Os 7 Fundamentos da Estratégia de Vendas.

1. Formação da equipe. Contratar e demitir custa muito caro. Para reter talentos, é preciso fazer uma boa seleção de pessoal e treinar a equipe desde o início. Não se pode investir pouco em treinamento e limitar o prestígio dado ao vendedor, pois ele é a linha de frente e cuida do bem mais valioso da empresa: o cliente.

2. Metas e objetivos. Uma equipe vencedora compra a ideia de seu líder quanto à obtenção de metas. Mas quando ele as define sem envolver a equipe e não sabe vender a ideia de que é possível conquistar os números previstos, normalmente os vendedores sabotam a estratégia. Para mudar isso, é preciso apresentar fatos, históricos de vendas, planos de ação e trabalhar com todos.

3. Técnicas de venda. O mercado demanda vendas consultivas, e as técnicas de venda têm de ser mais voltadas ao relacionamento com o cliente. Um tirador de pedidos não sobrevive no mercado em que há clientes mais exigentes e que querem ser percebidos, bem tratados e ter seus desejos atendidos. O líder precisa ensinar sua equipe a vender, entender e atender eficazmente os clientes.

4. Atitudes e habilidades. Conhecimento técnico não basta, portanto, ensinar detalhes do produto ou serviço é importante se houver, sobretudo, gente automotivada, que demonstre preparo, boa comunicação, talento para tratar as objeções dos clientes, etc. Um vendedor com ótimo conhecimento de produto, mas que não tem carisma, bom relacionamento e iniciativa não vende.

5. Motivação. Positivismo, entusiasmo, vontade de vencer perante negativas e barreiras. Esse clima favorável ao sucesso começa pelo líder da equipe. Para tanto, o gerente de vendas deve conhecer o ritmo de cada vendedor e aquilo que o motiva, seu combustível e causas que o levam a agir. Nada motiva mais uma equipe que desafios, responsabilidades e ver seu “chefe” trabalhando junto dela.

6. Gerenciamento. É preciso medir desempenho individual e coletivo tendo controles efetivos que permitam corrigir desvios ao longo de um período, mês ou trimestre. Se o líder não aplica ferramentas de gestão, como: mapas de oportunidades, pipeline ou funil de vendas, previsões por período e controles de agenda e produtividade, ele fica refém de falsas expectativas vindas de seus vendedores.

7. Resultado. Não adianta lamentar no fim do mês o resultado perdido. É preciso monitorar durante o “tempo de jogo” e corrigir na hora do intervalo (de uma semana para outra) aquilo que estiver saindo do planejado. Para tanto, medir avanços, acertar desvios e definir novos meios será o feito mais importante do estrategista em vendas. Um líder completo precisa ter indicadores em mãos, uma equipe engajada, com atitude certa e foco no resultado, dia a dia, semana a semana, continuamente.

 

 

 

 

41 pensamentos sobre “Os 7 Fundamentos da Estratégia de Vendas.

  1. Ola sou vendedora e gostaria de saber estrategia de vendas coisas importantes para eu me tornar um profissional de sucesso.

  2. Gostei muito e realmente a equipe nada mais é que o espelho do seu lider , um bom lider deve sim motiver e mostrar que devemos acreditar… muito bom PARABÉNS !!!

  3. Sou Proprietário de uma revenda de veículos usados e semi novos e também veículos zero por pedido, tenho um vendedor carismático e sabe tratar com o cliente,as atualmente a concorrência está muito forte em termos de quantidade de oferta. Estou a 4 anos no mercado e recém estou fazendo nome . Gostaria de montar uma estratégica de vendas com meu único vendedor como faço?

  4. GOSTARIA DE RECEBER INFORMAÇÕES POIS VENDO CERAMICAS PRODUTO DIFERENTE E PRECISO SEMPRE DE NOVIDADES, DE PREFERENCIA DICAS COMO FECHAR GRANDES VENDAS.

