50 Dicas Para Vender Mais, Parte 4.

Preste atenção no que eu vou dizer: toda ação de marketing só serve pra influenciar em vendas. Portanto, marketing só existe pra fazer vender mais.

E, antes que você me pergunte, ou questione sobre ações de marca, sobre estratégias de engajamento e despertar sentimento em clientes, que são ações de marketing voltadas para a gestão de marcas, eu já digo duas coisas:

Uma empresa só faz branding – ou gestão de marcas – para vender mais.

Branding não está dentro do marketing. É o marketing que tá dentro do branding. E aí, voltamos no que eu disse acima. Tudo se resume a vender mais.

Eu sei que não é o que as pessoas dizem.

Sim. Elas dizem que querem desenvolver a personalidade da empresa, contar uma história, cativar empaticamente o consumidor para que ele enxergue mais do que apenas produtos, etc.

Mas, pare um segundo pra pensar e me diga: pra que serve tudo isso se não para vender mais?!?!

Então, quem vier aqui me dizer que marketing não tem nada a ver com vendas não entende nada de marketing. Ou não entende nada de vendas. Ou de nenhum dos dois.

O primeiro passo pra vender mais em uma empresa é compreender o marketing e as vendas como um processo único.

Acho que isso precisava ser esclarecido, uma vez que é IMPOSSÍVEL vender mais sem entender o funcionamento do marketing e vendas na sua empresa.

Dito isso, vamos ao que interessa…

Se você está chegando por aqui agora, eu recomendo que, antes de começar a ler este artigo você leia antes:

- 50 Dicas Para Vender Mais, Parte 1;

- 50 Dicas Para Vender Mais, Parte 2; e

- 50 Dicas Para Vender Mais, Parte 3.

Se você ou a sua empresa estiver passando por uma crise, ou se o seu mercado estiver em crise, ou se a crise da Europa estiver afetando o seu negócio, eu aconselho que você leia a minha série de Dicas Para Vender Mais em Tempo de Crise.

Como eu comecei falando sobre a influência do marketing em vendas e a influência dessa fusão em vender mais, você já deve ter concluído que vamos falar sobre… tipos de marketing.

Antes que você reclame que não tem verba de marketing, que uma pequena empresa não tem departamento de marketing, leia as 40 Dicas de Marketing de Baixo Custo. Depois entenda: é impossível vender mais sem marketing.

Para vender mais escolha os tipos de marketing que a sua empresa vai trabalhar.

Uma coisa é verdade, só existe um tipo de marketing que funciona: o boca-a-boca. Todo o resto que se faz, e que se chama de marketing é, na verdade um caminho para se chegar no boca-a-boca.

Portanto, o primeiro passo para fazer marketing que funciona vender mais é escolher os tipos de marketing em que se deve focar.

Sendo assim, aqui vão três coisas que você não pode deixar de pensar na hora de fazer marketing e, na hora de vender mais.

#1. Para vender mais, faça internet marketing.

Esse tipo de marketing também é conhecido como marketing digital. Eu chamo de internet marketing porque o meio é a internet. O marketing é o mesmo. Talvez seja o marketing que tenha menos a ver com marketing, em um primeiro momento. Mas vai ajudar a sua empresa a marcar presença na internet.

Internet Marketing | ThinkOutside - Marketing & Vendas, Empreendedorismo e InovaçãoFoque em uma presença online que seja bonita para os buscadores e para os usuários. Somente a sinergia entre esses dois é que vai fazer a sua empresa vender mais.

Se o seu site faz sucesso com usuários e não faz sucesso com buscadores, você não vai aparecer e nem vender mais.

Se o seu site faz sucesso com buscadores e não faz sucesso com usuários, você não vai vender mais, mesmo aparecendo demais no Google.

Sendo assim, o seu website, para atrair usuários e buscadores precisa focar em:

- Search Engine Optimization (SEO), ou otimização para mecanismos de buscas;

- Campanhas de Links Patrocinados em buscadores e redes sociais.

- Websites amigáveis para dispositivos móveis – conhecidos como websites responsivos;

- Links para redes sociais (principalmente: Twitter, Facebook, LinkedIn e Google+);

- Rel=Author. Se você não sabe o que é isso, leia o artigo: O que é a Rel=Author?

- Técnicas de webwriting na produção de conteúdo.

Esses são os principais tópicos de internet marketing na hora de marcar presença na internet, relacionar-se com consumidores e vender mais.

#2. Para vender mais, faça mobile marketing.

Já é sabido que as pessoas estão cada vez mais, aumentando o uso de tablets e smartphones na hora de responder e-mails, pesquisar produtos e comparar preços.

Mobile Marketing | ThinkOutside - Marketing & Vendas, Empreendedorismo e InovaçãoCom isso, os aparelhos já se tornaram muito importantes na hora do auxílio na tomada de decisão. Com certeza isso vai ajudar a sua empresa na hora de vender mais.

As ações de mobile marketing são muito mais do que um simples disparo de SMS. É preciso encarar os equipamentos mobile como uma plataforma de comunicação interativa.

Então, na hora de fazer estratégias de mobile marketing para vender mais, você precisa observar:

- SMS;

- Portal de Voz;

- Bluetooth;

- Games. Sim! A gamificação é a nova onda do marketing;

- Podcastings e videocastins e;

- QR Code.

Lembre-se que para vender mais, você e sua empresa precisam aprender a utilizar novos canais de maneira a espalhar a reputação da sua marca por aí.

#3. Para vender mais, faça marketing de relacionamento.

Sim. Marketing de relacionamento. Eu sei que eu já disse que marketing é vendas e que os dois são relacionamento.

