Revolução nos Vídeos!

Ontem eu fui ao cinema. E descobri que estou incrivelmente cego. As legendas brancas se perderam o filme todo, e eu tive que ficar perguntando pra minha namorada o que era que eles estavam dizendo em alguns momentos em que não conseguia ouvir o inglês, nem ler o português. O filme, definitivamente poderia ter sido melhor se não fosse esse detalhe. O engraçado é que quando eu vejo os DVDs no notebook ou na TV, isso não acontece. Descobri que, mesmo a tela do cinema sendo bem grande, a distância ainda atrapalha. 

Eu sempre gostei de ir ao cinema. De ver o filme em uma telona, com uma qualidade superior, com sons de vários canais. Isso sempre faz do filme, melhor do que ele realmente é. Mas, esses diferenciais que foram diferenciais um dia, não são mais. Hoje, tela grande com ótima definição não é privilégio apenas do cinema; home theaters maravilhosos estão à venda em qualquer Casas Bahia, e qualquer camelô vende filmes mais barato do que o cinema.

E as locadoras?!? Com certeza os aluguéis de DVDs não são mais os mesmos. Afinal, pelo preço de uma locação você compra um filme, mesmo não sendo original e, vê quantas vezes quiser, fica com ele, empresta, faz o que der na cabeça. Não precisa devolver, não tem multa, não tem que inventar desculpas pra ninguém quando atrasar, e mesmo sendo ILEGAL, muita gente acha mais CÔMODO.

Pensando nisso, a Saraiva inaugura no Brasil um sistema de locação online. Isso mesmo, online. E não é apenas locação, tem venda de filmes, documentários e shows, tudo pela internet. Como funciona? Da seguinte maneira: você escolhe a modalidade (aluguel ou compra), escolhe o filme e paga. Até aí, nenhuma novidade. Só que você não precisa ir até a loja buscar, o filme vai até você, e pelo seu próprio computador. Através de um sistema, você faz o donwload do filme, e não precisa ir até ele, ele vem até você pelo seu próprio computador com conexão à internet.

O conteúdo baixado será protegido contra a violação de direitos autorais.

Por enquanto, o acervo contará com cerca de 500 títulos de sete estúdios: Warner, Paramount (cujos produtos estarão disponíveis nos próximos dias), Paris Filmes, Fox, Flash Star, Logon e Alpha. Nomes de peso, no entanto, ficaram de fora da iniciativa, como Universal, Columbia, Metro-Goldwyn-Mayer e Disney. “Alguns estúdios estavam mais preparados para isso do que outros, mas teremos todos do nosso lado”, afirmou Marcílio D’Amico Pousada, diretor presidente da Livraria Saraiva.

Os conteúdos poderão ser comprados ou alugados pelo site da empresa da mesma forma que os outros produtos disponíveis no site. Depois de concluída a transação pela primeira vez, o usuário precisa baixar um software para fazer o download do filme e gerenciar tudo o que tiver adquirido.

Haverá duas opções: o Saraiva Digital Lite, um programa mais leve e com interface gráfica simples; e o Saraiva Digital Beta, mais pesado, com interface aprimorada e indicado para PCs mais potentes, criado em WPF. Por enquanto, ambos só rodam em Windows, mas há a intenção de adaptá-los para Mac OS e Linux no futuro. Todo o sistema foi desenvolvido pela empresa Truetech, com tecnologia da Microsoft.

O que vai diferenciar o aluguel da compra, depois de efetuado o download, é que, a partir do momento em que o usuário começar a assistir o filme, ele perde a sua vida útil em 24 ou 48 horas. Ou seja, começou a ver o filme, você terá até 48 horas para terminar de assistí-lo, antes que você não consiga mais executar o arquivo. Ou seja, NADA DE PIRATARIA. Nos mesmos moldes que a Apple fez com o iTunes, em convencer as gravadoras a vender músicas por menos de um dólar, a Saraiva convenceu as grandes de Hollywood a vender os seus filmes por download. Agora, sem a justificativa de produzir DVDs, imprimir, distribuir, e bla, bla, bla, eu quero ver quais serão os motivos pra esse material não cair os preços.

Afinal, se você não precisa queimar mídia, se não precisa imprimir capas, investir em arte, investir em arte-finalista, investir em embalagens, investir em distribuição, investir em materiais para os pontos-de-venda, por que o preço do DVD tem que continuar o mesmo? Essa é a chance de ganhar a batalha contra a pirataria de filmes e shows.

Eu ainda não usei… mas logo logo vou experimentar, e falo minhas impressões sobre o sistema de vídeos Saraiva Digital.

Parabéns pra Saraiva, dando um show de Web 2.0!!

SaraivaDigital

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s