50 Dicas Para Vender Mais, Parte 10.

Os vendedores são os maiores responsáveis por fazer uma empresa vender mais.

O que torna o desafio de vender mais um desafio? Todo mundo comprar a ideia e se comprometer a realizá-la.

Vender mais é impossível sem pessoas.

Ao longo de mais de 2 meses nós falamos sobre tudo: processos, gestão de pessoas, marketing, filosofia, estratégia, empreendedorismo. Enfim, tudo que, quer você queira, quer não, influencia na hora de vender mais.

Eu não quis falar do básico.

Esse não foi, em nenhum momento, o tema desse guia para vender mais. Eu escolhi temas pouco tratados e coisas que ninguém fala.

Isso porque eu me propus a repensar a área de vendas.

Em quebrar conceitos e crenças.

Porque, a única maneira de agir, ou deixar de agir é assim: pelas crenças que temos.

Por isso, eu tentei quebrar algumas crenças pessoais e, da maioria dos empreendedores para que o desafio de vender mais seja tangível.

Por que vender mais todo mundo quer; todo mundo precisa.

O que pega é: você, e todo mundo acredita que é possível vender mais?

Você só vai vender mais se todo mundo estiver comprometido com a missão de vender mais.

Missão dada é missão cumprida!

Você, seus vendedores, o gerente comercial e todo mundo que tiver envolvido, direta ou indiretamente com vendas precisa comprar a ideia de vender mais.

Por isso, eu resolvi deixar esse assunto mais difícil e delicado – a seleção dos vendedores, por último.

Se você não entender o processo de vendas, não vai conseguir selecionar os vendedores certos para fazer o processo de vendas acontecer e, vender mais.

Se você está chegando por aqui agora, eu recomendo que, antes de começar a ler este artigo você leia antes:

50 dicas para vender mais, parte 1;

50 dicas para vender mais, parte 2;

50 dicas para vender mais, parte 3;

50 dicas para vender mais, parte 4;

50 dicas para vender mais, parte 5;

50 dicas para vender mais, parte 6;

50 dicas para vender mais, parte 7;

50 dicas para vender mais, parte 8; e

50 dicas para vender mais, parte 9.

Se você ou a sua empresa estiver passando por uma crise, ou se o seu mercado estiver em crise, ou se a crise da Europa estiver afetando o seu negócio, eu aconselho que você leia a minha série de dicas para vender mais em tempos de crise.

Quem veste a camisa da sua empresa é tão responsável por vender mais quanto você, que pensa na estratégia.

Para vender mais é preciso gostar de vendas.

E, quando dizemos isso, estamos falando sobre entende o seu papel no processo de vendas e fazer com que vender mais realmente seja possível.

Por isso, eu resolvi, para fechar com chave de ouro a série sobre vender mais, falar sobre a seleção daqueles que são o cérebro e o coração de qualquer resultado de vendas: os vendedores.

Eu vou falar aqui sobre como selecionar, remunerar e encontrar vendedores que sejam comprometidos com a missão de vender mais.

#1. Para vender mais, aprenda a encontrar os melhores vendedores.

Para vender mais, aprenda a selecionar os vendedores | ThinkOutside - Marketing & Vendas, Empreendedorismo e InovaçãoVocê sabia que a maneira que você anuncia as vagas da sua empresa influencia diretamente no tipo de vendedores que você atrai?

E que isso vai influenciar diretamente na missão de vender mais.

Verdadeiros vendedores são movidos a desafios.

Por isso, quando você anunciar as vagas na sua equipe, foque em mostrar quais os desafios que o vendedor vai encontrar.

A sua empresa precisa ser clara de quais serão os desafios dos vendedores.

Não adianta falar que ele será responsável por gerir a carteira de clientes se, a sua empresa não tem nenhuma carteira de clientes.

Seja direto na hora de publicar um anúncio para os vendedores.

Mostre o desafio que eles terão pela frente. Com isso, apenas quem se identifica com esse desafio vai topar mandar o currículo para você.

#2. Para vender mais, não fique só na conversa.

Para vender mais, faça uma experiência com os vendedores | ThinkOutside - Marketing & Vendas, Empreendedorismo e InovaçãoTodo vendedor é um excelente vendedor nas entrevistas.

Todos são campeões em fazer as empresas vender mais.

Mas, muitas vezes, na prática a brincadeira é outra.

Não fique apenas na conversa. Depois da primeira conversa com os vendedores, eles precisam mostrar na prática que são tão bons quanto dizem.

Apenas o resultado é o que interessa. Isso, porque não adianta falar que é o melhor vendedor do mundo se nem saber vender a pessoa sabe.

Existem muitas pessoas que conseguem enganar qualquer um em uma entrevista e se passar por um excelente vendedor.

E, quando começa a rotina de trabalho, mostram-se incapazes de ajudarem a empresa a vender mais.

Por isso, faça um teste com os melhores candidatos. Dependendo do segmento da sua empresa, 1 dia de experiência é suficiente para fazer as coisas acontecerem.

Se ele mostrar realmente que é tudo aquilo, contrate.

Senão, pague o dia de trabalho e agradeça.

É melhor fazer isso do que ficar depois chorando pela má contratação realizada.