  5. Ola boa tarde amigo , comando uma equipe pequena de venedores , estou procurando a cada dia melhorar nossas vendas ,gostaria de parabenizalo pelas dicas e tambem deixar outra leiam o livro O SENHOR DA GUERRA fala de um general chines que +ou – 3000 ac usou taticas estrategias que ate hoje sao ultilizadas inclusive em estrategias de negocios ok vale apena conferir ,gostaria de receber mais informaçoes sobre o assunto pelo email :paulovinil2009@hotmail.com

  6. Bom dia Amigo! Sua dicas estão de parabens! pois trabalho de representante numa multinacional e queria algumas idéias de como aumentar minhas vendas pois no relacionamento ja n to conseguindo bater minhas metas, obrigado!

  7. TODOS aqui buscam o mesmo reslutado o sucessos em vendas.
    E sou lider de equipe, preciso contatos com outras lideranças isto e bom, trocarmos ideias e tambem fundamental.
    Já ao site muito bom, quero mais contato e aprender cada vez mais, devido este mercado mudar as atitudes de comportamento a cada dia e o pior e da equipe que lideramos e clientes.

  8. trabalho de vendedor de telefonia, mais sou novato alguem com esperiencia pode me dar algumas dicas de como me sobresair nas vendas? meu email é rafael@o2 celular.com.br desde já meu muito obrigado!

  9. Pingback: 50 Dicas Para vender mais, Parte 6. | Marketing & Vendas, Empreendedorismo e Inovação – Think|Outside

  10. boa tarde, amigo, sou representante de vendas de uma tv por assinatura e estou passando por um serio problema em conseguir montar uma boa equipe por favor me de algumas dicas para que eu possa ter sucesso nas vendas..

  11. Pingback: Os 7 Fundamentos da Estratégia de Vendas «

  12. gostaria de ter sempre essas ideias de vendas, como já trabalho nessa aria e melhor sempre,pq mim ajuda muito no meu desepenho e para mim desenvolver melhor minhas abilidades!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  13. ola bom dia. Eu estava analisando ,as perguntas e respostas de internautas em uma rede social e acabei vendo que todos procura uma porta pra alcançar o sucesso ,os resultados vem com o tempo, tem pessoas que não estão pre paradas pra ser vendedoras e nem representantes, e preciso fazer algumas coisa pra todo na sua vida ter sucesso eu ,tenho o resultado e sou criador de redes de pessoas que não tinha nada, e hoje gracas as vendas são diamantes ,rubis e ouro em venda gracas as minhas técnicas e parcerias com eles mesmos ,interessados mande Email .sudoestearcondicionado@yahoo.com.br ou fones .77 99755195 vivo 77 88116293 OI 7781242673 CLARO 77 91027988 ate mais ver
    sou DIAMANTE NA EMPRESA QUE TRABALHO …..

  14. ola gente abandonei a minha empresa que trabalha no mercado conversacional pra tenta a sorte numa empresa de venda hoje aconselho o mundo tudo a entra nela e dou garantias pela a empresa sou graduada em BRONZE E MEU esposo PRATA acredite e real .. quando for cadastra cadastre no ID. 241318 .OU 233742 FONE 77 99644974 VIVO
    EMPRESA http://www.upessencia.com.br . ( procure no you tube ismar gomis )

  15. Gostaria de receber mensagens via email vcs são de mais tem boas dicas para um sucesso nas vendas nos dias de hoje,mesmo por que o mercado de trabalho aumentor e todo dia temos que nos reciclar a cada dia,
    Gostei muito !!!!

  16. BOM DIA!!!1 MUITO IMPORTANTE AS SUAS DICAS,EU ESTOU ENTRANDO NO RAMO IMOBILIÁRIO, COMO CORRETOR, COMO VOCÊ VE UM CORRETOR DE SUCESSO NESTE RAMO. UM BOM DIA.

  17. Ola atua no recursos humanos da empresa que trabalho, gostaria de receber mais informativos de estratégias de vendas e ritmo de vendas.

  18. Olá,sou vendedora de iogurte,gostaria de receber informações de vendas ou de como devo me impor com meus clientes,obrigada.

  19. Pingback: 100 Brilhantes Dicas de Marketing Para Vender Artesanato. | OFICINA DO ARTESANATO.

Deixe um comentário