3 Características das Apresentações Surpreendentes

Primeiro verifique se você tem algo a dizer. Então, siga essas regras básicas.

Assistir ao TED é uma grande experiência. Hoje já são milhares de vídeos disponíveis com as mais diversas apresentações sobre os mais variados assuntos e os mais variados lugares.

Além de conseguir captar um grande número de ideias surpreendentes e úteis assistir ao TED é uma oportunidade também de se deparar com algumas apresentações maravilhosas, além de refletir sobre o que faz uma grande conversa.

Aqui estão algumas observações sobre o que podemos aprender com o TED sobre a maneira de fazer apresentações surpreendentes…

Será que há um segredo para grande apresentações?

Será que há um segredo para grande apresentações?

#1. Histórias sempre funcionam.

Os seres humanos tendem a se lembrar de coisas que importam para eles. Assim, os gráficos, as estatísticas, os números podem até ser importantes, mas serão difíceis de serem lembrados.

Discursos memoráveis constroem uma ligação entre o orador e a sua audiência e, histórias – especialmente as pessoais, e verdadeiras – são o que fazem com que essa conexão aconteça.

A narrativa da pesquisadora Mina Bissel sobre o que a levou a pensar de forma diferente sobre a estrutura do câncer transformou uma ideia abstrata em algo real e inteligível.

#2. Imagens são inexpressivas – com uma exceção.

Vemos uma grande quantidade de slides em apresentações e, a grande parte deles – se não todos – nem nos lembramos.

São realmente poucos os slides que podem nos captar atenção, como a imagem do jornalista Andrew Blum sobre a realidade física da internet: um grupo de mergulhadores que coloca cabos no fundo do mar.

Toda vez que alguém menciona a computação em nuvem agora, é possível saber que ela não é na nuvem, muito menos no céu, e sim nos fios sob os nosos pés.

 #3. Entusiasmo não é tudo.

Alguns dos participantes do TED estão muito ansiosos e enérgicos no momento de passar pra frente o seu conhecimento e experiências. Porém, poucos minutos após ele sair do palco é possível se esquecer de tudo que ele disse.

A informação realmente importa e educa as pessoas, mas é a forma com que ela é entregue que faz com que um determinado estilo fique marcado. O resto é apenas um punhado de informações que vamos acabar esquecendo cedo ou tarde. Mais cedo do que tarde.

Tenha em mente essa regra universal básica.

Quando estamos trabalhando em apresentações corporativas, as mesmas regras se aplicam. Histórias – as estórias certas – tomam os fatos fora do abstrato e os tornam atraentes e memoráveis.

Imagens, só funcionam quando elas realmente dizem alguma coisa. Quando realmente 1 imagem vale mais do que 1000 palavras.

E, entusiasmo infinito vai evaporar mais rápido do que perfume barato se você não souber utilizar o timing para fazer com que a sua audiência se interesse por você e pelo que você está dizendo.

Acertar o tom não tem nada a ver com um show pirotécnico, mas em saber conduzir através dos recursos, o seu conhecimento para que o seu público tenha interesse profundo por aquilo que você está falando.

Mesmo as maiores apresentações, no fundo são grandes conversas…

___

Este texto foi inspirado pelo original, “3 Characteristics of Amazing Presentations“, da revista Inc.

Anúncios

Um pensamento sobre “3 Características das Apresentações Surpreendentes

  1. Concordo.

    E como você disse, as histórias reais são as memoráveis, principalmente se for possível fazer o ouvinte se identificar com essas histórias e fatos.

    Uso muito disso nas minhas apresentações de branding, onde exploro com fatos reais as soluções técnicas e o impacto na vida dos consumidores e da própria empresa.

    Como diz, minha mãe: “é batata!”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s