50 Dicas Para Vender Mais, Parte 6.

Vender mais. O sonho e o pesadelo de toda empresa. Sonho por que é preciso vender mais e preciso projetar cenários para se chegar ao lugar desejado. Pesadelo, por que ninguém sabe, ao certo, como fazer isso.

Quando eu pensei em escrever o guia de 50 dicas para vender mais, eu não sabia o desafio que isso seria.

Não pelo motivo de arrumar dicas para dar, muito pelo contrário. O que mais tem por aí é gente dando dicas do que se fazer pra vender mais.

Eu digo desafio porque tive que parar e rever os conceitos de vendas que eu acredito (ou acreditava) e saber se eles realmente ainda faziam sentido.

Com tanta tecnologia por aí, tantas tendências, tantas pessoas apontando em direções diferente, às vezes ficamos perdidos e não sabemos o rumo a seguir. Se, todo mundo diz saber tudo, por que diabos não apontam na mesma direção?

Toda empresa, todo segmento, todo gênero de vendas (seja B2B, seja B2B, seja B2C2B, ou outros) têm a sua fórmula mágica de vendas e uma ideia do processo para vender mais.

Só que, muitas vezes, na hora de colocar o negócio em prática, além de não vender mais, as vendas caem. Aí meu amigo, é que a porca torce o rabo.

Por isso, antes de escrever sobre vender mais eu parei e reestudei sobre o processo de vendas e refleti sobre as coisas que eu acredito que devem ser feitas num processo de vendas em uma empresa.

Claro que vão ter coisas repetidas, ou parecidas. Mas a repetição é diretamente PROPORCIONAL á importância da ação.

Sendo assim, hoje o tema desse guia para vender mais vai ser sobre a influência das tendências nas vendas.

Você pode até não saber, não se dar conta ou não se importar, mas elas podem sim, mudar a forma com que você vende e te ajudar a vender mais.

Se você está chegando por aqui agora, eu recomendo que, antes de começar a ler este artigo você leia antes:

- 50 Dicas Para vender mais, Parte 1;

- 50 Dicas Para vender mais, Parte 2;

- 50 Dicas Para vender mais, Parte 3;

- 50 Dicas Para vender mais, Parte 4; e

- 50 Dicas Para vender mais, Parte 5.

Se você ou a sua empresa estiver passando por uma crise, ou se o seu mercado estiver em crise, ou se a crise da Europa estiver afetando o seu negócio, eu aconselho que você leia a minha série de Dicas Para vender mais em Tempos de Crise.

Para vender mais, você precisa criar, se adaptar, ou inovar em frente às tendências.

Isso mesmo. Tendências, são disposições ou vocações.

E, quando o assunto é vender mais, diariamente nos deparamos com milhares de tendências. Por isso, eu vou listar hoje, nas dicas para vender mais, as tendências que eu acredito que a sua empresa deve observar para vender mais.

#1. Para vender mais, fique atento ao shopper marketing.

Você sabe o que é shopper marketing?

A Evolução do Shopper Marketing | ThinkOutside - Marketing & Vendas, Empreendedorismo e InovaçãoShopper marketing é o marketing voltado ao consumidor que decide a compra. Muitas vezes uma campanha de marketing ou propaganda é direcionado a um público, enquanto é outro que decide e tem o poder de pagamento e compra.

Porque o shopper marketing pode fazer a sua empresa vender mais?

Bem, primeiro que, não adianta a sua marca ser excelente para as crianças – por exemplo – como o McDonald’s e os pais a odiarem. No final das contas são eles que pagam a conta e, se eles disserem não, você não vai vender mais.

Nesse caso, vender mais para um público que não é o decisor, ou quem vai realmente comprar, precisa ser uma estratégia.

O McDonald’s não pode usar com os pais, a mesma estratégia de brinquedinho que usa com as crianças.

Da mesma maneira que a sua marca, não pode apelar da mesma maneira para o cliente que vai CONSUMIR o seu produto ou serviço e o cara que vai PAGAR por ele.

Por isso, além de ser estimulado de maneira diferente, o shopper precisa ser abordado de maneira diferente e específica.

Assim, pense em como a sua empresa pode vender mais utilizando as estratégias de shopper marketing para atrais mais vendas e comunicar com todos os envolvidos no processo.

