Princípios, uma Questão de Princípio

O caminho mais fácil é sempre o mais difícil; aquele que o escolhe, pode ter certeza que sempre dará de cara com o lobo mal.

A nossa vida é feita de princípios: coisas que acreditamos que nos torna dignos e características que influenciam nossas ações e a nossa postura na sociedade em que vivemos. Nós podemos escolher princípios sólidos e íntegros que podem nos fazer ser reconhecidos como pessoas sérias e éticas. Porém, como o livre arbítrio é nosso, podemos também, escolher levar uma vida sem escrúpulos e de uma forma duvidosa, olhando apenas para a nossa vantagem.

Porém, o caminho que parece ser mais curto, geralmente torna-se o mais longo e árduo, pois aquele que toma atalhos em sua vida pode ter certeza de que será cobrado lá na frente. Eu escolhi, para pautar a minha vida, seja no relacionamento com outras pessoas, seja nos negócios, seja em qualquer coisa que eu coloque o meu nome, princípios de vida que, tenho certeza, podem tornar as pessoas melhores. São eles: AMOR, AMIZADE, IDEALISMO, CORAGEM, ESPERANÇA, TRABALHO, HUMILDADE, SABEDORIA, RESPEITO e SOLIDARIEDADE. Falemos mais detalhadamente sobre cada um deles para RESSALTAR a sua importância na construção do nosso caráter.

 

1. O AMOR. Poucos sentimentos são capazes de melhorar as pessoas, torná-las mais puras, compreensivas e menos amargas. Amar as pessoas, não ter medo de expressar seus sentimentos faz de nós pessoas sinceras e sem medo da rejeição. Apenas o amor pode nos transformar em pessoas melhores, abertas para a grandiosidade do mundo e de tudo aquilo que está ao seu redor. Pessoas que AMAM são dóceis, sempre prontas para ouvir os outros e auxiliá-los no que for preciso. Amar é preciso. Amar é necessário para que nos permitamos melhorar os outros com nossas atitudes e sermos melhorados com as atitudes dos outros. O amor é o tempero para a fluência das relações em sociedade. O amor muda as pessoas. Muda pra melhor, faz com que nos sintamos bem consigo mesmo. O caminho é o bem-estar interior e a certeza de que nos entregamos aos nossos sentimentos. Paute sua vida no amor.

2. A AMIZADE. Ser amigo é se mostrar disponível. Disponível para ouvir, disponível para ajudar. Disponível para servir aos necessitados. Ser amigo e ser verdadeiro, falar a verdade, não passar a mão na cabeça a todo momento. Ser amigo é ser você mesmo e aceitar os outros como eles são. A amizade é o remédio para convivermos em sociedade, para que possamos entender os problemas dos outros, para que possamos interagir com os outros e para mostrarmos que a VERDADEIRA AMIZADE é pura e inocente. Encarar as pessoas como amigas, ajudando-as, dizendo as palavras certas nas horas exatas, mostrando que estamos sempre disponíveis. Ser amigo é confiar no próximo e ser confiável. A vida é sobre fazer amigos, trocar informações, idéias, opiniões e criar aliados. Aliados de idéias, de opiniões, de ações. Sejamos aliados uns dos outros, tratemos todos como se fossem antigos amigos. A amizade é o remédio contra o mau-humor e a solução para a amargura e a inveja no mundo. Eu quero ser seu amigo, e você??

