3 erros comuns na hora de dar nome ao seu negócio

Quais são os requisitos para um grande nome? Não existe nenhuma receita para isso, mas aqui estão os maiores erros.

Escolher direito o nome comercial da sua empresa é um importante passo para a criação de uma empresa de sucesso, mas nem todo mundo acerta na primeira tentativa.

Muitas vezes as pessoas escolhem nomes que são muito prolixos e não tem nenhum apelo cativante.

Você quer um nome que chame atenção do consumidor, mas não tente despejar muita informação, é o que pensa Eli Altman diretor de estratégia na A Hundred Monkeys, uma empresa de São Francisco de branding e naming.

Uma boa maneira de pensar sobre um nome é que ele é o início de uma conversa, e não o encapsulamento completo daquilo que o seu negócio representa.

Quando se percebe que o nome da sua empresa tem problemas, muitos empresários optam por uma mudança e descobrem que isso vale a pena, apesar das dores de cabeça e gastos iniciais.

Aqui vão 3 empresários que mudaram os nomes das suas empresas – e as lições que podemos tirar disso tudo.

O nome quando mal escolhido pode trazer sérias consequências ao negócio.

O nome quando mal escolhido pode trazer sérias consequências ao negócio.

O caso Franktuary

Tim Tobitsch tinha um restaurante gourmet de hot-dogs que começou na parte de trás de uma catedral histórica e, se chamava Hot Dogma em 2004.

Mas, 3 anos depois recebeu uma carta de um vendedor de hot-dog que tinha o nome semelhante em outro estado, pedindo para que ele parasse de usar esse nome.

Para evitar grandes despesas legais, o restaurante optou por passar por uma mudança de nome e se transformou em Franktuary, uma brincadeira que tem a ver com salsichas e santuário.

Em um acordo fora dos tribunais, o outro restaurante concordou em pagar o custo das mudanças feitas por Tim.

Enquanto Tim teve a sorte de evitar maiores despesas, ele afirma que o problema com o nome tirou o foco da operação dos negócios. Mas, agora que o problema foi solucionado ele abriu outra loja e comprou um trailer.

Segundo ele, o negócio tem crescido de forma constante e ele acredita que a mudança de nome tenha tido um papel nisso tudo.

É uma boa ideia pesquisar o nome antes de usá-lo. Foi isso que Tobitsch fez antes de trocar o nome do seu restaurante. Se um nome está sendo usado por uma série de outras empresas, há menos probabilidade de alguém revindicá-lo como seu.

Mas, se há apenas algumas pessoas usando uma marca, elas vão querer defende-la.

O caso Eos Sleep

Quando David Volpi de 56 anos estava pronto para expandir o seu negócio além de Manhattan, ele percebeu que o nome original Manhattan Snoring and Sleep Center não faria sentido em outras cidades.

Além disso ele percebeu também que este nome não tinha nada de diferente de outros nomes. Em 2011 Volpi contratou uma empresa de naming que passou 2 meses encontrando nomes relacionados ao sono que ainda não tinham sido utilizados.

Eventualmente foi recomendado o nome Eos Sleep, que é o nome da deusa grega do amanhecer. Volpi estima que o custo total da mudança foi de cerca de 200 mil dólares, o que inclui o pagamento da empresa de branding, renomear seus locais existentes e a criação de novo site e folhetos.

Passado 1 ano ele está feliz com a mudança e acredita que o nome distintivo ajudou a desenhar novos clientes para compensar as despesas do rebranding.

Alguns empreendedores acabam fazendo confusão com o nome do seu negócio porque querem ser muito detalhistas com o nome para que as pessoas possam entender o que é.

Mas, para o crescimento e expansão do negócio, muitas vezes isso não funciona a seu favor. Para isso é preciso mudar para algo mais evocativo que lembre uma boa história.

Se você vai mudar o nome do seu negócio, é melhor fazer isso o quanto antes.

Se você vai mudar o nome do seu negócio, é melhor fazer isso o quanto antes.

O caso Retrofit

Poucos meses depois de Jeff Hyman ter lançado um programa de perda de peso virtual para profissionais de negócios em 2011, o Strongsuit, ele percebeu que os clientes potenciais estavam tendo dificuldades em encontrar o seu site.

Algumas pessoas pensavam que o nome original significava uma marca de moda masculina, ao invés do serviço de fitness oferecido por Jeff.

Ficou claro, para Jeff, mesmo depois de alguns meses que as pessoas estavam confusas e que não entendiam como o nome estava ligado ao negócio.

Ele estima que gastou aproximadamente 25 mil dólares para contratar a empresa para fazer o rebranding do seu negócio para Retrofit, uma referência para a adaptação do seu corpo.

Se você vai alterar o nome do seu negócio, é melhor você fazer isso o quanto antes.

A empresa testou o novo nome com cerca de 50 consumidores e recebeu feedback positivo. Após a mudança, as vendas aumentaram e o tráfego do site cresceu.

Evite nomes que não estejam claramente relacionados ao seu negócio. Eles são suscetíveis de causar confusão entre os consumidores e, provavelmente não vai aparecer nas pesquisas de internet para o seu tipo de produto ou serviço.

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Este artigo foi adaptado do original, “3 Common Mistakes to Avoid When Naming Your Business” da revista Entrepreneur.

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