Como Tranformar uma Empresa em um Ambiente Onde Todos Gostariam de Trabalhar.

Se você quer intensificar sua credibilidade
– Crie um blog na intranet onde os funcionários possam debater sobre temas diversos;
– Promova anualmente um evento que reúna todos os colaboradores, fixos e terceirizados, no qual executivos apresentam resultados e metas, novos produtos e serviços;
– Apresente também aos fornecedores o código de conduta e ética da empresa;
– Permita que, periodicamente, um grupo de funcionários discuta com o presidente se a conduta da companhia está coerente com os valores que ela prega;
– Avalie por meio de treinamento qual seria a atitude do funcionário no caso de uma situação conflitante com os valores da empresa.

Se você deseja que a equipe se sinta respeitada
– Promova uma gincana pela intranet que estimule o conhecimento sobre campanhas e ações internas;
– Ofereça horário flexível de trabalho para quem estuda;
– Implante reuniões periódicas entre os líderes e presidente para discutir temas relacionados à gestão de pessoas;
– Crie um programa que reconheça os funcionários com melhor desempenho;
– Permita que os universitários façam palestras aos colaboradores sobre temas que estão estudando.

Se você quer garantir imparcialidade de tratamento aos funcionários
– Estabeleça um programa de avaliação de desempenho em que o funcionário define suas metas e objetivos com seu superior imediato;
– Apresente o resultado da pesquisa salarial de mercado e o reajuste interno;
– Promova reuniões de feedback entre gerentes e funcionários;
– Divulgue aos colaboradores pelo menos metade das vagas existentes, para lhes dar possibilidade de crescer;
– Crie um canal de comunicação para que os funcionários possam se manisfestar sem ter de, obrigatoriamente, se identificar.

Se você busca que os colaboradores se orgulhem do próprio trabalho
– Promova visitas de familiares dos funcionários à empresa;
– Implante um rodízio que permita que os colaboradores conheçam os outros departamentos;
– Realize pesquisa de satisfação dos clientes e compartilhe o seu resultado;
– Desenvolva o material publicitário da empresa em parceria com os colaboradores;
– Compartilhe com a equipe toda premiação recebida pela companhia.

Se você quer estimular um clima de camaradagem na empresa
– Crie um programa para que o novo colaborador tenha um padrinho mais experiente para orientá-lo;
– Permita que o funcionário que mudará de área fique de duas a três semanas acompanhando seu futuro departamento
– Convide ex-colaboradores para a confraternização anual;
– Promova reuniões bimestrais entre os estagiários.

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