#3. Para vender mais, esteja atento à remuneração.

Sim. Isso é muito importante.

Para vender mais, dê atenção a remuneração | ThinkOutside - Marketing & Vendas, Empreendedorismo e InovaçãoMe diga de que adianta ter uma bela empresa, com belos desafios para vender mais se você não remunera o seus vendedores pelo menos, de acordo com o mercado?

A grande verdade é que, as pessoas são hipócritas.

Quando fazem uma pesquisa, o dinheiro nunca aparece em primeiro lugar para os vendedores. Mas, acredite, eles vão embora por uma oferta, muitas vezes, 100 reais maior do que o seu salário.

Tudo bem, não é só o dinheiro que conta.

Mas, se você quer ter uma empresa que consiga vencer o desafio de vender mais vai precisar remunerar acima do mercado.

Ou, pelo menos, dar alguma opção de compra de ações para os funcionários, o que é muito comum em startups, principalmente fora do Brasil.

Sem uma remuneração acima da média, eu diria que é muito remota a chance de você conseguir atrair algum vendedor para a sua empresa.

A não ser que ele não conheça o seu verdadeiro potencial.

#4. Para vender mais, peça para cada vendedor estabelecer as suas metas.

Para vender mais, peça para os vendedores estabelecerem as metas | ThinkOutside - Marketing & Vendas, Empreendedorismo e InovaçãoQuer melhor maneira de comprometimento?

Pergunte aos vendedores quanto eles gostariam de vender, o que eles fariam para vender mais e quanto eles estariam dispostos a aumentar essa meta mensalmente.

Quando uma pessoa cria a própria meta, ela está dizendo que aquele é o seu potencial.

Quando uma pessoa cria a própria meta, ela está dizendo que é com aquele resultado que a sua empresa pode contar com ela.

E, quando ela sinaliza assim, ela está se comprometendo e mostrando qual o seu potencial e até aonde está disposta a ir para fazer a sua empresa vender mais.

#5. Para vender mais, coloque cada peça fazendo aquilo que sabe fazer.

Isso significa colocar uma pessoa na função que ela desempenha melhor.

Para vender mais, coloque cada vendedor no lugar certo | ThinkOutside - Marketing & Vendas, Empreendedorismo e InovaçãoPor que isso?

Porque nem todo vendedor é bom em falar no telefone.

Porque nem todo vendedor é bom em fazer porta a porta.

Porque nem todo vendedor é bom em negociação.

Porque nem todo vendedor é bom em qualificação.

Todo vendedor tem alguma função no processo de vendas que é excepcionalmente bom. E, colocar o vendedor nessa função é o que vai fazer a sua empresa vender mais.

Sendo assim, você precisa delimitar o processo de vendas e colocar os vendedores naquilo que eles sabem fazer melhor.

Isso possibilita que você tenha o melhor aproveitamento possível de um vendedor, e o resultado disso será um aproveitamento melhor nos processos de vendas.

Vender mais ficará muito mais fácil se você colocar o vendedor dedicado à etapa da venda em que ele trabalha melhor.

Parece difícil, mas coordenar a seleção e atuação dos vendedores será a melhor maneira de conseguir vender mais.

Isso mesmo.

Os vendedores são os melhores – ou piores – instrumentos na hora de fazer uma empresa vender mais.

Por isso, dedicar tempo e esforço na seleção e organização dos vendedores faz uma grande diferença no resultado final.

Como eu vivo dizendo, vendas não é uma ciência exata. A venda é cheia de variáveis.

E, só será possível vender mais se você tiver pessoas remando junto com você e dando o seu melhor para o que isso aconteça.

Isso tem a ver com selecionar, capacitar, remunerar e alocar vendedores certos para atuar nos lugares certos e fazer as coisas acontecerem do jeito certo.

No final, o que nos resta é um checklist de ações de vendas e, vai realmente conseguir vender mais a empresa que usar esse guia de 50 dicas para vender mais como um checklist de práticas de vendas.

E, quanto mais uma empresa cumprir esse checklist, maiores as chances de vender mais.

Para vender mais, tenha um time de vendedores | ThinkOutside - Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação

Para vender mais, tenha um time de vendedores.

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5 pensamentos sobre “50 Dicas Para Vender Mais, Parte 10.

  1. Acabei de ler as 10 partes das 50 dicas para vender mais, e achei muito útil para o aperfeiçoamento das vendas. Sou vendedor desde 1988 no mesmo ramo. Hoje estou prestes a montar uma equipe de vendas para atuar no Estado de São Paulo, e com essas dicas mais o meu conhecimento, o sucesso é certo. Muito obrigado. Gostei

  2. Salvei todos os Posts sobre Vendas & Marketing e fui lendo enquanto estava salvando. Vou estudar com mais afinco agora que chegou ao final. Já fiz vários treinamentos sobre vendas, mas acredito que a gente nasce tendo que saber se vender de alguma forma. Espero que o blog continue nos dando dicas e informações sobre V&M, foi de muito valor pois, em vendas aprendemos todos os dias um pouco mais. Parabéns pela iniciativa.

  3. Pingback: 50 Dicas Para Vender mais, a Conclusão. | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação – Think|Outside

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