Se você se interessou sobre a ideia do shopper marketing, eu recomendo que você leia o artigo sobre Porque Shopper Marketing lá do Melhor do Marketing.

#2. Para vender mais, aprenda a usar as técnicas de cliente secreto.

Todo gerente de vendas, empreendedor ou diretor quer se gabar de que a sua equipe atende com excelência, não é mesmo?

Para Vender Mais Use o Cliente Secreto | ThinkOutside - Marketing & Vendas, Empreendedorismo e InovaçãoMas, na prática, quando não tem ninguém olhando, será que realmente o atendimento, as técnicas, o conhecimento e a atitude da equipe de vendas é de excelência?

O cliente secreto, nada mais é uma pessoa que se faz passar por cliente – sem, é claro que a equipe de vendas saiba – e, analisa o atendimento, o conhecimento, a postura, o comprometimento e o profissionalismo do pessoal que trabalha na área de vendas da empresa.

Todos os dias, milhares de empresas deixam de vender mais por conta de atendimento deficiente e funcionários que não sabem ou não conhecem do que fazem.

Por isso, ter certeza que os seus representantes sabem o que fazem, e o que precisa ser feito é indispensável para garantir que a sua empresa pode vender mais.

Você precisa, de tempos em tempos, avaliar o desempenho da galera de vendas da sua empresa.

Apenas uma equipe alinhada vai permitir à sua empresa vender mais e, apenas um feedback de um especialista que sabe o que deveria ser feito e os pontos falhos vai permitir que a sua empresa realinhe a postura de vendas e a capacitação dos vendedores.

Ter o diagnóstico da equipe de vendas por um especialista – na modalidade – cliente secreto, pode – e muito – ajudar a sua empresa a vender mais.

#3. Para vender mais, desenvolva um programa de afiliados.

Se você está pensando em dizer que, a sua empresa não pode ter um programa de afiliados para vender mais, pare por aí.

Hoje já existem, além de empresas de produtos, empresas de serviços que têm o programa de afiliados.

Como?

Use o Marketing de Afiliados Para Vender Mais | ThinkOutside - Marketing & Vendas, Empreendedorismo e InovaçãoSimples. Muitas empresas de serviços, consultorias, produtos e até mesmo e-commerce criam programa de afiliados aonde quando o cliente é direcionado ao seu site por um link afiliado – por exemplo – o site conveniado recebe um percentual.

Portanto, a sua empresa pode sim, usar o programa de afiliados pra vender mais.

·         Você pode usar o programa de afiliados para vender mais o seu produto em um e-commerce;

·         Você pode usar o programa de afiliados para vender mais os seus cursos;

·         Você pode usar o programa de afiliados para vender mais serviços online ou offline;

·         Você pode usar o programa de afiliados para vender mais consultoria.

Ou seja, um programa de afiliados bem estruturado pode fazer com que você consiga vender mais e, além disso divulgar a sua empresa na internet, através das parcerias.

#4. Para vender mais, esteja por dentro das técnicas de Programação NeuroLinguistica (PNL).

Você sabe o que é PNL?

Segundo Richard Bandler, PNL é “o estudo da estrutura da experiência subjetiva do ser humano e o que pode ser feito com ela”.

Isso, por que todo comportamento possui uma estrutura que pode ser descoberta, modelada e alterada.

E, sim, é possível trabalhar com PNL para vender mais.

É Possível Vender Mais com PNL | ThinkOutside - Marketing & Vendas, Empreendedorismo e InovaçãoÈ possível usar com o cliente, as experiências dele, as expectativas dele, os medos dele, as vontades e outros sentimentos para vender.

Sim, é possível vender mais entendendo melhor as estruturas da mente e como as pessoas se posicionam, qual o seu estilo de relacionamento, qual a sua personalidade e a sua expectativa para a vida.

Todo mundo tem uma ideia de sucesso, de qualidade, de bom atendimento, de atenção, de “produto perfeito”, e de todas as coisas subjetivas envolvidas em uma venda.

Sendo assim, para vender mais, você precisa entender o perfil das pessoas, suas expectativas e como falar, negociar, abordar, vender e se relacionar com elas.