3. O IDEALISMO. Ser idealista é saber o que quer. É correr atrás na frente de seus objetivos, chegar junto e mostrar o que você pretende. Pra que você veio?? Veio à passeio?? Eu vim pra fazer negócios, conhecer pessoas e ser conhecido. Esse é o meu IDEAL. Eu quero que você saiba onde você está e onde quer chegar. Tenha um ideal de vida. Não importa se as pessoas vão taxá-lo de louco, alucinado, ou sem-noção. Tenha certeza de que VOCÊ ESTEJA FAZENDO O CERTO. Eu quero ajudar os outros, quero ser ajudado, aprender e ensinar, SEMPRE QUE POSSÍVEL. Meu ideal é sempre crescer. Aprender, continuar aprendendo sempre. Seja através de pessoas, livros, bate-papos, ou qualquer outra coisa. Toda forma de aprendizado é válida. Eu aprendo com qualquer um que tenha alguma coisa a ensinar. Até com aqueles que acreditam não ter nada a ensinar, eu APRENDO. Eu sei o que eu quero, eu digo o que eu quero, e ninguém precisa me dizer o que fazer! E você?? Sabe onde está e para onde quer ir, ou simplesmente veio à passeio?? Pra quem não sabe onde quer ir, todos os caminhos levam à Roma. Não tenha medo de arriscar. É MELHOR ARRISCAR É ERRAR, MAS TER A CERTEZA DE TER TENTADO, DO QUE O ARREPENDIMENTO DE NÃO TER TENTATO. Lembre-se, melhorar SEMPRE é possível!! Eu quero ser o melhor do mundo em idéias e atitudes que trazem resultados, e você?

4. CORAGEM. Diferentemente de que muitos pensam, coragem não é ser valente. Coragem é olhar para frente sem medo do INESPERADO. Coragem é não temer aos desafios que nossas vidas nos presenteiam. Coragem é acreditar que “depois da tempestade, há sempre a bonança”, e que não importa o quão TORTUOSO é um caminho, ele sempre trará uma recompensa no final. Olhe de igual para igual para os seus desafios. Desafios e problemas só têm esses nomes por que possuem soluções. Caso contrário, seriam monstros de sete cabeças. E não é essa a realidade. Olhe para os problemas e concentre-se na solução, e não no problema. Tenha coragem e ousadia para sonhar e batalhar o seu lugar ao sol. OUSE. A coragem é irmã gêmea da ousadia e nos permite caminhar sempre de cabeça erguida junto aos desafios que a vida nos arma. Tenha coragem e ouse galgar degraus mais altos. Tenha persistência para continuar os caminhos mais difíceis e mais compensadores. Seja autêntico e não se venda por bobagem. Tenha convicção de que as suas idéias são certas e que você não teme o INESPERADO. Viva la vida, or die with your friends. Nunca tema o dia de amanhã, pois pior do que a certeza de um problema, é a incerteza da vida.

5. A ESPERANÇA. Eu acredito em um mundo melhor. Eu acredito no fim da fome e em pessoas colhendo o fruto de seus trabalhos. Eu acredito no fim da corrupção. Eu tenho esperança que a felicidade vai chegar. Eu acredito que posso contribuir um pouquinho para que o dia de amanhã seja melhor do que o de hoje. Melhor que ontem, pior do que amanhã, é isso que interessa. Encarar a vida como uma eterna evolução e com isso ter esperanças de que o mundo pode ser melhor, de que as pessoas EVOLUEM e de que a vida é muito mais do que jogos de poder. Eu acredito sempre em uma manhã ensolarada, mesmo que o temporal do dia anterior diga o contrário. Eu tenho esperanças de que a vida é consequência daquilo que semeamos com nossos semelhantes. A mudança é fruto da ação, não da inércia. Portanto, eu TENHO ABSOLUTA CERTEZA de que somos os motores da mudança de um mundo melhor. A esperança é a última que morre, pois é dela que somos feitos e é ela que corre em nossas veias. Enquanto há vida, há esperança. Acredite nas pessoas, acredite na evolução, acredite que caso VOCÊ TRABALHE POR ISSO, tudo pode mudar para MELHOR. Nós somos frutos dos nossos ESFORÇOS e a nossa esperança deve ser a motivação para nossa ação. Acreditar em um mundo melhor, com pessoas fazendo a diferença é o que importa. ESSE É O CAMINHO.

6. TRABALHO. O trabalho é o COMO as coisas acontecem. Ele é o instrumento pelo qual podemos transformar a esperança em realidade. Podemos escolher trabalhar, ou apenas ver a vida passar sem nos esforçarmos para contribuir para a sua evolução. Eu sempre escolherei a primeira opção. Essa é a forma de que eu tenho certeza de estar contribuindo para a EVOLUÇÃO, para a INOVAÇÃO, para melhoria constante e a SUPERAÇÃO. Eu acredito que o trabalho é a ignição que leva o mundo a andar para frente. E ninguém vai me convencer do contrário.

