Lições Sobre Atendimento ao Cliente.

Um cliente que compra sempre precisa ser bem tratado, ou o que importa é conquistar um cliente novo?? Quando a sua empresa demora para atender o cliente, seja na entrega, na fabricação ou na resposta a alguma cotação, o que você faz para transmitir as suas desculpas?? Bem, se a sua resposta foi NADA, ou você ainda está pensando no que responder à pergunta, tá na hora de repensar a forma com que a sua empresa trata clientes.

A empresanão precisa ser multimilionária ou ser uma megacorporação para tratar bem o cliente e evangelizá-lo. Até um camelô pode fazer isso e, conseguir se diferenciar entre a concorrência. A partir de hoje eu vou citar aqui algumas cituações que mostram verdadeira preocupação com o cliente em atendê-lo dentro de um padrão de excelência. Porém não adianta ter a excelência como meta… é preciso ter uma métrica de excelência como objetivo.

Desde Fevereiro eu almoço diariaente em um restaurante mexicano, o Fast Taco que fica no Tamboré, aqui em Barueri. Eu gosto da comida de lá e as pessoas sempre me trataram bem, atendendo prontamente ao meu pedido e com muita educação. Devido o meu comparecimento diário (ou quase diário lá), eu já fui premiado com brindes e lanches em forma de agradecimento pelo meu comparecimento diário por lá. MAS, a empresa não posui nenhuma promoção ou programa de fidelidade. Eles apenas quiseram me retribuir pela frequência que vou lá. Eles não tem nenhuma promoção do tipo, “junte quinze selos e ganhe um lanche”. Eles apenas me brindaram com um lanche na forma de agradecimento e retribuição, o que torna ainda mais pessoal o tratamento comigo.

Como eu já disse, os caras te atendem super rápido e eu acredito que provavelmente eles têm até um limite de tempo para fechar o pedido de uma pessoa. Isso por que eu já presenciei duas situações que me deixaram positivamente impressionado. A primeira delas foi na semana passada. Por algum motivo, foi montado um lanche errado para uma senhora (ela pediu de carne e foi frango, ou vice-versa, ou algo do tipo) e, prontamente o rapaz além de fazer a troca pelo lanche correto, enviou um lanche de brinde para a cliente, como pedido de desculpas. 

A outra situação aconteceu ontem. Eu ganhei um lanche extra por que, de alguma maneira eles acharam que demoraram para levar o meu almoço, mesmo eu tendo falado que não. E isso não foi somente por que eu vou lá todo dia. No caso da senhora acima, era a primeira vez que ela estava lá.

E você, como você atende aos seus clientes ?

Um pensamento sobre “Lições Sobre Atendimento ao Cliente.

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