Portanto, comece a empregar alguns conceitos e teorias de PNL para entender os clientes, se relacionar com as pessoas que fazem – ou não – negócios com a sua empresa e, é claro, vender mais.

Se você quer saber como a PNL e pode influenciar nas suas vendas, no marketing e no aumento dos negócios, o pessoal da NeuroBusiness sabe como ninguém sobre isso.

#5. Para vender mais, aprenda que social media não vende nada pra ninguém.

Calma! Não se apavore com isso!

É verdade que mídias sociais não vendem nada. Mas, isso todo mundo já sabe. Mas, por incrível que pareça, você e a sua empresa precisam dela para vender mais.

As mídias sociais não são um canal pra que você oferte produtos e serviços, como um classificado.

As mídias sociais são um lugar para você disseminar opiniões, relacionar-se com clientes, formar uma audiência, evangelizar clientes e, mostrar que sabe do seu negócio como ninguém.

Social Media não Vende Nada Mas é Possível Vender Mais com Ela | ThinkOutside - MArketing & Vendas, Empreendedorismo e InovaçãoSe você estiver nas redes sociais, monitorando o que as pessoas dizem sobre o que você faz, você vai ver alguém com uma dúvida e vai ajudar, vai disseminar conteúdo, artigos, eventos sobre seu setor, vai entregar conteúdo para criar a reputação da sua marca.

E sim, se você fizer isso periodicamente, com frequência diária e muita generosidade e originalidade, você vai conseguir vender mais.

Vai conseguir, primeiro porque vai estar mostrando que sabe o que faz. Vai conseguir porque vai estar se relacionando com as pessoas, ajudando em suas dúvidas e, mostrando que podem contar com você.

Aí, um dia, lá na frente, quando essas pessoas pensarem em comprar, ou conhecerem alguém que vai comprar, ou pensarem sobre o que você faz, a primeira empresa que virá na cabeça delas é a sua.

Ou seja, não entre nas redes sociais pensando em vender mais. Não entre nas redes oferecendo promoções, oferecendo produtos. Entre mostrando o que você sabe, entre tentando se relacionar. Entre para construir a reputação da sua marca e contar a sua história.

Vender mais será consequência de um trabalho bem feito nesse sentido.

Algumas tendências podem ser passageiras, mas você precisa observá-las para vender mais.

Além do que eu falei aqui, existem milhares de tendências e novidades. A sua empresa não precisa mergulhar em tudo que aparece dizendo que vai impactar a maneira de se relacionar e fazer negócios.

Mas, você precisa entender como as tendências funcionam e como elas impactam no seu negócio e no desafio de vender mais.

As dicas desse guia são aplicáveis a todos os negócios, e por isso eu acredito muito que podem fazer qualquer empresa vender mais se praticadas, estudadas e bem observadas.

Muitas dessas “tendências” que eu coloquei aqui já maturaram e não são tanto uma novidade assim. Mas, ainda são um diferencial dentro da área de vendas e relacionamento das empresas e, a sua observância vai te ajudar muito.

Como eu venho dizendo desde a primeira parte desse guia pra vender mais, vendas é um processo.

E, cada empresa tem um processo de vendas. O que você precisa fazer para vender mais é adaptar esse processo à ideia do processo de vendas que o cliente tem na cabeça dele.

Ah! E sempre que estiver planejando as vendas da sua empresa, fique atento aos 7 Fundamentos da Estratégia de Vendas.

Gestão Estratégica de Vendas | ThinkOutside - Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação

Uma gestão estratégia do processo de vendas certamente pode ajudar a sua empresa a vender mais!

About these ads

5 comentários sobre “50 Dicas Para Vender Mais, Parte 6.

  1. Pingback: 50 Dicas Para Vender mais, Parte 7. | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação – Think|Outside

  2. Pingback: 50 Dicas Para Vender mais, Parte 8. | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação – Think|Outside

  3. Pingback: 50 Dicas Para Vender mais, Parte 9. | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação – Think|Outside

  4. Pingback: 50 Dicas Para Vender Mais, Parte 10. | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação – Think|Outside

  5. Pingback: 50 Dicas Para Vender mais, a Conclusão. | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação – Think|Outside

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s