7. HUMILDADE. Ser humilde é reconhecer nossas fraquezas. Mas, é também não aceitá-las. A humildade é o princípio que nos permite aprender cada dia mais, sem nenhum impedimento ou barreiras. A humildade nos faz aprender com todos aqueles que nos rodeiam, sejam eles pessoas com mais conhecimento ou menos do que o nosso.  A humildade é o princípio responsável por nos ensinar que NÃO EXISTEM PESSOAS MELHORES. Existem pessoas dispostas a aprender a TODO MOMENTO, e pessoas que se julgam melhores que as outras. Procure sempre fazer parte do primeiro grupo, e permita-se sempre aprender com todos aqueles que lhe rodeiam. Além disso, a HUMILDADE é responsável por nos assegurar sempre a possibilidade de aprendermos com os diversos tipos de pessoas e, NUNCA nos acharmos donos da verdade e detentores do conhecimento. Escolha sempre a humildade, ENCARAR sempre as pessoas como fonte de conhecimento e aprendizado. É assim que as coisas começam.

8. SABEDORIA. Nós sempre teremos a opção de não tomar partido e de ficar alheio às coisas. Porém, esse não deve ser um caminho a ser seguido. Devemos escolher o conhecimento como ideal, buscando sempre utilizar a sabedoria como fim. Aprendamos com os sábios, com suas lições, com suas revoluções, seus ideais e suas histórias de vida. Sejamos ávidos pelo conhecimento, sejamos INCOMODADOS para melhorarmos sempre. A sabedoria é o caminho para a busca do conhecimento, é a arma contra a ignorância e a arrogância. A sabedoria é a solução para todos os problemas. Busque a sabedoria como fim, e durma nos braços da sapiência.

9. RESPEITO. Respeitar, não desdenhar, não julgar acima dos outros. Respeitar e colocar as pessoas no mesmo patamar. Tratá-las como iguais, como filhas do mesmo berço. Devemos respeitar todos aqueles que estão ao nosso redor, tratando-os com igualdade, dignidade e fraternidade, custe o que custar para que as pessoas sintam-se respeitadas e importantes, umas para as outras. O respeito é a chave para o reconhecimento. Aquele que respeita o próximo e o trata da melhor forma possível é retribuído e pode ter a porta aberta para um universo de conhecimento, amizade e cooperação.

10. SOLIDARIEDADE. Ajudar os outros, aprender com os outros, ensinar sem visar recompensa, lucro ou vantagem. Ser solidário é ajudar pessoas rumo ao sucesso, dar idéias rumo à excelência e acreditar que as pessoas podem sempre melhorar, sempre crescerem juntas e sempre transformarem a vida uma das outras. Escolha sempre ser um agente transformador na vida de outras pessoas. Como diz o ditado, a recompensa vem em dobro.

 

Esses são os princípios que eu escolhi para pautar a minha vida. Negócios é sobre relacionamento, sobre agir com princípios éticos, sobre comportar-se dignamente e ver sempre o bem-comum como fim. Eu quero ajudar sem pensar em recompensa, eu estou disposto a aprender com os mais sábios e com os que acham que não têm nada a contribuir. Eu quero aprender com você, o que você pode me ensinar??

 

Acorda!! Tá na hora de mudar o mundo…

Att..
Enrico Cardoso.

 

4 pensamentos sobre “Princípios, uma Questão de Princípio

  1. Nasceu!!!
    Esse, necessariamente é o SEU BLOG, com o seu jeito “peculiar” de escrever, num texto conciso, imenso e riquíssimo…

    Ajude-nos a acordar, pois eu também quero mudar o mundo!!!

    Marcus Vinícius Paiva
    Orgulhoso por esse amigo, que explode minha cabeça com idéias e paradigmas os quais levarei tempo para compreende-los e em seguida, chegar a iluminação…

  2. Parabéns,
    Enrico!

    Visual excelente assim como o conteúdo.

    Sem comentários para Os 300 ao som de Iron – muito fd!!!! Otima lição de Vida.

    Mais uma vez Parabéns!

  3. Pingback: A verdade acima de todas as coisas. « Think)Outise

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s