Como Se Manter Atualizado…

Sexta- Feira esteve aqui na ArmRebel falando no Sacadas Rebeldes, o meu amigo Miguel Cavalcanti. O cara é, com as palavras dele mesmo um “viciado em informação”, e por tudo que nós conversamos por aqui, dá pra perceber o quanto ele é antenado.

O tema da palestra era “Como se Manter Atualizado sem se Perder”, como conseguir ser pai, marido, empreendedor, filho, tio e etc. Como ele mesmo disse, é preciso saber dividir qualitativamente o seu tempo, procurando empregar qualidade, e não quantidade. Assim, não importa ler dez horas, mas sim estudar duas horas, e colocar o máximo possível em prática. Não adianta ficar vinte e quatro horas com o seu filho e nada fazer, mas sim dedicar um tempo de qualidade a ele, é isso que importa.

Uma coisa que eu abordei pra ele sobre o dilema de se dividir em inúmeras tarefas e a consequência que isso pode ter na vida familiar é que pessoas crescem com exemplos. Eu, por exemplo, cresci no exemplo de luta e de guerra da minha mãe, no exemplo de suportar o mundo e sempre aguentar um pouco mais de peso ainda. Ou seja, quando damos o exemplo, as pessoas tendem a nos acompanhar, a nos seguir e a entender aquilo que fazemos. O Miguel nisso tudo só ressaltou que, muitas vezes, o exemplo pode servir às avessas e afugentar as pessoas. Seu filho, por exemplo, pode não querer trabalhar por que viu você trabalhando a vida inteira, estressado, escrevendo, lendo, postando, correndo atrás de informação e achar que aquela vida não é pra ele. Aí, mas uma vez, temos que dar o exemplo e mostrar que todos os sacrifícios que fazemos, valeram a pena e só atinge o sucesso aquele que fez antes que recebeu.

Sobre os estudos e leitura, o Miguel falou um pouco da onda sobre MBA’s que rondam o mundo. Todo mundo quer fazer um MBA. MBA é o curso que todo mundo que fazer ASSIM QUE TERMINA A FACULDADE. E lá, simplesmente nos deparamos com professores que despejam em cima de nós conteúdos e livros. Por isso, quando colocamos na ponta do lápis essa brincadeira toda, vemos que isso NÃO VALE A PENA. Por que?? Por que nós temos a capacidade de ler e estudar livros, tirando lições e exemplos por conta própria. Sem nenhum professor para isso. MBA já foi diferenciação. Hoje, diferencia-se, que não tem MBA. Em substituição ao MBA, o Miguel substituiu o dele por livros e áudio-livros. Sendo que de todo livro vem uma lição, uma história, um exemplo. Assim, continuamos atualizados e podemos escolher nossos caminhos LIVREMENTE.

O Miguel é um corredor. Segundo ele, amador, por que o seu tempo não é tão bom assim em comparação aos corredores profissionais. Mas, mesmo assim, ele já correu São Silvestre e, ontem estreiou em sua primeira meia-maratona. Ele disse que a corrida sempre o ajuda a oxigenar o cérebro e a ter idéias para melhorar os negócios. Disse ele que sempre sai melhor de uma seção de corridas do que entrou. Sempre enxergando novas oportunidades e novos caminhos. Com isso, eu pude concluir a grande importância do esporte para o desenvolvimento da nossa mente e do nosso corpo.

Praticamente a palestra do Miguel foi uma síntese de três tópicos. Ações que praticamos em busca de:

1. Conhecimento;

2. Relacionamento; e

3. Auto-Conhecimento.

Relacionamento é conhecer pessoas, fazer amigos, fazer com que as pessoas te conheçam. O Miguel falou uma coisa muito interessante que é “chamar pessoas para tomar um café”. Tomar um café é uma expressão para conhecer pessoas. O blogueiro, o cara do twitter, aquele editor daquele site que você lê diariamente. Tomar um café é uma atitude para você trocar idéias com outras pessoas. 

Enfim, eu achei o bate-papo com o Miguel bem produtivo aqui. Agora, estarei dia 19 vendo a Palestra dele no Epicentro!

2 pensamentos sobre “Como Se Manter Atualizado…

  1. Pingback: Minha palestra para a ArmRebel « Miguel da Rocha Cavalcanti

Deixe um comentário