Empreendedorismo na Prártica.

A finlandesa Team Academy é uma faculdade de pós-graduação única no mundo. Não tem salas de aula nem professores. Seus alunos aprendem a ser empreendedores na prática. O curso é custeado pelo governo, ou seja, gratuito. A coordenadora Henna Kaariainen, que esteve no Brasil em julho, em evento realizado pelo Senac-SP, Banco Santander e Real, SOL Brasil e Hub, explica o método.

TRABALHO EM EQUIPE
São apenas 60 alunos por ano, rigorosamente selecionados. Logo no primeiro dia de “aula”, eles se organizam em três grupos. “Trabalhar em time faz com que as pessoas se esforcem mais”, diz Henna.

VIVÊNCIA EMPRESARIAL
Cada time se registra como uma empresa de verdade e tem que cumprir todas as obrigações fiscais. O lucro gerado pelo negócio montado durante o Team Academy — que chega a 400 mil euros por ano, é destinado em parte aos alunos e em parte à manutenção da escola. Cerca de 30% dos times dão tão certo que continuam como empresas após a conclusão do curso.

LIÇÃO DE CASA
Cada equipe tem que propor um projeto de verdade para grandes empresas (como Ford e Unilver) e executá-lo. No final, é escrita uma tese, em grupo ou individualmente.

COACHING
Em vez de um professor, os alunos contam com a ajuda de um coaching, que auxilia no desenvolvimento dos projetos. A maioria dos treinadores são alunos graduados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s