Filosofia da Informação

O que é informação pra você?? 

A filosofia da informação trata a forma com que a informação é interpretada. Porém, como tudo na filosofia, saímos do mundo real para um universo de possibilidades loucas e incompreensíveis.

O palestrante, Fabius Leineweber utilizou pensadores da antiguidade para falar que a informação como nós conhecemos não é a verdadeira essência da informação. Tudo começou com o mito da caverna, fazendo uma analogia que, muitas vezes a informação a que temos acesso é apenas um dado estatístico. Aproveitando pra falar em estatística, o Fabius disse também que “as pessoas confiam e tendem a acreditar fielmente em dados estatísticos”, que na maioria das vezes são meros dados estipulativos. Inúmeras pesquisas de dados são feitas sem nenhuma análise REAL de dados e estatísticas. Porém, mesmo assim, é só falar em ESTATÍSTICA, PESQUISA que todo mundo dá maior atenção.

Esse foi apenas um dos exemplos que ele deu pra falar que a informação é mau interpretada. A tecnologia para a filosofia é uma coisa artificial. Daí partimos para a Matrix, onde temos a realidade verdadeira e a realidade virtual, controlada pelos outros. Porém, a filosofia entra aqui com a missão de estabelecer uma outra realidade: a realidade por detrás da realidade virtual. Eu acho que não é por que Habermas tem raiva da internet que todos os filósofos devem ter. Segundo o Fabius, a galera de Humanas tem raiva do Google, pela forma com que as informações são manipuladas. Mas, da mesma forma que não podemos negar a posse de Barack Obama nos Estados Unidos, não podemos negar o Google como grande potência da Web nesse século XXI.

A verdade é que o grande problema não reside na interpretação da informação, ou na forma com que ela é interpretada é que mesmo informações simples, básicas e óbvias estão sujeitas a múltiplas interpretações. 

Cada um enxerga a informação da forma que mais seja útil para si.  E cada um tem a sua forma de interpretar as informações, seja como meros dados, seja como conhecimento inútil, seja como experiência ou conehcimento empírico. O que importa, na minha opinião é divulgar a informação, o conhecimento e transformar a internet em uma rede colaborativa, uma grande Wikipedia onde as informações de um valem para aprendizado de outros. É ISSO QUE INTERESSA.

Informação é conhecimento!!

20012009181

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s