Ayrton Senna é o Exemplo de Empreendedorismo.

Saiba por que o ídolo das pistas também deve ser reconhecido como ícone de empreendedorismo, inovação e superação.

Diz o ditado que o brasileiro gosta de deixar tudo pra última hora. Será que é verdade?

Eu nunca fui adepto desse ditado e sempre tentei, ao máximo ser a exceção à essa regra. Mas, ontem, depois de três vezes tentando ir e, no último dia, eu compareci à exposição interativa sobre o Ayrton Senna que tava rolando no metrô República, aqui em São Paulo.

Ayrton Senna Motivação para Artistas na Call Parade 2012 - ThinkOutside | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e InovaçãoDigo tentei sem sucesso por que duas vezes eu fui e estava fechado e uma vez eu fui e estava uma fila violenta. Ontem não estava menos vazio mas, era o último dia e eu tive que esperar mesmo.

Eu nem preciso dizer que a exposição é belíssima. Você pode ver mais fotos no meu Flickr.

Com uma riqueza de materiais interativos enorme, vídeos, troféus, fotografias, roupas, capacetes, muitas (muitas mesmo) fotografias do corredor e milhares de depoimentos, imagens dos podiums e até mesmo o próprio Ayrton Senna narrando uma volta em Interlagos. Na minha opinião toda a exposição é uma prova de emoção. É impossível não se arrepiar vendo tantos fatos e características da vida de Senna tão pertinho da gente (até pneus usados em provas).

Para mim, foi impossível não me emocionar e quase chorar durante a exposição. Principalmente no vídeo em que Ayrton fala sobre não desistir de seus objetivos e de não deixar de lutar por aquilo que você acredita.

Depois disso, é impossível discordar que Ayrton Senna é um exemplo de empreendedorismo e liderança. Acredito que é justamente isso que faz com que, mesmo depois de morto ele ainda seja um ícone não apenas no automobilismo, que o reconheceu recentemente como o maior piloto de todos os tempos, mas como para milhares de fãs por todo mundo que o reconhecem como exemplo de brasileiro a ser seguido.

Sendo assim, eu vou listar aqui cinco motivos pelo qual Senna é exemplo de empreendedorismo.

1. Ayrton Senna era persistente.

Todo mundo sabe o quão desgastante é pilotar um carro de Formula 1. Não porque já pilotou, mas porque cresceu com todo mundo falando sobre isso. Dizem que, em média se emagrece três quilos por corrida. Isso se o seu carro estiver em perfeitas condições. Se estiver.

E se não tiver?

Se não estiver tudo certo é bem capaz que você nem consiga terminar. Ou que tenha que abandonar a prova. Ou que se acidente.

Isso se você for um simples mortal, que desiste sob qualquer adversidade, sob qualquer dificuldade e goste de ficar dando desculpinha. Com os empreendedores desistir, muitas vezes não é uma opção. Não mesmo.

Um carro de F1 tem sete marchas. Imagine levar grande parte de uma corrida com apenas uma marcha – a sexta. Não é pra qualquer um, realmente. Ayrton Senna não apenas levou seu carro com apenas uma marcha por grande parte de uma corrida, como também venceu a corrida.

E o sinal de seu esforço era visível. Além de ter sido tirado do carro no colo, ele nem conseguiu erguer o troféu na hora do podium. Mais um sinal de que o grande ídolo não se transformou em ícone à toa.

2. Ayrton Senna era meticuloso.

Dizem que Senna, nos finais de semana que antecedia as corridas não dormia direito. Ou praticamente não dormia.

Após os treinos e corridas ele não se contentava em dar o seu melhor pisando fundo no acelerador. Ele estudava os dados das voltas na corrida, analisava quais voltas ele teve o melhor desempenho e o que havia feito nessa volta. E ele fazia isso com os treinos e com as corridas.

Se debruçar sobre os relatórios de desempenho com engenheiros, chefe de equipe e mecânicos.

Não descansava enquanto não conseguia estabelecer qual seria o seu limite e o do carro durante a prova. Isso o tornou um exemplo de liderança e empreendedorismo.

Após o final de semana de provas ele poderia simplesmente dormir e descansar; ou ir pra farra. Mas não. Ele queria entender o por quê ganhou ou perdeu, o motivo de ter quebrado, de ter falhado ou de ter sido ultrapassado em algum momento.

Ayrton Senna não estava satisfeito com o primeiro lugar. Ele estudava e se debruçava sobre os dados para entender os fatores técnicos, aerodinâmicos, mecânicos e humanos que o fazia ser melhor ou pior do que os concorrentes.

Não é por acaso que a sua equipe tinha a fama de ser uma das melhores em trocas de pneu e reabastecimento.

