Liderança Revolucionária.

“As pessoas não sabem o que querem até você mostrar a elas”.

Steve Jobs.

Eu ganhei há alguns dias atrás, de presente de aniversário um livro que eu já vinha querendo ler: “A Cabeça de Steve Jobs”, que fala do modus operandi de Steve na Apple, a empresa mais inovadora do século XXI. Bem, eu nem preciso dizer que o livro é excelente. Com certeza esse livro já entrou entre os meu preferidos e a sua introdução me emocionou de verdade; foi a primeira vez que um livro já me deixa todo entusiasmado logo no início. O livro é de fácil leitura  muito, mas muito inteligente. Confira algumas pequenas lições:

1.  APRENDA A DIZER NÃO. Ter foco é dizer não. Preterir várias coisas para a realização de UMA bem feita. Execute com excelência pequenos projetos ao invés de realivar vários às avessas. Dizer não significa escolher as melhores idéias, as melhores iniciativas e aperfeiçoá-las. Dizer não é pensar na frente, imaginar o resultado da idéia e com isso, filtrar as idéias mais inovadoras, das menos inovadoras. Dizer não é a garantia de que o seu recultado seja realmente conforme esperado. Dizer não é estudar as coisas, separar o que é melhor, por ora, do que ainda não está pronto. Saber sacrificar idéias é ter foco.

2. TRABALHE, SEJA FIRME e CONCENTRE-SE NAQUILO QUE É BOM. Não fuja ao trabalho. Jobs ganha US$: 1,00 por mês, mas está ficando cada dia mais rico com as compras de Ações da Apple. Dinheiro NÃO é o motor do trabalho. Pessoas trabalham por resultados, por causas, por pessoas. No caso de Jobs, trabalham para deixar uma marca no mundo, um legado, uma legião de fãs; e isso, DINHEIRO NENHUM paga! Seja firme, tenha DISPOSIÇÃO para realizar o trabalho que precisa ser feito. Mantenha as posições e as diretrizes, quando estiver certo que elas estão corretas. Não se deixe dissuadir por idéias súbitas e que possam alterar o curso da idéia inicial. Seja firme em sua decisão, faça o que precisa ser feito e NÃO DESISTA. Faça o que você é bom. Não arrisque-se em áreas em que você é amador, faça aquilo que você sabe fazer. Deixe o que você não domina para quem sabe. Não tenha medo de buscar ajuda. Alguns pesos devem ser compartilhados.

3. VÁ AOS MÍNIMOS DETALHES. Crie os projetos passo-a-passo. Tome conta de tudo. Não deixe que pequenos detalhes aparentemente sem importância passem desapercebidos. Desça aos mínimos detalhes e cuide com muita atenção deles. Os detalhes podem ser cruciais ao negócio. Pense em cada detalhezinho de cada projeto. Envolva-se de forma que nada passe desapercebido a um estudo delicado. Não perca nada de controle. Em NENHUM detalhe.

4. SIMPLIFICAR É DIZER NÃO. Assim como ter foco, simplificar é deixar as idéias estapafurdias de lado. Fazer uma coisa com que todos entendam. Ser simples é ser compreensível, utilizável, admirável e, por isso, deixar de lado o complexo e, dizer NÃO, mais uma vez.

5. TENHA OPÇÕES. Tenha sempre várias opções sobre um projeto. Tenha opções de escolha para decidir o MELHOR. Gere alternativas para que depois que elas estiverem maduras, escolher a melhor. Ter alternativas é ter a certeza de que estaremos escolhendo o MELHOR entre os MELHORES PROJETOS. Quando falamos idéias, qualquer idéia é bem vinda, não importa de onde ela venha. Algumas idéias do iPod vieram de pessoas que não estavam envolvidas diretamente no produto. Escute todos os tipos de idéias. Elas podem acabar se encaixando em algum momento.

6. SAIBA ESCOLHER PESSOAS. Uma empresa para ser inovadora, criativa e referência, precisa ter gente talentosa. Dedique seus recursos ao pessoal de talento, não perca o seu tempo com quem não é bom. Funcionários talentosos e determinados são um diferencial competitivo de uma empresa. Descarte os funcionários ruins ou médios e dedique o seu tempo e esforço para encontrar verdadeiros talentos. É uma equipe talentosa que transformará uma empresa comum em uma empresa TALENTOSA. Funcionários inovadores fazem empresas inovadoras.

7. DESENVOLVA A PAIXÃO PELO TRABALHO. Contagie as pessoas em torno de uma causa maior, de uma missão. As empresas não estáo aí só para ficarem MULTIBILIONÁRIAS. Todas elas tem uma missão, uma tarefa muito maior. Compartilhe da missão de sua empresa e, seja apaixonado pelo que você faz!

8. INSISTA NO IMPOSSÍVEL. NUNCA desista de uma idéia aparentemente impraticável. Não existe coisas impossíveis, existe um erro durante a transmissão da mensagem. Até a idéia mais difícil pode ser realizada e, até o pior problema tem solução. Insista no aparentemente impossível. Quanto mais difícil for a execução das idéias, mais chance de sucesso. Afinal, as pessoas preferem pensar em coisas fáceis de executar, e não em grandes desafios.

9. ESTUDE. FAÇA A DIFERENÇA. Estude o seu mercado, saiba o que está acontecendo ao seu redor. Muitas vezes, algumas idéias podem ser aproveitadas. Não precisa reinventar a roda, você pode apenas encontrar um uso melhor para ela. Esteja ATENTO. Veja o mercado, saiba o que acontece. Informação faz com que você esteja sempre um passo a frente. Esteja sempre um ou dois passos na frente do seu mercado. isso vai lhe transformar em referência e fazer com que você seja respeitado. Concentre-se sempre em fazer AS MELHORES COISAS, e não os mais baratos, mais bonitos ou os maiores. Concentre-se sempre na excelência.

Jobs é um grande gênio indomável.. e como todo grande líder, possui seus pontos fortes e fracos. Concentre-se no seus pontos fortes, eles anularão seus defeitos e no final, tudo será entendido como a paixão e o motor que move a sua empresa. E lembre-se, clientes NÃO sabem o que querem, eles precisam que você os conduzam e mostre a eles qual é a NECESSIDADE!

Acorda!! Tá na hora de mudar o mundo…

Anúncios

4 pensamentos sobre “Liderança Revolucionária.

  1. Grande Enrico,

    Faltou a lição de número 10:

    10. SIGA AS NOVE LIÇÕES ACIMA E TERÁ UMA EMPRESA INOVADORA!

    Jobs é o cara. Excelente no que eu diria como “Gestão da Inovação”. Qual será a próxima tacada de mestre do gênio?

    Grande artigo, parabéns!

  2. Olá Enrico!!!

    Gostei do que li, me lembro deste livro, você nos fez um comentário acerca dele no dia do seu aniversário tenho certeza que aos pouco vamos assimilando esta linha de pensamento e pó- las em pratica, pois no meu caso , tenho absorvido alguns deste ensinamento em minha vida pessoal e já estou obtendo resultado, o dizer não, não é se torna arbitrário, e sim questão de estratégia em dados momentos ou não.
    Abraços amigo valeu pela lição.
    Geraldo Luiz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s