Tipos de Marketing nos Produtos Brasileiros

Eu digo desde que era pivete e comecei a me interessar pelos negócios, e até hoje não me canso de dizer, PREÇO NÃO DECIDE NADA. Não decide mesmo. Muitas vezes um preço (muito) baixo pode na verdade ATRAPALHAR  a venda de um produto. Exemplo?? Como as pessoas adoram exemplos aí vai. Você chega em uma cidade que não conhece nem um pouquinho e precisa ir a um restaurante para almoçar. Daí, você desce na rodoviária e se depara com dois restaurantes na sua frente, praticamente. Num desses restaurantes a refeição custa R$: 2,50 por pessoa, e você olha o ambiente com mesas de bar, umas pessoas sem uniforme, e resolve dar uma olhada no outro restaurante, só pra ver o aspecto e o “preço”. Chega lá, a refeição é R$: 5,50 por pessoa, os funcionários estão uniformizados, as mesas são colonais, com toalha e o ambiente é claro e arejado. Qual você escolheria?? POIS É!! Quem disse que preço define alguma coisa?? HÁ MUITO TEMPO O PREÇO NÃO É O DESCISOR.

O principal motivo que uma pessoa compra (ou deixa de comprar) em uma empresa é a CONFIANÇA. Confiança no venderdor ou na empresa. Tê-la ou não pode ser decisivo para fechar aquela venda que tanto queremos. Esqueça o preço. Parta para os outros diferenciais. Aqui eu vou citar somente três:

1. Confiança. Tenha a confiança do cliente em você ou na sua empresa. Mostre, não apenas fale, o por que de você ser confiável. No final das contas essa é a pergunta que todo comprador quer ter respondida, mas nunca fazem a nenhum vendedor;

2. Comprometimento. Conheça o cliente. Conheça as limitações do negócio do cliente. Conheça as forças e os diferenciais do seu cliente. Conheça “a fundo” o seu cliente, para que ele veja que você é um ESPECIALISTA NELE;

3. Informação. Conheça o mercado. Estude tendências, mesmo que seja para nadar ao contrário delas. Conheça as novas tecnologias, seja 2.0, produza conteúdo e conhecimento par os outros. AJUDE PRIMEIRO, VENDA DEPOIS!

Se você não qusier ficar atento a isso, vai ter que jogar no outro time, o time do PREÇO, à la Ricardo Eletro, Habibs e Companhia Limitada:

A rede de lanchonete Habib’s irá reduzir o preço, em todo o país, de seu principal produto de vendas, a Bib’sfiha que passará de R$ 0,79 para R$ 0,49, uma queda de cerca de 40%. A iniciativa, que faz parte da campanha “Não é promoção, é uma revolução”, quer elevar as vendas da Bib’sfiha de carne em 30% pelos próximos cinco meses. 

Para conseguir oferecer essa redução de preço ao consumidor e dar sustentação à campanha, as centrais de produção da marca no país irão bonificar as lojas da rede em 20% sobre o total de carne utilizado, além de o Habib’s ter negociado com seus principais fornecedores dos ingredientes da Bib’sfiha de carne. 

A redução no preço além de aumentar o fluxo de clientes na loja, faz parte de um processo de valorização do consumidor Habib’s, apoiado no compromisso da rede em vender produtos de qualidade pelos menores preços possíveis. 

Para se comunicar com o consumidor, o Habib’s utiliza o tom da comédia, com filmes e peças que fazem uma alusão bem-humorada a políticos que revolucionaram a história. Além dos filmes o tema se estende para o ponto de venda através das boinas e bonés, símbolos da Revolução Cubana e que agora se tornam acessórios indispensáveis no uniforme dos funcionários das lojas durante a campanha. 

O diretor de marketing da empresa, Luiz Trielli, frisou que a campanha é um grande desafio. 

– As pessoas estão sem dinheiro, gastaram no natal, nas férias, estão gastando com matrícula e tributos e uma iniciativa de redução de preço no nosso produto carro-chefe, sempre é bem vinda. Tudo indica que a campanha será uma revolução nas vendas da rede – analisa. 

Com venda anual de 600 milhões de unidades que movimentam 66 mil toneladas de farinha e 54 mil toneladas de carne, a Bib’sfiha se popularizou no país. É o produto estratégico no cardápio da rede e o item mais vendido entre os fast-foods em operação no país“. 

Do outro lado do (mesmo) mundo, temos o Arabia, um restaurante Árabe finíssimo que vende esfihas a mais de R$: 10,00 cada, vem bem (vendendo), obrigada. De uma coisa pode ter certeza, se você se posicionar por preço, os clientes irão sempre ver preços e forçá-lo sempre a diminuí-lo, pois preço é diferente de VALOR.

Pense, pense nisso!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s