50 Dicas Para Vender Mais, Parte 3.

Hey! Não adianta ficar aí parado olhando para o vendedor reclamando para ele vender mais.

Eu sei que tava todo mundo esperando por mais uma séria de dias para vender mais. E, claro como toda empresa quer vender mais, aqui estamos.

Se você está chegando por aqui agora, eu recomendo que, antes de começar a ler este artigo você leia antes:

- 50 Dicas Para Vender Mais, Parte 1; e

- 50 Dicas Para Vender Mais, Parte 2.

Se você ou a sua empresa estiver passando por uma crise, ou se o seu mercado estiver em crise, ou se a crise da Europa estiver afetando o seu negócio, eu aconselho que você leia a minha série de Dicas Para Vender Mais em Tempo de Crise.

Essas dicas para vender mais são de 2009 mas tenho certeza que podemos aproveitar muita coisa. Em matéria de vender mais tudo precisa ser estudado.

E começo por isso a falar sobre vendas…

Para vender mais, todas as possibilidades precisam ser estudadas.

Antes que você me questione, eu disse ESTUDADAS. E não praticadas. Há aí uma grande diferença.

O empreendedor tem geralmente o hábito de a toda reunião sobre vendas mudar a estratégia de abordagem da empresa.

Eu já disse isso algumas vezes e repito. Vendas é um processo. Mudar esse processo a todo momento não vai fazer você vender mais da noite pro dia.

Da mesma maneira que, na agricultura, quando semea-se a terra precisa esperar para a semente brotar, para vender mais a sua empresa precisa focar em um plano de vendas.

As minhas dicas para vender mais de hoje têm a ver com estratégia, plano de vendas e, obviamente execução.

Anote aí: para vender mais você precisa ter foco. Ter foco significa dizer não. Para vender mais a sua empresa precisa elaborar uma estratégia e focar nela.

Ao focar em uma estratégia para vender mais, você precisa executar essa estratégia e ter foco nela. Ou seja, dizer NÃO para todas as outras estratégias mirabolantes para vender mais que vier na sua cabeça.

Vender mais = foco.

Foco = dizer não. Logo,

Vender mais = dizer não.

É mais ou menos assim.

Vender mais é dizer não.

Aprenda a, quando elaborar uma estratégia, seguí-la até que ela dê os frutos esperados, ou seja, que a sua empresa realmente comece a vender mais.

O fato de começar uma estratégia e não levá-la até o fim pode ser o que está afundando com a sua marca.

Por isso, lembre-se em dizer não para todas as ideias mirabolantes que vêm a sua cabeça, todos os dias para vender mais. Isso não vai ajudar.

Então, vamos às dicas para vender mais sobre planejamento, estratégia e foco!

#1. Para vender mais, elabore o seu fantástico diferencial.

Bem, a verdade é que não adianta copiar o concorrente e querer vender mais. Infelizmente isso não vai acontecer.

Foque em Criar um Diferencial da sua Empresa | ThinkOutside - Marketing & Vendas, Empreendedorismo e InovaçãoToda empresa tem que ter um fantástico diferencial par vender mais.

Preste atenção… existem milhares de brincadeiras na internet sobre os produtos da Aplle. Todos dizem que eles conseguem vender um produto simples por um preço inacreditável.

E o pior, sem inventar nada.

Mas, converse com um dono de um iPhone, ou outro produto da Apple e veja se ele concorda com isso. Claro que não.

A Apple conseguiu criar o seu fantástico diferencial em cima da inovação e de produtos simples, que até hoje permite que os números de vendas da empresa crescerem. Ou seja, a Apple é uma empresa capaz de sempre vender mais.

E isso vale para todos os produtos que vende.

Qual é a coisa que você faz melhor do que ninguém? Use isto, conte uma história e crie um diferencial, uma cultura entre a sua marca e seus concorrentes.

#2. Para vender mais, aprenda a ser uma empresa gentil.

Em, Gratidão: Como gerar um sentimento incrível de satisfação em todos os seus clientes, Gary Vaynerchuck fala sobre a importância de se focar em fazer com que seus clientes tenham sucesso.

Nos Negócios e Nas Vendas Gentileza Gera Gentileza | ThinkOutside - Marketing & Vendas, Empreendedorismo e InovaçãoPor isso, para vender mais é preciso estar comprometido e envolvido com seus clientes.

Uma marca generosa consegue, sem esforços, vender mais. Isso acontece porque a empresa não está preocupada apenas no dinheiro e no lucro, mas sim com o que os clientes pensam sobre ela.

Você interage com seus clientes? Você os ouve, lembra-se deles, e está trabalhando focado em sinceramente fazer com que ele saia entusiasmado da sua empresa?

Vender mais é totalmente proporcional com o empenho que a sua empresa deposita naquilo que a Zappos! diz por despertar “WOW!” nos clientes.

Quando o cliente sai da sua loja o que ele pensa? Será que ele quer voltar? Como a sua empresa está trabalhando a generosidade para vender mais e criar uma cultura em volta do atendimento.

Produtos não são diferenciais. Produtos não vão fazer você vender mais.

O que vai fazer a sua empresa vender mais é o serviço que vem junto; o atendimento, a assistência técnica, o modo de atender telefone, a maneira dos funcionários se tratarem, a maneira que a equipe se veste, se comporta, fala e etc. É isso que vai – ou não – fazer a sua empresa vender mais.

