Sobrevivendo no Mundo do Grátis.

1. Imediatismo: Cópias grátis de um best-seller ou de um filme podem ser encontradas mais cedo ou mais tarde. Mas o que dizer de um exemplar que chegasse na caixa de correio (de casa ou do e-mail) no exato momento em que fosse lançado? Muitos fãs não esperariam pelas cópias.

2. Personalização: Imagine uma cópia do game Guitar Hero que fosse customizada para se adaptar à acústica da sala de estar.

3. Interpretação: O software é de graça, mas o manual custa R$ 10 mil. Parece piada, mas não é. Empresas como Red Hat e Apache, diz Kelly, vivem de suporte pago para softwares gratuitos.

4. Autenticidade: Cercado de pirataria por todos os lados, muitos consumidores estão dispostos a pagar pela garantia de qualidade e de serviço pós-venda de uma marca reconhecida.

5. Acessibilidade: Num mundo móvel, as pessoas vão pagar para ter as coisas onde elas estiverem, no momento em que precisarem. Por isso, serviços de armazenamento de dados digitais estão crescendo exponencialmente.

6. Presença física: Consumidores começarão a sentir falta, num mundo virtual, dos velhos e bons objetos físicos. Os livros de papel, por exemplo, não vão morrer, mas podem ficar mais caros.

7. Preço justo: Assim como Richards, Kelly descobriu que as pessoas querem pagar pelo trabalho de músicos, cineastas e produtores de games – desde que o preço seja adequado e o processo, fácil.

8. Valor: O preço zero iguala todos os produtos e, no fim, causa dificuldades ao cliente na hora da escolha. Paradoxo do mercado grátis: o próprio preço se transformará num diferencial e agregará valor ao produto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s