Liderança na Crise

Hoje, a Nissan anunciou o corte de vinte mil vagas no mundo todo. Esse corte é resultado do primeiro ano de prejuízo da da montadora japonesa desde 2000. Ela prevê com os cortes, uma economia de aproximadamente US$: 2,9 bilhões já para 2009. As vinte mil vagas representam 8,5% de toda a força de trabalho da empresa.

“Segundo a agência de notícias Associated Press, a última vez que a Nissan registrou perdas foi em 2000, antes da fusão com a francesa Renault que colocou Ghosn para resgatar a japonesa da falência.

Em 1999 nós estávamos sozinhos, mas em 2009 estamos todos juntos, disse Ghosn sobre a crise financeira durante a divulgação das previsões da empresa nesta segunda, em Tóquio (Japão).

Com as demissões, a Nissan se une a outras grandes companhias japonesas entre os afetados pela crise. A Toyota anunciou que deve registrar em 2008 seu primeiro prejuízo anual da história; a Panasonic planeja fechar 27 fábricas e demitir 15 mil funcionários. As montadoras Honda, Yamaha, Suzuki e Mazda também registraram perdas, assim como as companhias do setor tecnologico Sony, Toshiba e Sanyo, entre outras”.

Do outro lado do  mundo, em São Paulo, pesquisa do DataFolha aponta que um terço dos lares da cidade já foram atingidos pelo desemprego. Você pode ler mais sobre a pesquisa aqui.

Bem, com essa crise, muitos empregos irão acabar. Literalmente. Muitas pessoas que trabalhavam em grandes indústrias terão, ou já tiveram os seus cargos substituídos por máquinas, robôs, ou outro tipo de tecnologia. Ou seja, o emprego dessas pessoas ACABOU. Mesmo depois que acabar a tão falada crise, essas pessoas não terão seus empregos de volta. A solução??

A solução é aprender um outro ofício. Aprender a fazer coisas novas, começar em uma nova profissão. Profissões relacionadas à Era Industrial estão com os dias contados. Portanto, se a sua profissão pode ser feita por uma máquina que não utiliza vale transporte, ticket alimentação, plano de saúde e salário mensal, fique atento. Procure por uma nova especialização. Estamos na Era do Conhecimento, onde quem desenvolve a sua massa encefálica consegue fazer a diferença e vencer.

As profissões acabaram. Os empregos acabaram. TRABALHE DURO!

Abaixo seguem dez dicas para exercer a liderança em tempos de crise:

1. Trabalhe duro;

2. Demonstre confiança e otimismo;

3. Não esconda a verdade;

4. Peça ajuda a todos da equipe;

5. Não fale mal da sua equipe, empresa, o que for. Foque no que vocês podem fazer;

6. Não se aproveite do fato do mercado de trabalho estar “comprador”;

7. Tempos difíceis são uma oportunidade para mudar e inovar;

8. Colabore em diferentes funções e áreas de uma empresa;

9. COMUNICAÇÃO, COMUNICAÇÃO, COMUNICAÇÃO;

10. Lembre-se: é uma oportunidade para VOCÊ MELHORAR!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s