Todo dia é dia de Vender Mais.

Final de ano é a época em que todo mundo pensa em aumentar as vendas. É uma pena que somente no final de ano as pessoas tenham isso em mente. Tá certo que, no Natal, todo mundo quer aproveitar.

MAS, e quando as coisas estão ruins. E fora do período de festas (Natal, dia das mães, páscoa, dia dos namorados, dia dos pais e dia das crianças), por que não VENDER MAIS. As pessoas, os gerentes, os líderes esquecem que o que sustenta uma empresa não é o estouro de vendas no final do ano, mas sim a regularidade de vender durante todo o ano. Métricas de comportamento de vendas é provocativo. Se não houver desafios, os vendedores desistem. Eles vão conversar com o vendedor de outra loja, eles vão marcar visitas que não existem, eles vão ler fofoca no computador. Eles não vão ligar para o cliente que fez orçamento e AINDA não comprou; eles não vão estudar sobre as novidades do mercado; eles não vão contar o estoque, para CONHECER os produtos da empresa, raras exceções.

Vender mais quando o tempo ajuda, é fácil. Fazer vender em pleno Carnaval, é estudo, esforço, força de vontade e disposição pra fazer o trabalho sujo, que ninguém quer fazer e foje.

Se você tá pensando em começar 2010 fazendo isso, a Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, da algumas dicas pra aumentar vendas. As dicas são pra Website. MAS, valem muito bem pra qualquer loja não virtual.

1. Defina o Público Alvo. Não adianta atrair para o site visitantes que não sejam qualificados. É importante ter em mente quem representa o público-alvo da empresa na hora de traçar a estratégia de marketing e divulgação da loja virtual. “Independentemente da mídia, faça campanha dentro do nicho adequado”, afirma Henrique Pechman, diretor da consultoria Online. Um alvo, UM TIRO.

2. Faça Promoções Sazonais. O Ambient Air, portal de vendas de condicionadores de ar, ofereceu em setembro descontos de 10% para os consumidores que pagassem à vista. O resultado surpreendeu. “As vendas à vista cresceram 32% em relação a agosto, chegando a 64 pedidos”, diz Felipe Fernandes, coordenador do portal. Promoções devem ter motivo, data de estreia e data de término. Senão os clientes desconfiam.

3. Crie uma linha para receber os comentários. Pesquisa da consultoria e-Bit indica que 70% dos usuários da web consideram a opinião de outros clientes de uma loja virtual muito importante na hora de definir onde comprar. “Apesar de a internet ser um ambiente com muitas opções, não existe contato pessoal e, por isso, as pessoas ficam inseguras. Então, nada melhor que disponibilizar o depoimento dos consumidores no seu site”, afirma André Fernandes, sócio da Samba Business, agência especializada em desenvolvimento de sites. Escute, escute, escute, escute.

4. Direcione os Clientes. Sua empresa investe em links patrocinados? Então deixe de direcionar os visitantes para a home principal. Para transformar a visita em venda, o ideal é remeter o usuário para a página do site onde o produto está disponível para compra. “Em alguns casos, as pessoas procuram por até quatro minutos o que querem comprar e não encontram”, diz Joe Campos Costa, consultor da Online. Mostre o caminho sempre.

5. Utilize a Comparação de Preços. Os sites de comparação de preço são uma alternativa interessante aos links patrocinados. “Nosso portal recebe, por dia, 4 mil visitas e entre 50 e 100 pedidos. Do total de compras, 40% vêm de sites como Buscapé e Bondfaro, onde os preços podem ser vistos e comparados. A taxa de conversão dos consumidores que chegam até nós por meio desses sites normalmente é maior”, afirma João Cleyber, diretor comercial da Import Cosmetics. Faça o trabalho do seu cliente. Mesmo que ele não pareça ser favorável a você.

6. Tenha um Chat Online. Um chat online pode ajudar a aumentar as vendas. “Faz diferença para alguém que está do outro lado do Brasil receber uma resposta personalizada. Conseguimos cativar o consumidor e isso resulta em conversão”, diz Márcio Albino, do site Amercantil. O chat da empresa responde, em média, a mil perguntas por mês. Esteja disponível em todos os canais.

7. Faça Vídeos. Se os consumidores não sabem como sua empresa trabalha, demonstre. Grave um vídeo detalhando o processo de entrega de uma mercadoria. “Nós chamamos isso de video unpacking. É muito usado fora do Brasil, mas pouco difundido por aqui. Mostre ao consumidor como o produto vai chegar à casa dele, como será embalado. Isso passa credibilidade”, afirma Fernandes, da Samba. Faça vídeos, ensine seu cliente, eduque-o. Com vídeos, palestras ou uma boa conversa. MAS FAÇA!

8. Amplie as Formas de Pagamento. Ter um preço compatível com a concorrência é fundamental para fazer sucesso na internet, assim como oferecer diferentes formas de pagamento. “Apesar de 80% das vendas on-line serem pagas com cartões de crédito, as chances de fechar um negócio aumentam com uma oferta maior de opções”, diz Guasti, do e-Bit. Depósito bancário, transferências e boletos são alternativas valorizadas pelos consumidores. Ande na mão da evolução.

9. Seja Buscável. Apesar de eficiente, a divulgação por links patrocinados — sistema de publicidade das ferramentas de busca em que o site da empresa é divulgado de acordo com a pesquisa do usuário — exige atenção na escolha das palavras. Fernandes, do Ambient Air, notou que a taxa de conversão aumentava quando a empresa apostava nos nomes das marcas e em modelos específicos, em vez de termos como ‘ar condicionado’ e ‘condicionadores de ar’. “A palavra ar condicionado, por exemplo, é muito disputada e nem sempre quem procura por ela quer comprar”, explica. Esteja ao mínimo de cliques possível de seu cliente.

10. Seja Simples e Direto. As páginas de compra devem ser fáceis de usar. Por isso, evite pedir informações desnecessárias na hora do cadastro. “Nos EUA, pesquisas indicam que mais de metade das compras são abandonadas durante o processo de finalização”, diz Guasti, do e-Bit. Deixe claro ao consumidor a duração do processo, desde a finalização do pedido até a entrega. NADA DE FRESCURAS.

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