50 Dicas Para Vender mais, Parte 7.

Sim. Eu sei que vender mais é o que todos querem. Mas, não adianta investir em uma porrada de coisas e esquecer de otimizar os processos de vendas de sua empresa.

É verdade que as pessoas parecem não se importarem muito com os processos da empresas.

Tenho até certeza de que muitos vendedores vão achar que esses processos de que eu estou falando aqui são processos judiciais.

Mas, o que muita gente esquece é que vendas é um processo. E, para vender mais é preciso otimizar esse processo de uma maneira mais funcional. E revalidar o processo sempre que preciso.

Mesmo que você ache que não tem nenhum processo na sua empresa, ela tem um processo. E, pra vender mais, antes de otimizar esse processo você precisa entender qual é o processo de vendas da sua empresa.

Como funciona a abordagem de vendas da sua empresa? Você acredita que é possível vender mais sem modificá-la?

Como os seus vendedores fazem networking? Qual a maneira da sua empresa se relacionar com as pessoas? Será que é possível vender mais sem mudar isso para melhor?

Como você educa seus clientes? Você acredita que será possível vender mais sem alterar essa maneira de educar clientes?

O seu modus operandi é o que vai mostrar como a sua empresa faz as coisas. Isso é o seu processo. E, é possível, simplesmente vender mais otimizando esse processo, eliminando burocracia e, tendo mais controle interno sobre o que a sua empresa faz, o que promete e o que entrega.

Mas o que diabos esse tal processo tem a ver com vender mais, você pode estar pensando.

E eu já vou falar.

Se você está chegando por aqui agora, eu recomendo que, antes de começar a ler este artigo você leia antes:

50 dicas para vender mais, parte 1;

50 dicas para vender mais, parte 2;

50 dicas para vender mais, parte 3;

50 dicas para vender mais, parte 4;

50 dicas para vender mais, parte 5; e

50 dicas para vender mais, parte 6.

Se você ou a sua empresa estiver passando por uma crise, ou se o seu mercado estiver em crise, ou se a crise da Europa estiver afetando o seu negócio, eu aconselho que você leia a minha série de Dicas Para vender mais em Tempos de Crise.

Para vender mais é preciso foco no processo de vendas.

Isso aí. Processos de vendas. Ou etapas de vendas. Ou maneira da empresa trabalhar.

Esse fator é de grande importância pra vender mais e, tenho certeza vai permitir que você entenda melhor o fluxo das vendas na sua empresa.

Por isso, hoje as dicas para vender mais vão falar sobre processo de vendas, processos de negócios e como melhorá-los.

#1. Para vender mais, melhore a integração dos sistemas da sua empresa.

Responda rápido:

Para vender mais adote o CRM | ThinkOutside - Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação1. Qual o software CRM a sua empresa usa?

2. Por que você escolheu esse software?

3. Quais os diferenciais dele?

4. O que os vendedores pensam desse CRM?

A grande verdade é que a cultura do software de CRM ainda não está difundida no Brasil. Algumas empresas – geralmente as maiores – utilizam um sistema corretamente e conseguem um grande resultado em vender mais.

Mas, as pequenas empresas acreditam que CRM não tem nada a ver com vender mais.

Portanto, a implantação de um CRM é uma maneira de, além de entender os processos e o caminho dos consumidores até a compra, fazer efetivamente que esse caminho seja encurtado e que você consiga vender mais.

Se a função do CRM é vender mais?

Não. Mas ele vai fazer você ter um controle do processo de vendas e entender de uma maneira global como as vendas acontecem.

Por isso, o CRM é uma peça fundamental para vender mais.

Com o CRM você vai entender o fluxo de compra e, o caminho do processo de compra. Com o CRM você consegue enxergar o processo como um todo para vender mais.

O CRM ajuda nos processos de vendar, criando um controle sobre eles e, otimizando o seu fluxo. No final das contas a sua implementação vai influenciar e ajudar você a vender mais.

Se você acredita que o CRM realmente pode te fazer vender mais, eu recomendo que você fale com a galera do Agendor que é simplesmente o melhor CRM nacional focado em pequenos empreendedores.

#2. Para vender mais, subdivida as funções dos vendedores.

Você sabia que nem todo vendedor vende igual?

Sabia que nem todo vendedor tem a mesma capacidade e, enquanto uns são melhores em ativos, outros são melhores em receptivos, enquanto outros são melhores em pós-vendas, e assim por diante.

Para vender mais divida as funções de vendas | ThinkOutside - Marketing & Vendas, Empreendedorismo e InovaçãoPara vender mais você deve colocar cada peça fazendo o que faz de melhor em uma etapa do processo de venda.

Vender mais só será possível se a sua empresa conseguir pegar o melhor de cada vendedor e colocá-lo para fazer somente aquilo.

Deixe o melhor vendedor externo apenas em vendas externas, o melhor vendedor interno apenas nas internas, o vendedor que consegue vender mais por telefone no telefone, o receptivo recendo e assim por diante.

Colocar um vendedor que não gosta de fazer milhares de ligações diárias no telefone vai desmotivá-lo e não vai ajudar você a vender mais.

Cada função tem um perfil e, fazer todos os vendedores fazerem tudo não vai fazer você vender mais. Muito pelo contrário, só vai estragar a sua equipe de vendas.

Portanto, para vender mais coloque os melhores para fazer apenas aquilo que eles fazem bem e gostam de fazer. A felicidade de fazer o que gosta é compensada em produtividade e, faz vender mais.

