O Exemplo é seu único legado.

O texto abaixo é de minha mãe. A minha mãe pra quem não sabe é uma dessas guerreiras que nunca morrem, nunca desistem, nunca admitem a derrota, nunca aceitam o fracasso e estão sempre olhando com cara de brava para os novos desafios.  Guerreiros estão sempre prontos pra batalha.

Se tem uma coisa que eu herdei da minha mãe é a força de vontade, a invencibilidade e o não derrotismo. Minha determinação é tão grande quanto a de minha mãe, que é tão forte e determinada que consegue marcar a vida de todos que a rodeiam. 

Como eu já disse por outras vezes aqui, ela é educadora. Não uma educadora, mas sim A educadora. Eu me atrevo a dizer, com minúsculas margens de erro que é a maior educadora e pedagoga de seu tempo, de sua geração. Pessoas são reconhecidamente espetaculares quando suas figuras são inseparáveis. Quando não conseguimos separar uma guerreira de uma mãe e de uma educadora, temos uma pessoa EXTRAORDINARIAMENTE diferente, fazendo a diferença. De que servem mestrados, doutorados, PHDs, MBAs, faculdades e títulos se não conseguimos aprender com a própria vida? RASGUE seus diplomas, aprenda com a vida, depois volte aos estudos. O seu único legado é o exemplo. Exemplo vem de berço. 

Acompanhe o texto da Regina Angelica Cardoso.

MEMORIAL DE LEITURA

Minha prática como leitora não vem de muito não.

Filha de pai operário , mãe exímia educadora dos filhos ,não tivemos algumas “regalias” como a aquisição de um acervo de livros.

Sempre conversamos muito ,em família contávamos e ouvíamos muitos casos e sempre tivemos a liberdade de emitir opiniões. As histórias e os Contos de Fadas ficavam por conta de alguns exemplares que por vezes comprávamos ou ganhávamos de presente. Me lembro de um livro grande com bonita encadernação com várias histórias que eram lidas para os filhos , por minha mãe e mais tarde já alfabetizada eu lia e relia infinitas vezes as mesmas histórias.Lembro-me também de um disco LP com as histórias atrapalhadas de dois palhaços “Fuzarca e Torresmo”, que ficava na casa de minha avó já que não tínhamos “Toca discos”, mas nada foi mais marcante e prazeroso  que ouvir as narradas por meu pai: “O macaco e o rabo” e “A canequinha do Rei” repetidas incansavelmente, mas sempre com o gostinho de primeira vez.

Quando ingressei na 5ª série o acesso a Literatura ficou por conta da lista dos Clássicos exigidos: A Moreninha, Dom Casmurro, Helena, Senhora, O Cortiço, e outros dos quais éramos solicitados a fazer fichas de resumos, alguns foram gostosos de ler, outros porém nem mesmo eram bem entendidos. Ainda tiveram O Pequeno Príncipe e Polliana .

Com o passar do tempo o gosto pelo estudo ,a curiosidade e vontade de aprender mais, já na faculdade, vieram : Paulo Freire , Piaget. Vigostsky,Pedro Demo, Celso Vasconcelos, Dermeval Saviani, Moacir Gadotti, Regina Leite Garcia, Jussara Roffmann e muitos outros ao mesmo tempo que trabalhando com a Educação Infantil toda a magia  da literatura infantil reascenderam em mim o prazer da infância e fez de mim uma formadora de leitores. Lia para eles várias histórias diariamente, fazíamos “O Clube do Livro”, confeccionamos livros a partir de história lidas ou criadas por eles…

Em família não foi diferente,ao longo da infância de meus filhos adiquiri uma grande variedades de livros lidos diariamente o que despertou neles, gradativamente, o gosto e necessidade de ler o que, para mim, é motivo de grande orgulho; são hoje grandes leitores. O exemplo é o único legado que deixamos…

Viva para que você seja lembrado pelas suas ações, pelos seus exemplos e pelas batalhas vencidas. Não perca tempo!

Um pensamento sobre “O Exemplo é seu único legado.

  1. Professores, mestres, pedagogos, muitas vezes possuem a responsablidade pelo exemplo, pela formação de caráter e pelo aprendizado, visto que por vezes famílias foram formadas por pais sem instrução, sem leitura, e que batalharam para que seus filhos pudessem estudar e ter o que eles não tiveram…

    Minha avó foi assim e hoje paro pra pensar: Eu vim aqui nesse mundo pra que? Ser um exemplo é obrigação, pelo menos retribuir todo o amor e todo o aprendizado. O mundo precisa de educadores e exemplos…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s