Você sabe quais são as principais características dos empreendedores de verdade?

O fato de você se vestir como o seu ídolo dos negócios não faz que você seja ele.

Um venture capitalist uma vez disse que existem empreendedores e Empreendedores.

Não entendo muito bem o que isso quer dizer no âmago da questão, mas vou dizer o que penso sobre isso tudo: o termo empreendedor é a nova moda. Todo mundo é empreendedor.

Provavelmente isso não seja nenhuma surpresa para você. Provavelmente estamos diante da era do “empreendedor”, com aspas mesmo. Praticamente todo mundo tem uma marca, um blog, uma ideia.

Todo mundo é – ou quer ser – o CEO de alguma coisa. E ainda assim, são poucas as pessoas que incorporam em si o verdadeiro significado da palavra empreendedor.

Então, o que isso significa?

Para mim, significa assumir riscos pessoais significativos na formação e gestão da empresa.

E, desses empreendedores reais, poucos conseguem criar uma empresa rentável, em crescimento, que oferece produtos únicos, emprego significativo e dê valor para os acionistas.

O que torna esse empreendedor único? O que os diferencia do todo? Essa é uma pergunta muito difícil, mas a resposta pode surpreendê-lo.

#1. Eles desafiam a regra geral do empreendedor.

Você realmente precisa conhecer essas pessoas, trabalhar com elas durante anos, talvez até estar um pouco dentro de suas cabeças um pouco para entender o que está realmente em jogo.

Essas pessoas não se enquadram em nada. Eles são cada um de um tipo. Eles não tentam ser únicos, eles simplesmente são. E, além de tudo eles não tentam ser como os outros.

Empreendedores não se encaixam em consenso nem em regras gerais.

Empreendedores não se encaixam em consenso nem em regras gerais.

#2. Dinheiro significa pouco para eles.

Pode até soar meio irônico dizer que o dinheiro não é importante para os empreendedores de coração.

Afinal, os realmente bem sucedidos acabam tendo um monte dele. Mas, para eles, o dinheiro é apenas um meio para um fim. E uma vez que o dinheiro não é uma distração ou uma tentação, eles podem realmente se concentrarem no que importa: fazer aquilo que os move, pelo que eles são apaixonados.

Desafie-se provando que a sua ideia pode ser feita, e ser realidade. A construção de uma empresa e a riqueza são itens secundários.

#3. Eles estão em uma missão de Deus.

Não, eles não são deuses, realmente. Mas, quando eles falam sobre a sua visão ou ideia, você poderia jurar que eles foram possuídos por uma espécie de demônio que, em vez de incitar o caos e a confusão, inspira inovação e criação.

Há definitivamente um aspecto de fantasia em suas ideias. Isso pode ser porque eles realmente pensam que são especiais ou pela necessidade de provar alguma coisa.

#4. Eles não correm riscos por esporte.

Assim como eles não estão nessa brincadeira apenas para ganhar dinheiro, empreendedores de verdade não costumam se expor ao risco também.

Eles só não deixam que nada fique no caminho daquilo que eles estão impulsionados a fazer. Eles vão perseguir o que querem, estejam no céu ou inferno.

#5. Eles NÃO nasceram assim.

A maioria dos empreendedores de sucesso que conheço começaram com nada, ou pelo menos com algo modesto. Alguns tinham pais que fizeram seus negócios, mas a maioria não.

Eles geralmente tinham mentores ou pessoas que os inspiraram a confiar em sua intuição e em si mesmos. Isso é um ingrediente chave na elaboração de um empreendedor: a motivação para ir em frente apesar das probabilidades e da sabedoria convencional.

Ao contrário do que muitos pensam: empreendedores não nascem empreendedores.

Ao contrário do que muitos pensam: empreendedores não nascem empreendedores.

#6. Eles NÃO são líderes icônicos.

Nossa sociedade adora criar heróis. E os colocam nos maiores pedestais possíveis. Mas a experiência diz que o empreendedor como líder icônico é um mito.

Empreendedores de sucesso geralmente têm parceiros. Bill Gates teve Paul Allen e Steve Ballmer. Steve Jobs tinha Steve Wozniak. Larry Page tinha Sergey Brin.

Além disso, os empreendedores são muitas vezes melhor em fundar e criar do que na execução e manutenção das ideias e das empresas.

#7. Eles NÃO são muito pacientes.

Quem disse que paciência era uma virtude definitivamente não era um empreendedor, ou nada sabia a respeito. Os empreendedores bem sucedidos geralmente não ligam muito para a convenção social.

Eles têm pouca paciência para isso. Eles não querem saber como as coisas são feitas, ou devem ser feitas. Eles fazem as coisas à sua maneira.

Mas aqui há um detalhe muito importante: enquanto eles vão lutar com unhas e dentes por algo importante, tão logo eles percebam que estão errados, eles vão mudar de direção em um piscar de olhos.

Resumindo…

Se você quer se tornar um empreendedor apenas para encher a boca e dizer que é empreendedor, provavelmente não vai funcionar.

Agora, se por outro lado, você está dirigindo para realizar algo fresco e original, sem uma rede de segurança, então eu acho que você deveria continuar.

___

Este artigo foi adaptado do original, “7 Things That Set Real Entrepreneurs Apart”, da Inc.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Você sabe quais são as principais características dos empreendedores de verdade?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s