A História da Honda, a História de Soichiro

Na minha formatura, há pouco menos de dez dias atrás, minha família mandou confeccionar uma faixa gigantesca para mim que dizia o seguinte: “Enrico, você é do tamanho dos seus sonhos; SONHE MUITO!”, essa frase me remete à minha infância…

Eu sempre fui o sonhador, que não tinha limites, que acreditava que as coisas tinham uma RAZÃO, um por que que explicava as coisas que, muitas vezes, para alguns, eram INEXPLICÁVEIS. Quando criança, queria saber da minha mãe quem era o filho dela antes de eu nascer. E nesse pique LUNÁTICO eu completo, no próximo dia 28 de Fevereiro, 24 anos. Não menos, nem mais, o mesmo louco de sempre. Os sonhos sempre foram os meus melhores amigos. Os companheiros e aqueles que respondiam todas as minhas perguntas imediatamente. Descobri, que colocá-los em prática explicava aquela INTERROGAÇÃO que eu sempre procurei. Mandar uma pessoa “continuar sonhando”, é a maior prova de confiança e cumplicidade que uma pessoa pode depositar na outra. SONHOS são os motores que nos fazem acordar pela madrugada e traçarmos um caminho através de nossa vida. SONHO é o substantivo masculino que impede que a nossa vinda à terra seja apenas a passeio. Sonhe grande, corra na frente de suas realizações. Faça o impossível e torne-o palpável. SONHO é sinônimo de OBSTINAÇÃO.

Crie o seu caminho e o seu destino. Não deixe que a vida lhe transforme, transforme você a ela. Graças ao apoio de minha família eu vou deixar sempre os sonhos me invadirem e transformá-los em realidade até quando isso não for possível. VENCER BATALHAS E TRANSFORMAR SONHOS EM REALIDADE, nada menos que isso interessa!

Nessa busca louca e incessante de seguir sonhos e realizá-los sempre, eu, sem querer, conheci a história de Soichiro, um japonês obstinado que não deixou nenhuma dificuldade, guerra ou contratempo atrapalhar a sua garra e vontade de realizar um sonho. Soichiro, que eu não conhecia até então, se tornou um dos meus favoritos, por ter grande capacidade de sonhar e REALIZAR.

Na vida existem dois tipos de pessoas: as que possuem grande capacidade para planejar e pouca habilidade para fazer; e as que possuem grande capacidade para fazer, e pouca de planejar. Porém, se tiver que escolher entre uma e outra, eu opto sempre pelo FAZEJAMENTO. Mesmo que dê errado, quem faz já está a um paso na frente daquele que apenas planejou. Tirar o negócio do papel e transformá-lo em realidade faz com que sejamos GUERREIROS e DESBRAVADORES. A vida é uma cruzada. Cabe a nós decidir se queremos ser os exploradores, ou meros expectadores.

Eu?? Eu percorro o caminho mais DIFÍCIL, por que os atalhos levam sempre ao lobo mau, e os caminhos mais difíceis nos trazem à GLÓRIA!!

A história de Soichiro é mais ou menos assim:

“Um homem investe tudo o que tem numa pequena oficina. Trabalha dia e noite, inclusive dormindo na própria oficina. Para poder continuar nos negócios, empenha as próprias jóias da esposa. Quando apresentou o resultado final de seu trabalho a uma grande empresa, dizem-lhe que seu produto não atende ao padrão de qualidade exigido.

O homem desiste? Não!

O homem fica chateado? Não!

Após dois anos, a empresa que o recusou finalmente fecha contrato com ele. Durante a guerra, sua fábrica é bombardeada duas vezes, sendo que grande parte dela é destruída.

O homem se desespera e desiste? Não!

Reconstrói sua fábrica, mas, um terremoto novamente a arrasa. Essa é a gota d’água e o homem desiste? Não! Imediatamente após a guerra segue-se uma grande escassez de gasolina em todo o país e este homem não pode sair de automóvel nem para comprar comida para a família.

Ele entre em pânico e desiste? Não!

Criativo, ele adapta um pequeno motor à sua bicicleta e sai às ruas. Os vizinhos ficam maravilhados e todos querem também as chamadas “bicicletas motorizadas”. A demanda por motores aumenta muito e logo ele fica sem mercadoria. Decide então montar uma fábrica para essa novíssima invenção. Como não tem capital, resolve pedir ajuda para mais de quinze mil lojas espalhadas pelo país. Como a idéia é boa, consegue apoio de mais ou menos cinco mil lojas, que lhe adiantam o capital necessário para a indústria.

Encurtando a história:

Hoje a empresa de Soichiro é um dos maiores impérios da indústria da automobilística japonesa, conhecida e respeitada no mundo inteiro”.

Viva Soichiro!! Soichiro HONDA..

2 pensamentos sobre “A História da Honda, a História de Soichiro

  1. É isso aí Enrico, sonhar e fazer, sempre haverá lugar na História para aqueles que vivem estes ideais.
    Bota prá quebrar na Arm , aí é o começo do seu grande sonho.O começo apenas, o meio e o fim ficam por sua conta.
    Uma pergunta, vocês aí na Arm estão correndo atrás dos clientes, buscando as oportunidades nas pequenas empresas? Estão prospectando?
    Boa sorte!!
    Eu sou o mesmo que uma vez emiti uma opinião na Biz sobre você, esquece!
    Julgar sem conhecer é uma m..!

  2. Marco,

    Obrigado pelas palavras. TODOS nós temos sempre que lutar para e pelo que queremos. O medo e as dificuldades não podem nos amedrontar nunca!!

    Quanto à ARM, começamos a vender OFICIALMENTE hoje, mas o site ainda não subiu. Começaremos a prospectar por agora!!

    Obrigado pela visita.

    Abraço,
    Enrico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s