, quando o negócio virar um hábito, a coisa funciona e a empresa vai conseguir vender mais.

Como um processo, a área de vendas precisa ser roteirizada e transformada em hábito. A sua empresa não vai vender mais da noite pro dia. A sua empresa não vai vender mais com pangarés.

Quando a sua empresa vai vender mais?

Quando o processo de vendas for transformado em métricas e como tal acompanhado diariamente.

Uma venda não acontece por acaso. Ela é fruto de propostas emitidas, reuniões agendadas, campanhas de marketing, reputação da marca e relacionamento. Só vai vender mais uma empresa que se relaciona com pessoas.

Por isso trace métricas. Métricas de visitas, reuniões, apresentações de propostas, participação em eventos de networking, e o que mais for necessário em sua área.

Se você tiver com dúvida para traçar métricas de vendas para a sua empresa vender mais, fala comigo que eu vou ter o maior prazer em ajudar a sua empresa a vencer o desafio de vender mais.

#5. Para vender mais é preciso se adaptar.

Adapte-se, ou morra!

Dicas Para Vender Mais - Adapte-se ou Morra - ThinkOutside | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação

Vender mais: adapte-se às mudanças, ou morra!

É mais ou menos assim que funcionam as coisas em vendas. Quer vender mais? Adapte-se seus produtos, seus funcionários, sua empresa à uma cultura focada em transformar seus serviços como diferenciais da sua marca.

Somente assim a sua empresa irá vender mais. Criando diferencial para funcionários, através de uma cultura inovadora, centrada no cliente. E, criando diferencial para clientes ao ter uma equipe TOTALMENTE centrada no sucesso do cliente.

Aceitar o não em uma proposta de um cliente não vai te fazer vender mais. O que vai fazer a sua empresa vender mais é entender por que esse não foi dito e trabalhar para que ele não se repita.

Profissionaliza sua equipe de vendas para consultores de sucesso dos clientes. Essa é uma grande, e riquíssima, dica para vender mais.

Para vender mais, você precisa atrair as pessoas certas para o seu lado, estimulá-las e incentivá-las.

Só assim elas farão o mesmo pela sua empresa e pelos clientes.

Essa é a única receita sobre gestão de vendedores, motivação e liderança que funciona. O resto é balela.

Dicas Para Vender Mais - Atrair Pessoas Certas - ThinkOutside | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação

Vender mais é um trabalho de atrair pessoas certas. Pessoas certas para representar sua empresa, e com isso encontre clientes com os mesmos valores que a sua marca.

About these ads

10 thoughts on “50 Dicas Para Vender Mais, Parte 2.

  1. Pingback: 50 Dicas Para Vender Mais, Parte 3. | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação – Think|Outside

  2. Pingback: 50 Dicas Para Vender Mais, Parte 4. | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação – Think|Outside

  3. Pingback: 50 Dicas Para Vender Mais, Parte 5. | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação – Think|Outside

  4. Pingback: 50 Dicas Para vender mais, Parte 6. | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação – Think|Outside

  5. Pingback: 50 Dicas Para Vender mais, Parte 7. | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação – Think|Outside

  6. Pingback: 50 Dicas Para Vender mais, Parte 8. | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação – Think|Outside

  7. Pingback: 50 Dicas Para Vender mais, Parte 9. | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação – Think|Outside

  8. Pingback: 50 Dicas Para Vender Mais, Parte 10. | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação – Think|Outside

  9. Pingback: 50 Dicas Para Vender mais, a Conclusão. | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação – Think|Outside

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s