Qualidade Não é Diferencial!!

Escreva isso que eu te digo: “qualidade não é diferencial competitivo”. Assim como a beleza, a qualidade também é relativa. Se uma empresa dizer que vende mais caro, que demora mais pra entregar por que a qualidade dela é melhor (mesmo que essa qualidade seja um ISO da vida), mera ilusão. Qualidade não pode ser medida. E, assim como a beleza, é relativa.

Uns acham uma mulher bonita, outros não. Pra uns, ter qualidade é ter preço, para outros é ter entrega e estoque, para outros é ter uma forma de pagamento diferenciada, para outros é saber o nome, o gosto, e por aí vai…

Por que a sua empresa é diferente? Por que temos qualidade!! Qualidade de que?? Como o cliente enxerga a qualidade que você oferece?? 

Qualidade é gosto, é afinidade, é subjetivamente percebida de uma forma diferente por cada indivíduo. Diversos fatores como cultura, modelos mentais, tipo de produto ou serviço prestado, necessidades e expectativas influenciam diretamente nesta definição. Portanto, quando dizer que você tem qualidade na execução dos serviços, na entrega, na fabricação, na venda, na troca, na devolução, ou qualquer tipo de diferencial que você atrele à qualidade, procure substituir a palavra qualidade por uma outra explicação que justifique o que você quer dizer, como por exemplo, substituir qualidade na execução dos serviços por serviços executados por profissionais extremamtente apaixonados e em tempo recorde de implantação no mercado. A frase reestruturada mostra o seu verdadeiro diferencial, ao invés de deixar o cliente IMAGINAR alguma coisa que, muitas vezes não tem nada a ver com o que você REALMENTE FAZ.

Substitua palavras subjetivas. Deixe o cliente REALMENTE SABER o que você faz!! Não minta, não esconda, não o deixe imaginar aquilo que você faz!! Seja VERDADEIRO…

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4 pensamentos sobre “Qualidade Não é Diferencial!!

  1. Enrico, gostei muito do texto, até reproduzi com os créditos claro, aqui na empresa, é uma “idéia” quie já tinha, mas jamais tinha conseguido colocar em palavras,
    Grande Abraço,

  2. Cristal,

    Diferencial é uma coisa que você tem ou faz, que ninguém tem ou faz igual. Quantas pessoas que você conhece que promove o seu diferencial como qualidade?? Imagina todas as empresas dizendo que têm qualidade?!?!

    Ninguém vai entender o que isso quer dizer…

    Por isso que não é diferencial. Primeiro, por que “todo mundo tem”. Segundo por que cada um interpreta de uma maneira.

    Abraço,
    Enrico.

  3. Na minha aula de Plano de Negócios a professora encheu a boca pra falar a missão do MacDonald’s que é: servir alimentos de qualidade com rapidez e simpatia, em um ambiente limpo e agradável. Putz, será que é isso ainda?! Isso é obrigação, não concordam???

    Eltonews
    Ainda ensinei a ela que a quantidade de pessoas que são responsaveis pelo MKT de uma
    empresa de 30 funcionários é: TODAS ELAS. Ela ficou meio boba quando argumentei sobre
    o que o mestre Drucker escreveu sobre MKT.
    Abraço!

  4. Elton, essa missão do Mc Donalds sim é uma obrigação, mas é tão difícil encontrar concorrentes que busquem ou preocupem-se em cumpri-la com esmero e afinco que a obrigação bem executada vira um enorme diferencial.
    Há anos atrás quando o Mc vivia uma crise nos EUA foram buscar um ex-presidente ,aposentado, para retomar o rumo, a saída foi voltar ao básico o QSLV(qualidade,serviço,limpeza,valor) a visão que tornou o Mc referência em alimentação.

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