A Vida em uma Grande Empresa

“As pessoas perguntam qual é a diferença entre um líder e um chefe. O líder trabalha a descoberto, o chefe trabalha encapotado. O líder lidera, o chefe guia.”

Na semana passada eu ouvi uma frase fantástica sobre trabalhar, conviver e ter sucesso em uma grande empresa. Uma coisa que, ao começar a refletir, percebi ser a mais pura verdade. A frase era mais ou menos assim: “Se você quer trabalhar em uma GRANDE EMPRESA você precisa ter dois cursos, alguém sabe quais são?“, após longo silêncio as pessoas começaram a bombardear:

  • Empreendedorismo;
  • Gestão;
  • Administração;
  • Criatividade;
  • Motivação;
  • Bla, bla, bla…

Dái quando ninguém acertou, veio a resposta: “Excel e Teatro. Pra trabalhar em uma GRANDE EMPRESA você precisa saber excel e teatro“. Eu nunca tinha refletido nem pensado nisso. Ao chegar em casa, saí perguntando pra um monte de gente: namorada, mãe, primos, amigos e etc. e a única pessoa que chegou perto da resposta foi a minha irmã, que respondeu DRAMATIZAÇÃO.

Bem, é claro que você não precisa saber MUITO Excel e MUITO Teatro. Se você souber muito de um e pouco de outro já serve. Sem nenhum preconceito com o pessoal do teatro, descobri por que os cursos e as faculdades dessa área estão em alta. Os CEO’s, Executivos e a Diretoria já descobriram isso, e voltaram à sala de aula para se reciclarem e garantirem o emprego. Daqui alguns meses vão surgir faculdades de Excel!! Não duvido muito que isso aconteça não!

Falando um pouco sobre o teatro.. se você é fera no teatro consegue fazer cena, consegue fazer média, consegue puxar-saco, chorar, rir, fingir que é amigo do pessoal da sua área, mesmo tudo isso sendo mentira. Teatro te permite APARENTAR SER uma coisa que VOCÊ NÃO É! Olha que maravilha… ser o vilão-bonzinho, ou o gerente-perfeito, ou o funcionário do mês. É lindo isso!! Ironicamente falando, é claro.. O teatro é a ferramenta que faz com que o Diretor de sei-lá-o-que de uma empresa saiba menos do que o operador, operário e o pessoal do chão de fábrica. É engraçado, mas é verdade. Conversando com o meu primo, percebi que CARGO, REMUNERAÇÃO e RECONHECIMENTO são fruto de teatro. Em grandes empresas o que conta é o seu terno Armani, o seu Porshe e o seu relógio Rolex. GANHA QUEM SABE REPRESENTAR! É triste, mas é assim..

Competencia teatral vale mais do que relevância profissional. Você não é o que você representa, mas sim o quanto está disposto a se sacrificar pra tirar o “leite da pedra”. Infelizmente, quando o assunto é contratação, as pequenas empresas estão na frente e, ou por exigência ou por “não poder perder dinheiro”, as contratações são mais criteriosas e é lá que podemos encontrar os profissionais que fazem a diferença e que tem por missão, TRANSFORMAR O MUNDO EM UM LUGAR MENOR. Já as grandes, podem viver de teatro e, em momentos de crise, demitir o chão-de-fábrica que não sabe nada de DRAMATIZAÇÃO.

Excel é o excel da Microsoft mesmo. Eu conheço gente que ganha pequenas fortunas pra trabalhar em planilhas de excel e ser uma secretária executiva de luxo, caríssima. Mas isso, só em grandes empresas. Nas micro, quem faz o relatório é o mesmo cara que vende, que é o mesmo cara que limpa a cozinha e ainda é o dono empreendedor nas horas vagas. Excel dá futuro. Quem sabe daqui a pouco com a Faculdade de Excel para Negócios, você consiga ser o Diretor de Planilhas Executivas. Basta saber de cor e salteado esse “simples” aplicativo.

Agora, se você acha Excel e Teatro muito supérfluo, venha para as pequenas. Se você prefere os livros, revistas, jornais, filmes e teatro – só assistir -, bem-vindo à selva. O conhecimento, as amizades verdadeiras e o trabalho duro é o que você, no mínimo irá encontrar. Algumas empresas “diferentes” começaram assim e cresceram. São empresas grandes com ares de pequenas..

Pra quem quer distância do ostracismo Excel-Teatro, faça o trabalho duro: seja apaixonado por fazer aquilo que TEM QUE SER FEITO. Não existe fazer o que gosta. Aprenda a GOSTAR DO QUE FAZ. Esse é o caminho e a primeira atitude que deve tomar conta de você em uma pequena empresa. Esteja preparado para fazer a sua função e um pouco mais. Suje as suas mãos.. NÃO SE ESCONDA!

O caminho é fugir do CONVENCIONAL, da mesmice dos conchavos e dos esqueminhas. O mundo é feito de novidades, de inovações e perguntas, de devaneios e apostas e tiros no escuro, aí mora a vitória. Esse é o caminho “off road”, com saltos de inovação, saltos de criatividade e empreendedorismo. O outro caminho, todo mundo já conhece: crise, falência e mensalão!

Faça sua história!! Acorda! Tá na hora de mudar o mundo…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s