#3. Para vender mais, a sua reputação precisa chegar no cliente antes da sua proposta.

Pense bem… quantas vezes esse ano você buscou, na internet ou com amigos, empresas para fazer negócios esse ano.

Crie a Reputação da sua Empresa | ThinkOutside - Marketing & Vendas, Empreendedorismo e InovaçãoVárias, não é mesmo?!? Então, a reputação da empresa chegou antes da empresa até você. Seja por artigos, seja por elogios de clientes, seja por cases de sucesso. Ou até mesmo porque a concorrência fez e deu certo. Isso vai fazer a sua empresa vender mais.

A única verdade absoluta sobre vender mais é: a sua empresa só vai vender mais se fizer seus clientes darem certo.

A sua empresa só vai vender mais se, antes de empurrar uma proposta goela abaixo do seu cliente você mostrar pra ele que sabe do que tá falando.

A sua empresa só vai vender mais se tiver reputação.

E sim, você só vai vender mais se, pessoas (satisfeitas, claro) falarem bem de você.

#4. Para vender mais, meça o seu desempenho junto a clientes.

Quantas vezes você ligou para os seus principais clientes para fazer uma avaliação da sua empresa.

Avalie o Desempenho da sua Empresa | ThinkOutside - Marketing & Vendas, Empreendedorismo e InovaçãoQuantas vezes você pediu ao seu cliente para apontar um erro seu que ele gostaria que fosse corrigido?

Sim. Para vender mais você precisa aprimorar a cada dia. E, para isso acontecer precisa medir o seu desempenho junto aos clientes.

Você só vai vender mais quando estiver melhorando o seu desempenho. E pra isso, nada como escutar a opinião sincera. Vender mais é aparar as arestas e não repetir erros.

No final, meça a satisfação dos seus clientes perguntando se ele indicaria a sua empresa para um amigo. Caso ele diga sim, peça a indicação.

As pessoas têm muito mais facilidade para aceitar um contato feito através de indicação do que de uma empresa que mal conhecem. Conseguir indicações de clientes satisfeitos vai certamente fazer com que a sua empresa consiga vender mais.

#5. Para vender mais, personalize o atendimento.

Sim! Não adianta todo mundo atender todos os clientes. É preciso transformar os vendedores em especialistas de clientes. Para isso, separe a equipe de vendas de duas maneiras.

Segmente Mercados e Vendedores | ThinkOutside - Marketing & Vendas, Empreendedorismo e InovaçãoPara vender mais, separe a equipe de vendas por processos de vendas.

Muitas vezes, um vendedor com boa prospecção não é bom no fechamento. Ou na qualificação. Ou negociação, apresentação e por aí vai…

Por isso, coloque quem é bom em prospecção pra prospectar. Coloque quem é bom em fechamento, pra assinar as propostas. E assim por diante. Uma equipe bem dividida vai fazer a sua empresa vender mais.

Para vender mais, separe a equipe de vendas por segmentos.

Se você vende para a indústria e para o comércio, por exemplo, a abordagem é o processo decisório é totalmente diferente.

O mesmo vale se você vende para B2C e B2B. Uma venda, um cliente, é totalmente diferenciado do outro.

Portanto, para vender mais, crie vendedores especialistas em cada segmento. Um vendedor expert em B2B, outro em B2C. Isso vai fazer com que eles entendam o processo de vendas para aquele cliente e saiba como ninguém realizar a venda.

Não basta segmentar clientes. É preciso segmentar vendedores também. Isso é um grande passo para vender mais.

Como sempre digo, vender mais não é mágica.

Não existe fórmula secreta. Não existe receita de bolo para vender mais.

Vendas é um processo dinâmico e, para vender mais você precisa se transformar em uma empresa dinâmica. Esse é o primeiro grande passo para vender mais: vencer a inércia.

Por outro lado, se mexer demais pode atrapalhar a sua empresa a vender mais. Portanto, o pulo do gato está em saber a hora de começar e a hora de parar de se mexer.

Vender mais é o resultado do equilíbrio dessas duas coisas.

E é justamente o esforço para esse equilíbrio que faz toda a diferença.

Vender Mais é Equilíbrio | ThinkOutside - Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação

Vender mais é o equilíbrio entre saber a hora de começar e a hora de parar de se mexer.

About these ads

8 comentários sobre “50 Dicas Para Vender Mais, Parte 3.

  1. Pingback: 50 Dicas Para Vender Mais, Parte 4. | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação – Think|Outside

  2. Pingback: 50 Dicas Para Vender Mais, Parte 5. | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação – Think|Outside

  3. Pingback: 50 Dicas Para vender mais, Parte 6. | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação – Think|Outside

  4. Pingback: 50 Dicas Para Vender mais, Parte 7. | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação – Think|Outside

  5. Pingback: 50 Dicas Para Vender mais, Parte 8. | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação – Think|Outside

  6. Pingback: 50 Dicas Para Vender mais, Parte 9. | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação – Think|Outside

  7. Pingback: 50 Dicas Para Vender Mais, Parte 10. | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação – Think|Outside

  8. Pingback: 50 Dicas Para Vender mais, a Conclusão. | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação – Think|Outside

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s