#3. Para vender mais, não tenha medo de assumir seus erros.

Você quer passar a imagem de uma empresa perfeita?

Nem tente. Não vai dar certo.

Para vender mais, assuma seus erros | ThinkOutside - Marketing & Vendas, Empreendedorismo e InovaçãoVocê precisa entender que vai errar. Por que admitir que não é perfeito vai te ajudar a vender mais. Dizer que é o melhor o mais pontual, o sem problemas vai apenas colocar uma pulga atrás da orelha dos clientes.

Sim, você vai errar. E ser sincero é a única maneira de vender mais.

Problemas, todas as empresas têm. A diferença que você precisa focar é que você ainda vai continuar atendendo os telefones e respondendo os clientes quando os problemas acontecerem.

Você tem que ser humilde, saber reconhecer o erro e revertê-lo o mais rápido possível. Apenas isso vai fazer com que os clientes continuem confiando em você e faça a sua empresa vender mais.

Abaixe a cabeça, peça desculpas, faça tudo de novo.

Estar errado não é motivo para ter vergonha ou fazer mal ao ego. Estar errado é uma condição. Empresas e pessoas perfeitas não existem. Empresas e pessoas sinceras vão, certamente vender mais.

#4. Para vender mais, padronize todo o processo de vendas.

Sim. Padrão faz vender mais.

É claro que quando eu digo padrão não estou falando para você fazer tudo no mesmo padrão que todo mundo.

Você precisa fugir do padrão. Mas, pra vender mais precisa ter o seu padrão.

Para vender mais padronize os processos de vendas | ThinkOutside - Marketing & Vendas, Empreendedorismo e InovaçãoE, quando eu digo padrão, digo desde a maneira dos funcionários – independentes de que área – tratarem os clientes, até a maneira com que a empresa se relaciona com os concorrentes.

E por padrão podemos subentender cultura.

Porque padrão significa dizer uma empresa é igual. E, cultura significa dizer que a empresa é única.

Um padrão cultural é uma grande ferramenta para fazer a sua empresa vender mais.

O que você precisa padronizar para vender mais?

– O script de ligações ativas e receptivas;

– A saudação dos vendedores quando o cliente entra na loja;

– A maneira de atender telefone, responder um e-mail, transferir uma ligação;

– O script de visitas dos vendedores;

– O atendimento do suporte técnico (telefônico e presencial);

– As ligações de cobrança;

– O pós venda;

– TUDO!

Você precisa criar a sua cultura e padronizá-la, criar roteiro de como os funcionários vão fazer as coisas. Isso, criar um padrão de atendimento e desempenho da sua empresa no relacionamento com clientes e no processo de vendas vai sim fazer você vender mais.

#5. Para vender mais, deixe o processo de vendas CLARO.

Sim.

No início desse artigo eu tava falando sobre processo e ninguém tava entendendo nada.

Isso acontece.

Para vender mais deixe o processo de vendas claro | ThinkOutside - Marketing & Vendas, Empreendedorismo e InovaçãoPor isso, para não haver dúvidas para a equipe de vendas, que perdida será incapaz de vender mais, deixe o processo claro.

O processo de vendas, para funcionar e fazer a galera vender mais precisa abordar:

  • O que cada funcionário faz;
  • Aonde cada vendedor entra em cada etapa da venda;
  • Quais são as etapas da venda para a empresa;
  • O roteiro das ações de cada funcionário desempenha.

Com esses tópicos elucidados todos os vendedores saberão o que se espera deles e saberão o que precisa ser feito para vender mais e o que precisam fazer diariamente para que as vendas aconteçam e a empresa consiga superar o objetivo de vender mais.

Por que, mesmo sem um processo oficial de vendas, as pessoas e as empresas têm um processo, uma maneira de fazer.

Portanto, para realmente conseguir vender mais uma empresa precisa ter, oficializado esse processo da maneira com que enxerga como sendo correta do processo de vendas acontecer.

Isso faz vender mais.

Então, quer dizer que um processo de vendas ajuda a vender mais.

Sim.

Vendas precisa ser tratada como uma atividade estratégica. E, como tal, precisa ser formatada como uma sucessão de eventos em que a empresa e seus funcionários fazem suspects virarem clientes e, clientes continuarem comprando.

É isso, e apenas isso, o caminho das pedras para vender mais.

No final de tudo, eu aconselho que você sempre renove o processo. Diariamente nos deparamos com tecnologias, procedimentos, abordagens e ferramentas novas que podem ajudar a otimizar o processo e influenciar em vender mais.

Por isso, continue aprimorando os processos da sua empresa – anualmente. Isso vai garantir que você consiga continuar superando os desafios de vender mais.

O processo de vendas ajuda a sua empresa vender mais | ThinkOutside - Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação

O processo de vendas ajuda a sua empresa vender mais.

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5 pensamentos sobre “50 Dicas Para Vender mais, Parte 7.

  1. Excelente conteudo, possui uma abordagem muito interessante. Muito semelhante a uma visão sistemica. Pois, quando comerçarmos a verificar um empresa como um grande sistema, e dentro dela subsistemas. Iremos começar a obter informações necessarias para tomada de decisão. Link compartilhadissimo! Forte Abraço.

  2. Pingback: 50 Dicas Para Vender mais, Parte 8. | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação – Think|Outside

  3. Pingback: 50 Dicas Para Vender mais, Parte 9. | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação – Think|Outside

  4. Pingback: 50 Dicas Para Vender Mais, Parte 10. | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação – Think|Outside

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