Blogs de Conteúdo que Fazem a Diferença.

Dias atrás eu twittei sobre uma super inteligente iniciativa de um grande amigo, o Gabriel Galvão. Trata-se da 1a Coletânea de Blogs Sobre Marketing. A ideia é excelente porque vai juntar muita galera jovem e pensante sobre uma nova forma de fazer marketing e negócios.

Obviamente, no momento em que eu fiquei sabendo sobre a INCRÍVEL iniciativa, me inscrevi para fazer parte dessa grande atitude. Após a inscrição eu tive um pequeno bate-papo com o o Gabriel e resolvi entrevistá-lo para divulgar a ideia da coletânea. A entrevista, além de ser mais uma divulgação sobre essa incrível iniciativa, visa esclarecer ainda mais sobre a coletânea e, quem sabe, fazer com que mais pessoas se inscrevam nesse evento maravilhoso, que reunirá pessoas totalmente fora da caixa colaborando para aumentar o conhecimento sobre Marketing disponível na internet e também fora dela.

Eu agradeço ao Gabriel pela boa vontade em responder as perguntas e pela grande ideia que estamos colocando em prática. Abaixo, um pouco mais sobre a 1a Coletânea de Blogs Sobre Marketing. Se você não conhecia a iniciativa, essa é uma excelente oportunidade de conhecer um pouco mais e fazer a sua inscrição. As incrições podem ser feitas aqui.

1.Quem é Gabriel Galvão?

Pernambucano, 27 anos, administrador habilitado em marketing, consultor de marketing para micro e pequenas empresas e blogueiro atuante e agitador.

2. A sua história com blogs não é tão recente assim. Fazem parte do seu portfólio, além do Administrando, que você foi editor, temos agora o Ponto Marketing. O que os blogs de negócios representam para você?

Blogs de negócios, seja sobre marketing, administração, finanças, empreendedorismo – como o Think)Outside – ou outros tipos, são ótimas fontes rápidas e dinâmicas de adquirir informações sobre o mundo dos negócios. Tenho dezenas de blogs no meu Google Reader e os acesso frequentemente para me manter informado do que acontece no mercado. Quem quer sempre estar atualizado deve acessar blogs de negócios e fazer disso um hábito.

3. Quais os motivos que lhe fizeram abrir mão do Administrando e trocá-lo pelo Ponto marketing? Os dois blogs têm apelos diferentes. Foi isso que lhe fez optar apenas pelo Marketing?

O marketing é minha paixão, mesmo antes de entrar na faculdade. Eu nem sabia o que era marketing mas já o admirava. Após a faculdade, essa paixão ficou mais forte e evidente. Então resolvi me dedicar mais ao marketing, sem deixar de falar de outros assuntos que me interessam, como blogs e o mundo do café. Mas não abandonei o Administrando não! Ele é como um filho para mim (risos)! Comecei ele ainda na faculdade, mas ele tomou uma proporção muito grande, sendo então entregue ao Claudinei Costa, que o está gerenciando com muita responsabilidade. Ainda continuo participando dele uma vez por quinzena falando sobre marketing.

4. Como foi a concepção da ideia da Coletânea de Blogs Sobre Marketing? Quem está junto com você na organização dessa iniciativa?

A 1ª Coletânea sobre Blogs de Marketing surgiu da necessidade de haver uma integração maior dos blogs para ajuda mútua e divulgação de seus trabalhos. Em muitos casos, os blogueiros são esforçados e atuantes, mas vêem pouco resultado para tanto trabalho e aos poucos vão abandonando seus projetos. A Coletânea visa estimular os blogueiros a se engajar e a encarar os outros blogueiros como parceiros e não como inimigos, gerando visitações mais consistentes para seus blogs e mais possibilidades de que sejam iniciados negócios que tragam dinheiro para os participantes.

Por enquanto, apenas eu estou catalogando os blogs e preparando o projeto gráfico da Coletânea, mas a Frente Guerrilha, uma agência de marketing de guerrilha, já se ofereceu para ajudar na divulgação. Mesmo assim, todos podem participar dando suas opiniões ou ajudando quando puderem, principalmente por meio do Twitter, Facebook e blogs.

5. Quem está dentro do projeto até agora? Fale um pouco mais dos participantes confirmados até agora. Existe algum patrocinador por trás disso tudo, algum parceiro?

São até agora (26/11/2009) 18 blogs inscritos pelo link http://bit.ly/88JwLQ. Os participantes são bem variados e isso está sendo muito bom para o material.

Estou em busca de parceiros para que a Coletânea possa ser impressa e entregue aos blogueiros participantes e também para jornais, agências de marketing, publicidade e propaganda e outras empresas que venham a aproveitar das informações ali reunidas. Se souber de algum provável parceiro, me fale sobre ele no meu e-mail, gabriel@pontomarketing.com.

6. Como vai funcionar a coletânea?

A Coletânea será disponibilizada para download, para que todos os participantes possam baixar e repassar para seus contatos. Como disse acima, dependendo da captação dos parceiros, a Coletânea poderá ser impressa e distribuída.

7. A coletânea tem a ideia futura de suas próximas edições se transformarem em um livro? Um livro sobre empreendedorismo colaborativo pode estar pintando por aí?

É uma boa ideia, mas vamos dando um passo de cada vez. A prioridade da Coletânea é ser uma referência para quem estiver interessado em fontes confiáveis e regulares de informações sobre marketing. É como se fosse uma lista telefônica, só que de blogs sobre marketing.

8. Para quando podemos esperar o lançamento da coletânea de marketing?

Minha vontade é lançá-la até a última semana do ano virtualmente e, se Deus e os patrocinadores quiserem, impressa em janeiro.

9. Teremos direito a um lançamento web à altura do projeto, como são feitos os grandes lançamentos da internet?

Geralmente são feitos através de redes sociais e o uso estratégico de SMM (social media marketing). As mídias sociais trabalhando de forma integrada conseguem alavancar lançamentos na internet de uma forma muito vantajosa. Então, quando vira vírus, a informação sobre o lançamento corre solta, divulgando o produto lançado sem muito esforço a partir dessa etapa.

10. Após o primeiro volume da coletânea, o que mais está por vir em 2010? Quais os planos e expectativas do Ponto Marketing?

Quem sabe a Coletânea não vira um evento itinerante, dependendo dos resultados dessa primeira edição? Estou concentrado na Coletânea e as ações para 2010 estão atreladas aos seus resultados. Porém, independente da Coletânea ser um sucesso ou um fracasso, sempre estarei pensando em formas de estimular e agitar a galera blogueira, em especial meus colegas mercadólogos.

Espero que em 2010 muitas pessoas copiem minha iniciativa e passem a fazer catálogos ou outros meios para divulgar blogs de negócios, principalmente os de menos visitações, para que os pequenos editores de blogs não percam as esperanças e vejam os resultados mais rapidamente.

2 pensamentos sobre “Blogs de Conteúdo que Fazem a Diferença.

  1. Pingback: Anônimo

  2. Pingback: Anônimo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s