Ayrton Senna Exemplo de Empreendedorismo - ThinkOutside | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação

3. Ayrton Senna era metódico.

As vitórias de Senna não eram um golpe de pura sorte.

Ele tinha uma rotina. E não apenas uma rotina, ele tinha uma rotina que dava certo.  Ele sabia intercalar entre treinos, exercícios e descanso seus estudos sobre a concorrência, sobre o seu melhor e sobre o mercado da Formula 1.

E Ayrton sabia que, precisava ganhar X corridas para ter chance de ser campeão e levar não só ele, como sua equipe ao podium.

Em uma dessas vezes, outro caso conhecido é de que Ayrton Senna correu um grande prêmio inteiro sem freios. Isso mesmo. Ele correu há cerca de 300km/h sem freio.

Isso por que ele precisava vencer, de qualquer maneira aquela corrida. Ele tinha um método de estudar seus concorrentes, um método de correr e uma rotina.

Não era apenas garra e força de vontade. Era método, estatística, matemática e lógica.

4. Ayrton Senna Sabia se Adaptar às Circunstâncias.

Já diz o ditado: “adapte-se ou morra”!

Ayrton Senna foi um grande empreendedor por saber se adaptar às circunstâncias.

Quando ainda estava no kart ele treinava quase todos os dias durante toda a tarde, após a escola. Ele ia para Interlagos e andava por toda a tarde, fazia chuva ou sol.

Quando chovia ele não voltava aos boxes e sim continuava correndo. Com isso ele aprendeu a regular o kart para dar o melhor de si durante as chuvas sem que isso o prejudicasse. Com isso, acabou tendo um grande diferencial no seu desempenho quando chovia.

Depois de ter aprendido a se adaptar para aumentar o seu rendimento mesmo com às adversidades, ao invés de ser vítima delas, Ayrton Senna aprendeu não apenas a regular o seu carro para andar na chuva, mas a regular a si mesmo, seu comportamento e seu desempenho quando chovia. E com isso, ganhou a fama de ser um piloto que fazia acontecer quando a pista estava molhada.

Até hoje Senna é lembrado por seu talento de andar na pista molhada. Até hoje as pessoas acreditam que isso era apenas audácia do piloto. A verdade é que estamos falando sobre uma pessoa que soube se adaptar às circunstâncias e adversidades e encontrar uma maneira de fazer diferente.

#5. Ayrton Senna Ajudou a Fazer a Diferença na Vida das Pessoas.

Conheça e ajude o Instituto. Clique na Imagem!

Ayrton Senna sabia que muito do que era foi feito pela educação. Sabia ainda que sem educação muita coisa poderia ter sido diferente na sua vida e na sua família.

E ele não apenas pregou a educação em seus discursos. Ele criou um maneira de disseminar e dar educação. Através do Instituto Ayrton Senna ele mudou a vida de milhares de crianças que nunca teriam ao seu alcança educação de qualidade para serem os agentes de suas próprias mudanças em suas vidas.

Ele não apenas usou as oportunidades que teve para alavancar a sua carreira e fazer dinheiro e fama. Ele usou as oportunidades que teve em sua vida para fazer também a diferença na vida das pessoas.

Esses são apenas cinco pontos que corroboram para a conclusão de que mais do que um profissional de alto desempenho, mais do que um piloto vitorioso, mais do que um exemplo de brasileiro, mais do que um profissional bem sucedido Ayrton Senna era um empreendedor e por isso está marcado como ídolo e herói na vida das pessoas.

Esses tópicos ficaram muito claros na minha visita à exposição Senna Emotion que terminou ontem e, acredito eu deveria passar por mais lugares.

Abaixo, um belíssimo vídeo que eu fiz da exposição sobre todos os carros de Senna durante sua trajetória entre nós.

Viva Ayrton Senna! Onde quer que esteja…

Vencer é o que importa. Não vencer uma corrida, uma temporada, mas sim vencer na vida. É isso que interessa“. Ayrton Senna.

About these ads

2 comentários sobre “Ayrton Senna é o Exemplo de Empreendedorismo.

  1. O Ayrton sempre será um exemplo de Homem, Como profissional,como pessoa, e acima de tudo um orgulho para todos os brasileiros. Não queria tê-lo perdido, mas não sou egoista a ponto de querer ele ¨vivo¨, como o Super-homem(Christopher Reeve) ou como o Schumacher.. O nosso Campeão não suportaria limitações. A saudade sempre vai doer, mas qualquer dia a gente se encontra … por enquanto ELE vai ficar GUARDADO NO LADO ESQUERDO DO PEITO .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s