Entrevista Com o Vendedor 2.0.

Ontem o Miguel Cavalcanti, empresário e blogueiro do Piapara fez uma pequena entrevista comigo que você pode ver publicada no blog do Piapara – Empreendedorismo em Piracicaba. A entrevista é curtinha e abaixo vão as perguntas que ele me fez, seguidas obviamente das respostas.

1. O que um Vendedor 2.0 faz?

O Vendedor 2.0 é uma pessoas  entusiasta por tecnologia. Muitas pessoas falam que ser 2.0 já está em decadência e que são Vendedores 3.0, por que aliam o Marketing em suas vendas. Eu lembro que Marketing e Vendas são irmão siameses, inseparáveis. Nasceram juntos. Marketing prepara o terreno, vendas ataca. Marketing sem vendas é publicidade e vendas sem marketing é tirar pedidos. Portanto, quando eu falo em Vendedor 2.0 eu já tenho implícito no conceito de Vendas o Marketing, e isso já deveria estar bem esclarecido até para o Vendedor 1.0. Porém, ele é offline e, dificilmente sabe o que é Marketing. Além de ser um entusiasta por tecnologia, a primeira coisa que um Vendedor 2.0 é é um especialista em vendas. Por esse motivo, quando eu me expresso Vendedor eu estou falando em um especialista em produto que defende o cliente dentro da empresa. Infelizmente vendas é a parte que recebe pouca atenção; por isso, os vendedores não estudam, não procuram desenvolvimento e continuam sendo simplesmente meros folhetos-ambulantes. Portanto, a primeira grande característica de um Vendedor 2.0 é ser um grande estudioso. Estudioso não necessariamente significa faculdade. Livros, seminários, palestras e blogs constroem o conhecimento. Então, posso te dizer que o Vendedor 2.0 é um homem de negócios, estudioso de business que é apaixonado por tecnologia. O Vendedor 2.0 possui ferramentas para prospectar, qualificar, relacionar, vender e continuar a relação com seus clientes. Isso tudo através da Tecnologia. A primeira coisa que todo bom Vendedor 2.0 precisa ter é um blog, se localizável, para que todo mundo saiba quem ele é. Afinal de contas, hoje você só existe se estiver na internet. Outra grande ferramenta do Vendedor 2.0 é o CRM. O Vendedor 2.0 alimenta tudo que faz com seus prospects e clientes em seu CRM. E quando eu falo em CRM, eu te lembro que nem todos são pagos. Existem ferramentas gratuitas para fazer isso. Afinal, todas as ferramentas de um Vendedor 2.0 podem ser gratuitas: twitter, comunidades, sites de relacionamento (Orkut, myspace), Skype, MSN, e WordPress são ferramentas gratuitas para você começar a trabalhar e a se mostrar na rede. Esses dias eu conheci uma rede chamada Skoob, (books ao contrário) que serve pra você compartilhar as suas leituras e opinar sobre elas. Que vendedor que trabalha em uma livraria utiliza essa forma de contato para se relacionar com leitores?

2. O que o Vendedor 2.0 NÃO faz?

Um Vendedor 2.0, DEFINITIVAMENTE não pratica empurroterapia. Outra coisa que ele não faz é ligar pro cliente perguntando se ele recebeu o e-mail. O Vendedor 2.0 produz conteúdo e, como bom homem de negócios, ajuda o seu cliente a resolver os seus problemas, seja ele de sua competência ou não. Por isso, ele sabe a hora de vender e a hora de auxiliar, de indicar uma solução e NUNCA está de olho apenas no que pode empurrar para o cliente. Outra coisa que o Vendedor 2.0 não faz de forma alguma é esquecer do cliente. Hoje existem CRM’s open, que te permitem uma plataforma gratuita, como o Suggar e através dele você pode gerenciar os últimos contatos com os clientes e com isso permanecer se relacionando constantemente com ele. Um Vendedor 2.0 tem a missão de transformar clientes em amigos, ajudá-los a fazer negócios e a prosperar no seu ramo. Tem a OBRIGAÇÃO de estar sempre disponível. Portanto, outra coisa que ele não é é um tirador de pedidos, um folheto-ambulante. A missão do Vendedor 2.0 é sempre Ajudar. Seja em produtos, em relacionamento ou conhecimento. Vender por vender não é o objetivo de um Vendedor 2.0.

3. Por que é importante ser um Vendedor 2.0 nos dias de hoje?

Precisamos ser 2.0 por dois motivos, e isso não cabe apenas para Vendedor 2.0. O primeiro motivo é que parece que estamos caminhando para um tempo em que ser mediano é o mesmo que não ser nada. Por isso, devemos buscar sempre novas coisas de fazer aquilo que fazíamos. 80% dos empregos que foram extintos com a “crise” já não existiam. As pessoas continuavam na empresa ou por piedade ou por que nem a empresa tinha conhecimento que essa função tinha acabado (e isso serve para a maioria dos casos). Portanto, essas pessoas, se quiserem voltar a trabalhar algum dia em sua vida, terão que aprender outra função, ou reinventar o seu trabalho. Por isso temos OBRIGAÇÃO de acompanhar a EVOLUÇÃO que está próxima de nós. Caso contrário, o que nos espera é a EXTINÇÃO. O outro motivo para sermos 2.0 é que estamos na Era do Conhecimento, onde a internet é onipresente. Por isso, se soubermos dominar os recursos que ela nos disponibiliza, podemos transformá-la em uma grande aliada para fazer negócios, ajudar as pessoas e criar amigos pela rede.

4. Em poucas linhas, quem é Enrico Cardoso?

O Enrico é um cara INCOMODADO, que tem o lema de ser, sempre “Melhor do que ontem; pior do que amanhã”. Um cara que adora aprender coisas novas e não tem medo de se arriscar. É apaixonado por temas como Inovação, Empreendedorismo e Educação e, largou a cidade pequena pra vir para a capital mudar o mundo através do trabalho. É blogueiro, Gerente de Clientes da ArmRebel e um entusiasta da tecnologia. Suas idéias podem ser lidas em https://thinkoutsidebr.wordpress.com.

Ao Miguel, MUITO OBRIGADO pelo espaço. Eu espero todos vocês no dia 17 de Março às 15:00h para falarmos um pouquinho mais sobre Vendedor 2.0.

Um pensamento sobre “Entrevista Com o Vendedor 2.0.

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