Mas estou falando em investimento em relacionamento.

Marketing de Relacionamento | ThinkOutside - Marketing & Vendas, Empreendedorismo e InovaçãoPara vender mais a sua empresa precisa ter um serviço – focado no cliente – diferenciado de tudo aquilo que ele entende por atendimento.

Eu acho que eu nunca vou me cansar de citar o exemplo de Tony Hsieh e como ele fez a Zappos! vender mais focando em atendimento e serviços personalizados.

É o serviço e o atendimento que você dispensa aos consumidores que vão fazer ele falar bem de você e indicar a sua empresa.

Para vender mais, incentive o marketing de relacionamento através de programas úteis de fidelidade.

Toda empresa sonha em ter um programa de fidelidade.

Toda empresa sabe que engajar o consumidor em um programa de fidelidade faz vender mais.

Portanto, para vender mais adapte um programa de fidelidade – que funcione! – para que os clientes continuem voltando.

Mas cuidado! Para vender mais o seu programa de fidelidade tem que funcionar. Caso contrário você só vai conseguir problemas. Não siga, de maneira nenhuma o exemplo das empresas de aviação. É certeza de fracasso na certa!

O segredo de usar o marketing de relacionamento para vender mais é: serviço diferenciado para conquistar e manter clientes e programas de fidelidade (principalmente baseados em gamificação) para manter clientes ativos.

#4. Para vender mais aprenda a fazer promoção.

Caramba! Eu demorei quatro posts sobre vender mais pra falar de promoção. Duvido que você achava que eu ia demorar tanto pra falar sobre isso, não é mesmo?!

Promoção é o mix de marketing mais praticado. Principalmente quando o assunto é vender mais. Praticado às avessas. Mas, mesmo assim ainda é o mais praticado.

Promoção | ThinkOutside - Marketing & Vendas, Empreendedorismo e InovaçãoUma coisa na hora de fazer promoções para vender mais: não se esqueça, NUNCA, que promoção tem um custo e, baixar preços abaixa a lucratividade. Então, nunca comece uma promoção pra vender mais se a previsão de aumento for 50% de aumento nas vendas.

Sim. Se você der um desconto, por exemplo de 20% em alguma coisa, mesmo se vender mais, vai precisar aumentar em 40% as vendas para empatar no lucro.

Assim, se somar o investimento na divulgação e no processo de promoção de produtos, sim, para empatar no lucro – não estou dizendo vender mais – você precisa aumentar as vendas em 50%.

Portanto, para realmente vender mais e transformar clientes ocasionais de uma promoção em habituais, toda estratégia de promoção precisa:

- Focar no crosselling. Venda algo que não está em promoção junto com aquilo que está em promoção. SIM, isso vale para produtos e serviços;

- Cadastre os clientes. Geralmente tem-se o hábito de dar um brinde para castrar o cliente. Aqui o brinde já é a promoção. Pegue todos os dados do cliente para que, você sempre consiga contatá-lo nas ações da sua empresa;

Esses dois fatores vão ajudar e muito a promoção se reverter em vender mais e relacionamentos duradouros com os clientes.

#5. Para vender mais, a sua história precisa ser contada.

Se existe um tipo de marketing que vai fazer as pessoas se simpatizarem (ou não com você) é contar a sua história.

Contar a sua história vai fazer com que você segmente os consumidores. Quem pensa como você e acredita no que você prega, vai te seguir e te defender e te indicar e, com isso você vai vender mais.

Escreva a Sua História | ThinkOutside - Marketing & Vendas, Empreendedorismo e InovaçãoQuem não pensa como você, não vai te seguir. Simplesmente vai estar indiferente ao seu discurso.

Ou seja, contar a sua história, pregar os seus princípios e valores vai te ajudar a segmentar o mercado e, de quebra vender mais.

Escreva o seu sonho. Escreva o que você vai fazer pelos seus seguidores. Conte a sua história e a sua pretensão.

Além de colocar você em outro patamar mercadológico, essa é a estratégia de marketing mais eficaz que existe e que mais gera boca-a-boca. E claro, no final das contas, vai fazer você vender mais.

O desafio de vender mais é infinito!

A sua empresa precisa vencer o desafio diário de dar certo e vender mais. A sua história precisa chegar nas pessoas.

Com uma história bem contata e uma empresa focada em oferecer serviços como diferencial a sua empresa vai conseguir vencer o desafio de vender mais e influenciar consumidores para que eles se transformem em evangelizadores da sua marca e façam o boca-a-boca acontecer.

É justamente isso que vai fazer a sua empresa se transformar em uma marca: serviços. São eles que vão fazer você vender mais.

Desafio de Vender Mais | ThinkOutside - Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação

O desafio de vender mais não tem fim.

7 pensamentos sobre “50 Dicas Para Vender Mais, Parte 4.

  1. Pingback: 50 Dicas Para Vender Mais, Parte 5. | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação – Think|Outside

  2. Pingback: 50 Dicas Para vender mais, Parte 6. | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação – Think|Outside

  3. Pingback: 50 Dicas Para Vender mais, Parte 7. | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação – Think|Outside

  4. Pingback: 50 Dicas Para Vender mais, Parte 8. | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação – Think|Outside

  5. Pingback: 50 Dicas Para Vender mais, Parte 9. | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação – Think|Outside

  6. Pingback: 50 Dicas Para Vender Mais, Parte 10. | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação – Think|Outside

  7. Pingback: 50 Dicas Para Vender mais, a Conclusão. | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação – Think|Outside

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s